NoticiasComunicados de Imprensa

A “Nouvelle Vague” da Renault

A marca Renault entra numa nova era e lança a “Nouvelle Vague”, trazendo modernidade ao panorama automóvel Europeu e transformando-se numa marca de tecnologia, de serviços e de energias limpas.

Até 2025, a Renault vai lançar 14 novos modelos. Sete serão 100% elétricos e sete pertencerão aos segmentos C e D. Todos os novos modelos terão uma versão elétrica ou híbrida.

A Renault revela o Renault 5 Prototype, a incarnação do plano Renaulution em termos de produto.

Durante a apresentação do plano estratégico Renaulution do Grupo Renault, a Renault desvendou o véu sobre a sua estratégia para os próximos cinco anos. Com o Renaulution e a “Nouvelle Vague”, a marca Renault abraça as mudanças do mercado automóvel e transformase numa marca de tecnologias, de serviços e de energias limpas. A Renault conservará a sua liderança na transição energética, através de soluções eletrificadas e de hidrogénio, para
oferecer a gama mais “verde” da Europa, até 2025.

Relativamente à tecnologia, a Renault conta com a “Software République”, um ecossistema aberto dedicado ao software, aos dados, à cibersegurança e à microeletrónica. Este sistema irá fornecer os serviços conetados à gama da Renault. A criação de valor advirá de um melhor mix de produtos, favorecendo o segmento C, do desenvolvimento de tecnologias de ponta e de novas oportunidades comerciais ligada ao ciclo de vida dos automóveis.

Argumentos sólidos

A inovação esteve sempre presente no coração da Renault ao longo dos seus 120 anos de existência, e a marca tem excelentes argumentos que consubstanciam a sua ambição de ser a ‘Nouvelle Vague’. A Renault é líder do mercado Europeu de Veículos Elétricos, tem mais de 10 anos de profunda experiência na mobilidade elétrica e nos serviços e conta com mais de 300 mil veículos elétricos vendidos. A Renault inventou a tecnologia E-TECH, uma tecnologia híbrida com mais de 150 patentes e que se baseia na experiência da marca nos veículos elétricos e na F1. O Software Lab reúne mais de 1.000 engenheiros especializados em software, dados e serviços da “cloud”. E a Renault possui uma unidade industrial única, a Re-Factory de Flins, a primeira fábrica na Europa dedicada à economia circular da mobilidade da Europa. Mas tudo isto é apenas o começo …

“Na Renault, acolhemos todas as evoluções do setor para criarmos a nossa própria ‘Nouvelle Vague’. Trata-se de fazer entrar a indústria automóvel na modernidade. Seremos uma marca com energia, reforçando a nossa liderança no mercado dos Veículos Elétricos com o Projeto Electro Pole, e investindo no hidrogénio, com o objetivo de termos o mix mais “verde” da Europa, em 2025. Seremos, também, uma marca de tecnologia, através da inovação ‘dentro de portas’ e através da ‘Software Republic’, um ecossistema aberto dedicado ao desenvolvimento de áreas chave como os dados ou a cibersegurança. Tudo isto dar-nos-á uma vantagem competitiva como uma marca de serviços, com tecnologias de ponta em serviços conectados, a bordo dos automóveis e não só. Esta visão de modernidade vai ser ancorado em França, porque como marca, sabemos que a nossa alma e força provêem das nossas raízes. O Novo R5 incarna a “Nouvelle Vague”: está fortemente ligado à nossa história e simboliza o nosso futuro, tornando os automóveis elétricos populares e acessíveis a todos.”
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

Três domínios de competitividade

A Renault vai evoluir para:

– uma marca Tecnológica, com uma abordagem de ecossistema que visa fazer emergir uma nova geração de fornecedores de equipamentos e de mobilidade. Este ecossistema, denominado “Software République”, vai permitir à Renault, a outros membros fundadores, e a futuros parceiros, desenvolverem competências, reforçar o “know-how” Europeu e defender a sua soberania em tecnologias chave, do “Big Data” à eletrónica. Irá ainda permitir à Renault equipar os seus automóveis com os melhores sistemas de inteligência artificial e de cibersegurança.

– uma marca de Serviços, que oferece os melhores serviços conetados e tecnologia de ponta, a bordo dos seus automóveis. Em 2022, a Renault vai introduzir o My Link, um novo sistema de infoentretenimento baseado na tecnologia Google Built-In. A Renault será o primeiro construtor automóvel a oferecer os serviços da Google nos automóveis de produção em grande escala.

Tornando-se mais inteligentes a cada dia, os nossos automóveis serão cada vez mais valiosos. Irão também ser mais duráveis. A Renault vai tentar quebrar o ciclo consumista e gerar valor até ao fim do ciclo de vida de um automóvel, tudo graças à sua Re-Factory em Flins (França). Esta unidade vai recondicionar mais de 100 mil automóveis usados por ano e converter automóveis diesel em automóveis elétricos ou a biogaz. A Renault tem, ainda, uma clara vantagem no que concerne ao recondicionamento e reciclagem de baterias. O controlo dessa parte da cadeia de valor tem potencial para gerar oportunidades comerciais e valor.

– uma marca de Energias Limpas, tornando-se líder da transição energética. Ao mesmo tempo que desafia os líderes dos híbridos, graças à revolucionária tecnologia E-TECH, a Renault vai manter a liderança no mercado de veículos elétricos, com uma nova família de produtos baseados nas duas plataformas elétricas dedicadas, a CMF-EV e CMF-B EV. A marca oferecerá, ainda, soluções a hidrogénio, prontas a serem comercializadas, para os mercados dos Comerciais Ligeiros. O objetivo é o de ter a oferta mais “verde” do mercado Europeu.

No que diz respeito à gama, a Renault vai eletrificar e otimizar o seu mix de produtos. O reposicionamento da oferta vai ajudar a marca a recuperar a sua posição na linha da frente do segmento C, ao mesmo tempo que reforça a liderança no segmento B. Até 2025, serão lançados 14 modelos (sete elétricos e sete dos segmentos C/D), com a ambição que os segmentos superiores representem 45% das vendas até ao final desse ano.

Renault 5 Prototype: O renascimento de um automóvel de culto, mais moderno do que nunca

A alma de uma marca está nas suas raízes. Sem cair no passado, a marca deve aí buscar a inspiração para reencontrar o espírito dos tempos gloriosos. Este será o papel do Renault 5 Prototype: mostrar que a Renault vai democratizar o automóvel elétrico na Europa, com uma abordagem moderna de um automóvel popular. O Renault 5 Prototype é um automóvel citadino e compacto, que catapulta, para o futuro, um dos ícones intemporais da Renault, com um toque moderno e 100% elétrico. A equipa de design de Gilles Vidal inspirou-se num modelo emblemático da Renault em todo o mundo, o R5. O Renault 5 Prototype inspira-se, claramente, no design original, com uma abordagem moderna que é também evidente nos acabamentos e nos materiais escolhidos, inspirados nos universos da eletrónica, do mobiliário e do desporto.

“O design do Renault 5 Prototype baseia-se no R5, que é um modelo de culto da nossa história. Este protótipo incorpora simplesmente a modernidade dos nossos tempos: urbano, elétrico, atraente”
Gilles Vidal, Diretor do design Renault

O R5 é imediatamente reconhecido, mas graças ao tratamento moderno das linhas e superfícies, e aos detalhes futuristas (luzes, dianteira…), o resultado está completamente em linha com o espírito dos tempos actuais. Os elementos estilísticos retirados do design original escondem algumas funções muito modernas: a entrada de ar no capô esconde o terminal de carga, as luzes traseiras incluem defletores aerodinâmicos, e os faróis de nevoeiro no pára-choques são agora luzes de condução diurna. Na grelha lateral, jantes e logo traseiro, há ainda um aceno ao “5” original. Os logos frontal e traseiro acendem-se, trazendo o R5 “à vida”. A bandeira francesa nos retrovisores sublinha todo o “French touch”.

Sobre a Renault
A Renault é uma marca histórica na mobilidade, é líder nos veículos elétricos na Europa e que sempre desenvolveu automóveis inovadores. Com o plano estratégico ‘Renaulution’, a Renault embarca numa ambiciosa transformação para a criação de valor, e evolui para uma gama ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada.
A ambição da marca é a de incarnar a modernidade e a inovação nos serviços tecnológicos, energéticos e de mobilidade, na indústria automóvel e para além dela.

Artigo anterior

A próxima geração do Nissan Qashqai estreia dois novos motores

Artigo seguinte

Onda de lixo oceanico com paragem em Évora

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.