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Alfa Romeo Giulia 2.2 JTDM AT8 180cv: A mecânica da emoção!

Já estivemos ao volante do Alfa Romeo Giulia 2.2 JTDM de 180cv com caixa manual. Chegou a vez de testarmos o mesmo motor, com a nova caixa automática de dupla embraiagem com 8 velocidades. A diferença é do dia para a noite e o que era bom torna-se ainda melhor!

O Alfa Romeo Giulia dispensa apresentações, uma beleza sem igual, num automóvel digno de um quadro de Picasso. As jantes de 19 polegadas são mais do que umas simples jantes, são uma autêntica obra de arte!

“A magnifica Giulia” é dotada de pormenores minuciosos, que despertam nos verdadeiros amantes de automóveis uma emoção que se sente à flor da pele. E até aqueles que insistem no preconceito, não conseguem deixar de deitar o olho a uma beleza à qual ninguém fica indiferente. Mesmo aqueles que acham ser proprietários das maiores máquinas do mundo com a melhor técnologia alemã. Tecnologia conservadora, sem qualquer tipo de emoção ou piada… Não deixam de contemplar tamanha beleza divina!

O Alfa Romeo Giulia apareceu para estremecer os mercados, intimidar os alemães, e fazer com que a Angela Merkel não se esqueça que a Alfa Romeo tem pedigree e melhor do que ninguém sabe como conceber automóveis de excelência!

Ao nível do interior os materiais são agradáveis, contam com uma construção de qualidade e conseguimos bastante espaço e conforto. O design italiano está presente, é bastante simples, funcional e extremamente bonito. A bagageira conta com 480 Litros de capacidade.

O sistema de navegação e multimédia da Alfa Romeo podia ser mais intuitivo, conta com boa imagem, um sistema de som Harman Kardon e aparece num ecrã de 8 polegadas. O restante interior conta com um funcionamento bastante simples, sem botões em demasia.

O Giulia veio para o renascer da verdadeira Alfa Romeo. Uma marca com uma história fenomenal, que foi a casa de Enzo Ferrari e que conta com alguns dos melhores desportivos de todos os tempos.

O Alfa Romeo Giulia faz-nos relembrar esses tempos áureos da marca italiana. O automóvel que ensaiamos contava com o motor 2.2 JTDM de 180cv com 450Nm de binário, nesta caixa com 8 velocidades. O motor encontra-se sempre bastante disponivel e com força tanto nos baixos como nos médios regimes.

Esta receita proporciona ao Giulia uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 6,8 segundos e uma velocidade máxima de 230km/h. Em termos de consumos de combustível, o Alfa Romeo Giulia não sai privilegiado com esta caixa automática de 8 velocidades. Apesar da eficácia da mesma podemos contar com consumos mais próximos dos 7 Litros a cada 100km.

O comportamento é extremamente dinâmico, o chassi é formidável, a direcção é do mais preciso que já experimentámos, a posição de condução é agradável e os assentos tem bom apoio lombar. O volante desportivo tem o botão de ignição inserido, como acontece nos modelos da Ferrari. Por fim contamos com uma caixa de velocidades que é a autêntica cereja no topo do bolo.

Esta caixa automática de 8 velocidades conta com uma resposta bastante rápida, obediente e precisa. O que nos aumenta o prazer de condução e nos dá a sensação de estarmos ao volante de um automóvel puramente desportivo. Até as patilhas da caixa de velocidades são fixas e de tamanho generoso, o que é invulgar e nos aproxima dos automóveis de competição.

Através do DNA podemos adaptar o Alfa Romeo Giulia à condução que pretendemos através dos 3 modos disponíveis: Dynamic, Normal e All-Weather.

No modo All-Weather contamos com os sistemas de ajuda à condução em modo de “alerta” de forma a consiguir-mos circular com maior segurança num piso mais escorregadio. Também o acelerador fica mais lento para evitar reacções bruscas. No modo “Dynamic” extraímos o melhor do que o Giulia tem para oferecer, coloca a direcção mais comunicativa e com um melhor feedback, o acelerador por sua vez torna-se mais sensível e a caixa torna-se mais rápida. No modo “normal” o automóvel reúne as condições ideais para uma utilização quotidiana, a potência está ao serviço do pé direito de uma forma menos brusca que no modo sport e a direcção apesar de comunicativa não se sente tão firme.

Com as jantes de 19 polegadas o conforto é ligeiramente menor, mas o comportamento em curva consegue ser ainda melhor. Na altura de trocar pneus temos de perder o amor à carteira.

Para realizarmos o sonho de ter um verdadeiro Alfa Romeo temos de despender de cerca de 41.750€ (versão base). A versão ensaiada está disponivel por 52.400€, não nos podemos esquecer que conta com as jantes especiais de 19 polegadas que obrigam à colocação de discos de travão e estribos de maiores dimensões (brembo), assim como pneus runflat. As patilhas da caixa de velocidades no volante também é um opcional.

Com o “Pack Performance AT8” (2500€) o “nosso Giulia” passa a contar com diferencial electrónico Q2 que aumenta a eficiência em curva passando a potência de uma roda para a outra de forma a melhorar a tracção e o comportamento.

O Alfa Romeo Giulia 2.2 JTDM paga de IUC: 218,92€

Fotos e texto: CarZoom

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