Noticias

BMW “diz adeus” aos motores Quad-Turbo e V12!

A BMW revelou que os motores quad-turbo a diesel e os motores V12 serão “extintos”, mas a marca afirma que não irá abandonar os motores térmicos durante algumas décadas.

Durante uma entrevista à imprensa internacional, o responsável de pesquisa e desenvolvimento da BMW, Klaus Froehlich, revelou que o diesel quad-turbo, utilizado em modelos como o BMW 750d e o BMW M550d, será retirado do mercado, assim como o diesel de três cilindros e 1.5 litros utilizado pelo Mini Cooper D e outros.

“Nos diesel, a produção do motor de entrada de gama 1.5 Litros de 3 cilindros vai acabar e o motor de 6 cilindros com 400cv também não terá um sucessor, porque é caro e complicado construir motores com quatro turbos” afirmou Klaus Froehlich.

Já o motor V12 também está a chegar ao fim da sua vida.

“O motor V12 pode não ter futuro, uma vez que produzimos poucas unidades por ano e gastamos milhares de euros, que são necessários para os tornar compatíveis com as regras mais exigentes de emissões”, disse Klaus Froehlich.

Embora os “petrolhead” fiquem algo aborrecidos, esta é uma decisão espectável, uma vez que as normas de emissões de gases poluentes são cada vez mais exigentes. No entanto, a marca bávara vai manter o V12 no mercado, pelo menos até 2023, quando se prevê a substituição do actual BMW M760Li. Klaus Froehlich acrescentou que também é difícil criar um forte argumento comercial para a marca manter o seu motor V8 Twin-Turbo.

“Quando se trata de um V8, já é difícil criar um volume de negócios suficientemente forte para o manter. Além disso, temos uma unidade de 6 cilindros plug-in de alta potência com 600cv e binário suficiente para partir muitas transmissões.”

Apesar de todas estas declarações, a BMW não pretende abandonar os motores térmicos. “Os nossos diesel de quatro e seis cilindros vão estar presentes por mais 20 anos e os nossos motores a gasolina por pelo menos 30 anos”, disse Klaus Froechlich.

Artigo anterior

Artega lança isetta totalmente eléctrico já este verão!

Artigo seguinte

FIAT 500 e Panda recebem um "boost" com motor Mild-Hybrid!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.