Ensaios

Mercedes GLA 200CDI: Activo e prestigiante!

A Mercedes é talvez uma das marcas premium mais apreciadas pelos Portugueses. As suas alterações ao nível do design fizeram-na ganhar ainda mais fãs e apaixonados pela marca. O Mercedes GLA que ensaiámos a semana passada é uma referência no design e na qualidade.

O Mercedes GLA adopta o design atraente que colecciona olhares por onde passa. Apesar de limpo e conservador, não deixa de ser um automóvel dotado de uma elegância extrema, que nos deixa sem palavras.

IMG_6217

Existem certos pormenores no Mercedes GLA que transpiram qualidade e robustez, não se vêem folgas de diferentes dimensões entre painéis, nota-se que os materiais são o que parecem, ou seja, as protecções da carroçaria por baixo das portas são mesmo em alumínio, assim como os frisos da grelha, o friso por cima da chapa de matricula, entre outros pormenores no interior que não são uma “imitação” de um qualquer material. Para além do design sublime, são estes os pormenores e os materiais que justificam o valor que se dá “a mais” por um automóvel deste tipo, em que a qualidade se estende ao pormenor, os centros da jante são a cores e tem textura, por exemplo!

No interior mantém-se a qualidade dos materiais, as costuras de boa qualidade, a pele confortável e agradável ao toque, a qualidade da montagem e o mais cativante, o design. A Mercedes tem para nós um desenho dos interiores que é dos melhores da actualidade.

IMG_6307

Apesar de ter um tablier quase todo ele plano e direito, a funcionalidade está sempre presente no Mercedes GLA, os botões encontram-se todos bem colocados, a visibilidade não é de todo má e ainda temos a vantagem do conforto, em que o GLA é sem duvida uma referência.

Apesar da lista de equipamento desta versão Activity Edition ser algo selectiva, e não contar com Ar-condicionado automático ou mesmo faróis de nevoeiro… Há certos equipamentos que nos convencem, como: o tejadilho panorâmico de dimensões generosas, um sistema de informação e multimédia completissimo que nos oferece informação do transito em tempo real, acesso à internet, configurações do automóvel, e ainda um sistema de som bastante agradável que transmite qualidade e que nos faz querer aumentar o volume da musica. O painel de instrumentos é completo e os botões do volante permitem-nos ter acesso a mais informação no painel, como: informação da condução económica, dados da viagem, do gps, da multimédia, rádio entre outros.

IMG_6332

A lista de equipamento deste pack “Activity Edition” continua: Rede porta-objectos nas costas dos assentos dianteiro ,Pack Espaços de Arrumação, Sensor de Chuva no Pára-brisas, Suspensão conforto Off-road, Sistema de Lavagem dos faróis, Faróis Bi-Xénon, Porta da Bagageira com abertura/fecho automático, Caixa Porta Objectos debaixo do Assento do Condutor, Caixa Porta Objectos sob Banco passageiro, Logotipo Special Edition, Tomada de Ligação na Bagageira (12V), Tapetes para Edição especial, Estofos Tex/Pele Preto. O valor deste pack é de 4299€ mais 1500€ do tejadilho panorâmico. É caso para dizer: “A qualidade paga-se”.

Ao nível do espaço, viaja-se à vontade nos lugares da frente, no entanto, se forem 3 adultos atrás, com pessoas mais altas sentadas nos lugares dianteiros, o espaço para as pernas torna-se curto.

IMG_6246

Apesar de ser um automóvel com uma altura ao solo ligeiramente maior do que o Mercedes Classe A ou CLA, a tarefa de entrar e sair não se tornou muito mais simples. A robustez que leva as portas a serem ligeiramente mais grossas, é a mesma que dificulta a entrada nos lugares dianteiros e traseiros.

A capacidade da bagageira é um factor importante, e o Mercedes GLA não fica atrás da concorrência, oferece 421 Litros.

IMG_6244

O comportamento e a posição do Mercedes GLA ajudam quem conduz a criar uma ligação emocional, que é quase sempre o motivo da compra de um automóvel. Este Mercedes GLA 200, tem o interior onde quereríamos estar, apesar de ter os traços conservadores da marca de Estugarda, é um interior extremamente agradável e bonito, torna a condução mais envolvente e também faz com que tenhamos uma sensação de segurança enorme, por estarmos “cercados” de materiais de qualidade e de robustez. O volante tem a pega perfeita, e o assento segura-nos q.b, a posição de condução é extremamente configurável, o que nos ajuda a conduzir de forma mais confortável. Por sua vez, o chassi faz o resto, tem um comportamento digno de registo.

O Mercedes Driving Select é o “botão mágico” que se encontra no centro da consola, ao lado do botão dos 4 piscas, e é o que nos permite ter vários automóveis num só, oferecendo várias adaptações a nível de direcção e resposta do motor, contamos com os modos: Sport, confort, eco e individual.

IMG_6277

O modo Sport torna a resposta ao acelerador mais rápida e a direcção mais pesada. O modo “confort” deixa a direcção mais leve que o modo “sport” e a resposta ao acelerador não tão brusca, no entanto, não ficamos a achar o motor molengão ou a direcção imprecisa. Já o modo “eco” torna a resposta do acelerador algo demorada, a direcção mantém-se igual ao modo “confort”, a finalidade deste modo, como o próprio nome indica é o consumo de combustível. O modo “individual”, por sua vez permite-nos colocar a direcção e a resposta do motor ao nosso gosto pessoal.

O motor 200CDI de 136cv, tem potência para fazer mover sem grandes problemas e de forma despachada o pesado Mercedes GLA, e oferece consumos simpáticos, pouco acima dos 5 litros a cada 100km. A caixa de velocidades é boa, bem escalonada e permite-nos uma condução bastante equilibrada no que toca ao recurso à caixa. Não podemos esquecer que estamos a falar de um automóvel que pesa perto 1500kg.

IMG_6334

Esta versão que ensaiamos do Mercedes GLA 200 CDI custa perto de 48.000€ paga de IUC 142,12€.

Tiago Neves

Fotos de: Raquel Von Kaminaru

Artigo anterior

Mazda 3 Coupé Style 1.5 SKYACTIV-D: A "peça" que faltava!

Artigo seguinte

Bentley abre showroom de sonho no Dubai.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.