Noticias

FIAT 500 e Panda recebem um “boost” com motor Mild-Hybrid!

A FIAT lançou novas versões Mild-Hybrid do FIAT 500 e FIAT Panda, que usam um novo motor de 3 cilindros electrificado, que pode diminuir as emissões de CO2 até 30%.

O novo motor 1.0 Litros faz parte da família Firefly e substitui o motor 1.2 Litros de 4 cilindros. Este motor tem um gerador de arranque de 12 volts, que é acionado por uma correia e uma bateria de iões de lítio com 11 amperes. Este motor debita 70cv e 92 Nm de binário.

A FIAT afirma que o novo motor com assistência eléctrica é capaz de se desligar e deixar de consumir gasolina a velocidades abaixo de 30 km/h, quando o condutor coloca a alavanca das velocidades em “ponto-morto”. Enquanto “desliza”, a bateria de lítio fornece energia a todos os componentes.

O sistema recupera energia durante a travagem e desaceleração, armazena essa energia e utiliza-a para arrancar e ajudar na aceleração.

O novo motor eletrificado também estreia a nova caixa manual de seis velocidades da FIAT, que ajuda a melhorar a economia de combustível na condução fora da cidade. Esta caixa não permite apenas a melhoria dos consumos, como também permite uma melhoria do comportamento em estrada, devido ao facto de estar situada 45mm mais abaixo da caixa anterior.

Os novos FIAT 500 e FIAT Panda Hybrid serão distinguidos pelo emblema especial ‘Hybrid’, numa cor exterior exclusiva ‘Dewdrop Green’ e outras características específicas dos modelos. A FIAT também vai lançar versões de lançamento para ambos os modelos, estas terão estofos em tecido especial que utilizam material reciclado.

A FIAT vai lançar o novo FIAT 500 Hybrid em Fevereiro, com a chegada prevista do Panda para Março. Estes modelos são o ponto de partida para uma electrificação da marca italiana. É ainda este ano que se estreia a próxima geração 500, que chega ao mercado “em modo” totalmente eléctrico e será fabricado em Turim.

Artigo anterior

BMW "diz adeus" aos motores Quad-Turbo e V12!

Artigo seguinte

Audi Q9 chega este ano!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.