CLS com visual mais desportivo
O CLS chegará à linha de produção em abril de 2021 com um design aprimorado. A dianteira em particular, com novas grades do radiador e para-choques, expressa o dinamismo do coupé de quatro portas com ainda mais força. Ao mesmo tempo, o interior foi atualizado com combinações adicionais de couro e acabamentos, bem como uma nova geração de volante. Um diesel de última geração com gerador de partida integrado amplia a gama de modelos. Um modelo especial estritamente limitado do Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC + é a versão de entrada desportiva exclusiva. O CLS modernizado comemora a sua estreia mundial em abril, e os primeiros modelos chegam aos concessionários europeus em julho. Graças a uma atualização completa no verão passado nos sistemas de assistência à condução, no sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e no ENERGIZING Comfort, o CLS já se encontra tecnologicamente avançado.
Como coupé, o CLS, juntamente com todos os roadsters e cabriolets, pertence à categoria dos dream cars da Mercedes-Benz. Até ao momento, mais de quatro milhões de exemplares foram vendidos para clientes em todo o mundo, incluindo mais de 450.000 modelos CLS desde o lançamento da primeira geração em 2004. A China foi o maior mercado de vendas para o CLS Coupé em 2020, seguida pela Coreia do Sul, EUA e Alemanha. O motivo mais citado pelos clientes para a compra do CLS é o seu design: O desportivo é o verdadeiro luxo para este segmento de clientes.
O CLS está equipado com a linha AMG Exterior, o que mostra claramente o seu caráter desportivo, que inclui uma dianteira específica AMG com asa A em preto, um divisor dianteiro em cromo prateado e desportivo e entradas de ar distintas com barras verticais. Em combinação com a linha AMG Exterior, duas novas cores podem ser selecionadas para a jante de liga leve de alto brilho AMG de 20 polegadas com aparência bicolor.
Todos os modelos recebem uma nova grelha do radiador. As características especiais desta grelha são o padrão Mercedes-Benz (um padrão de estrela tridimensional com superfícies cromadas), uma grelha em preto brilhante com incrustações cromadas e a Estrela Mercedes-Benz integrada. Uma das novas cores do CLS é azul metalizado spectral.
Além do exterior mais distinto, o interior também foi aprimorado. Estão disponíveis dois novos acabamentos, incluindo para a consola central.
Como parte da atualização, o CLS recebe um volante multifuncional redesenhado. Com o Pack de Assistência à Condução Plus (extra opcional), o condutor é assistido pelo DISTRONIC PLUS e DISTRONIC PLUS com assistente de direção. O volante deteta as mãos do condutor, existindo um sensor de duas zonas no aro do volante. Nenhum movimento de direção é agora necessário para informar os sistemas de assistência que o condutor está no controlo, o que facilita a condução em modo semiautomático.
Aprimorado em muitos detalhes: Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC +
A Mercedes-AMG atualizou o modelo desportivo da série com vários destaques visuais e pacotes de equipamentos atraentes. As inovações padrão no CLS 53 4MATIC + incluem a frente redesenhada com o para-choque AMG desportivo em forma de asa A, bem como a grelha exclusiva AMG com barras verticais. Os contornos das armações do para-brisas são em alumínio polido ou, em combinação com o Pack Night, em preto brilhante. Os retrovisores externos são pintados na cor do veículo. Os condutores da Mercedes-AMG também têm acesso ao volante de última geração, aqui com acabamento em couro napa e com os familiares botões AMG no volante com visor.
Em termos de opcionais, dois novos packs permitem que o coupé seja ainda mais desportivo: o Pack Night II AMG, disponível em combinação com o Pack Night AMG, inclui a grelha do radiador, Estrela Mercedes atrás e tipografia em cromado escurecido.
O pack AMG DYNAMIC PLUS aprimora a dinâmica em vários aspetos. As pinças de freio pintadas de vermelho com letras AMG pretas adicionam um destaque visual ao exterior. O desempenho de ajuste na pista de corrida com ênfase desportivo pode ser experimentado no modo de condução adicional “RACE” com o modo Drift.
O CLS 53 4MATIC + combina uma potência de 320 kW (435 cv) com um estilo desportivo e alta eficiência. O gerador de partida integrado fornece brevemente 16 kW adicionais de potência e 250 Nm de binário, com um motor elétrico integrado entre o motor e a transmissão. Este, assim como o turbo alimentador inteligente com compressor auxiliar elétrico (eZV) e turbo alimentador de gases de escape, perseguem o mesmo objetivo: oferecer o desempenho e a dinâmica de condução característicos da AMG, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível e as emissões. A transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G extremamente rápida, a tração integral AMG Performance 4MATIC + totalmente variável e a suspensão AMG RIDE CONTROL + também contribuem para a experiência de condução mais dinâmica.
O modelo de edição limitada da Mercedes-AMG
Estão planeadas apenas 300 unidades da nova Edição Limitada. As jantes de liga leve AMG de 5 raios duplos de 20 polegadas, pintadas em preto e com um rebordo de alto brilho, são de série, assim como o Pack AMG Night e o Pack AMG Night II. No pilar B, este CLS possui vidro isolante térmico e escurecido.
O pack AMG DYNAMIC PLUS também vem de série com este modelo de edição limitada. Quando as portas dianteiras são abertas, a tecnologia LED é usada para projetar o emblema AMG no chão ao lado do veículo numa aparência 3D.
A motorização do CLS: potente e eficiente
Além dos modelos familiares a gasolina, o CLS 300 d 4MATIC lançado em janeiro de 2021 apresenta uma potência híbrida. O seu motor diesel de quatro cilindros (OM 654 M) tem um gerador de partida de segunda geração integrado e sistema elétrico de 48 volts. A saída é de 195 kW mais 15 kW de reforço elétrico. A eletrificação também permite o uso de um compressor elétrico de refrigerante para o sistema de ar condicionado.
Resumo modelos diesel:
CLS 220 d | CLS 300 d 4MATIC | CLS 400 d 4MATIC | ||
Motor | Model series | OM 654 | OM 654 M | OM 656 |
Cilindros | in-line/4 | in-line/4 | in-line/6 | |
Cilindrada | cc | 1950 | 1993 | 2925 |
Potência | kW/cv | 143/194 | 195/265 | 243/330 |
e | rpm | 3800 | 4200 | 3600-4200 |
Potência adicional do ISG | kW/cv | – | 15/20 | – |
Binário máximo | Nm | 400 | 550 | 700 |
e | rpm | 1600-2800 | 1800-2200 | 1200-3200 |
Binário adicional ISG | – | 200 | – | |
Consumo combinado WLTP | l/100 km | 6,4-5,5 | 6,6-5,8 | 7,4-6,7 |
Emissões combinadas CO2 WLTP | g/km | 167-143 | 172-153 | 194-175 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 7.5 | 6.4 | 5.2 |
Velocidade máxima (limitada eletronicamente) | km/h | 237 | 250 | 250 |
Resumo modelos gasolina:
CLS 450 4MATIC | CLS 53 4MATIC+ | ||
Motor | M 256 | M 256 | |
Cilindros | in-line/6 | in-line/6 | |
Cilindrada | cc | 2999 | 2999 |
Potência | kW/cv | 270/367 | 320/435 |
e | rpm | 5500-6100 | 5500-6100 |
Potência adicional do ISG | kW/cv | 16/22 | 16/22 |
Binário máximo | Nm | 500 | 520 |
e | rpm | 1600-4000 | 1800-5800 |
Binário adicional ISG | 250 | 250 | |
Consumo combinado WLTP | l/100 km | 9,2-8,3 | 9,6-9,2 |
Emissões combinadas CO2 WLTP | g/km | 209-189 | 219-209 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 4.8 | 4.5 |
Velocidade máxima (limitada eletronicamente) | km/h | 250 | 250 |
O que aconteceu até agora: ampla atualização de tecnologia no verão de 2020
A atualização do CLS no verão de 2020 concentrou-se na atualização dos sistemas de assistência à condução para fornecer suporte cooperativo para o condutor, o que resultou num alto nível de segurança ativa.
O CLS possui Active Brake Assist de série, o que pode prevenir uma colisão ou reduzir a sua gravidade em muitas situações com travagem automática. O sistema também é capaz de travar em caso de existência de veículos parados e e até mesmo evitar colisões, dependendo da situação.
Assistente de limite de velocidade ativo
Uma série de outras funções de condução podem ser adicionadas opcionalmente ao pack de assistência à condução. Isso inclui o Assistente de Limite de Velocidade Ativo, que reage às mudanças de limite de velocidade usando dados do mapa, bem como o Assistente de Sinal de Trânsito. Se o condutor ligar o Assistente de distância ativa DISTRONIC com adaptação de velocidade baseada na distância, o CLS pode até responder aos dados de Live Traffic Information.
Assistente Ativo Stop-and-Go
Com o Pack Assistência à Condução Plus, o Assitente Ativo Stop-and-Go pode assumir a tarefa de manter a distância de segurança numa velocidade até 60 km/h, em especial em situações de engarrafamentos em autoestradas quando são detetadas marcações de faixa. O veículo pode reiniciar automaticamente até um minuto após parar. O Assistente de Direção Ativo pode apoiar o condutor em estradas com várias pistas com a função de corredor de emergência.
Estacionamento automático e saída de um lugar de estacionamento
O Active Parking Assist com PARKTRONIC e câmara 360 ° torna possível entrar e sair do estacionamento automaticamente. O sistema facilita a procura e seleção de um lugar de estacionamento, bem como a entrada e saída (se o veículo foi estacionado automaticamente) de lugares de estacionamento paralelos ou garagens. A câmara 360 ° transmite uma imagem ainda mais realista para o display de media, que inclui uma visão lateral expandida. Ao sair de um lugar de estacionamento, o sistema é capaz de alertar sobre o trânsito que passa atrás do veículo e pode travar em caso de dúvida.
MBUX (Mercedes-Benz User Experience)
O sistema MBUX também foi significativamente atualizado no CLS em 2020. De série, o CLS tem dois ecrãs de 12,3 polegadas / 31,2 cm. O opcional MBUX Interior Assist também permite a operação intuitiva de diferentes funções de conforto e MBUX por reconhecimento de movimento.
Exclusivo do MBUX é a sua capacidade de aprender graças à inteligência artificial. Com funções preditivas, o MBUX antecipa o que o utilizador gostaria de obter em seguida. Por exemplo, quem costuma telefonar para uma determinada pessoa às terças-feiras durante a viagem de regresso a casa receberá o seu número de telefone como sugestão no ecrã neste dia da semana.
ENERGIZING COMFORT
O ENERGIZING COMFORT conecta vários sistemas de conforto no veículo e usa ambientes de iluminação e música, bem como vários programas de massagem para uma ampla variedade de programas de bem-estar. No verão de 2020, o ENERGIZING COACH foi instalado no CLS. Esta função tem por base um algoritmo inteligente e recomenda um programa dependendo da situação e do indivíduo em questão. Se um wearable Garmin® for integrado, dados pessoais, como nível de stress ou qualidade do sono, otimizam a precisão da recomendação. O objetivo é garantir que o condutor se sinta bem e relaxado, mesmo durante viagens exigentes ou monótonas.
Sem comentários