A HYVIA revela o protótipo da versão a hidrogénio do novo Renault Master H2-Tech com 700 km autonomia e 5 minutos de reabastecimento

- Renault Master H2-Tech Prototype: um grande avanço em matéria de emissões zero, desenvolvido pela HYVIA, uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, dedicada à mobilidade a hidrogénio. O protótipo apresentado no IAA Transportation, em Hannover, prefigura a versão de produção a hidrogénio do novo Renault Master, que vai ser comercializada, na Europa, no final de 2025, para responder às necessidades intensivas dos profissionais, graças:
- A melhor autonomia no segmento dos grandes furgões de emissões zero: 700 quilómetros WLTP*.
- Um tempo de reabastecimento de 5 minutos, equivalente ao de um automóvel convencional, na rede de estações H2 que está a ser implantada em toda a Europa.
- Versatilidade única para se adaptar às diferentes utilizações dos veículos profissionais: versões furgão, plancher e chassis-cabina para uma vasta gama de transformações, tais como transporte de grandes volumes, basculante, ambulância, caixa de carga ou frigorífico.
- Renault Master H2-Tech Prototype: tecnologia H2 pioneira, possível graças aos mais de três anos de experiência única da HYVIA em investigação e desenvolvimento, mas também ao feedback dos clientes sobre as duas primeiras versões do Master H2-Tech.
Esta evolução traz fiabilidade e desempenho, graças:
- Arquitetura do hidrogénio totalmente integrada na plataforma do furgão, preservando o volume de carga e a carga útil.
- Ótima eficiência energética na gestão da bateria e da célula de combustível, para a melhor autonomia da classe.
- Uma célula de combustível de nova geração, produzida na fábrica HYVIA, utilizando a tecnologia comprovada da Plug.
- Dois depósitos de H2 à escolha: de 7,5 ou de 9 kg, para responder a diferentes necessidades de autonomia, graças aos parceiros OPmobility e FORVIA.
- Um sistema multimédia integrado, fluido e intuitivo para profissionais, que assegura uma gestão otimizada da autonomia e do consumo de H2.
- Renault Master H2-Tech: apoiado pela marca Renault.
A partir do final de 2025, o furgão de produção será inteiramente construído na fábrica do Grupo Renault, em Batilly, França, e comercializado pela Renault.
- Produção na fábrica de Batilly do Grupo Renault: o novo comercial ligeiro beneficiará da experiência e da flexibilidade do sistema industrial da fábrica, permitindo a produção das versões a combustão, elétrica e a hidrogénio do Master, na mesma linha.
- Venda e serviço pós-venda por concessionários especializados H2-Tech: este furgão será totalmente integrado na gama de veículos comerciais da marca Renault e beneficiará de toda a experiência de uma rede formada nos desafios do hidrogénio.
- Renault Master H2-Tech: ainda impulsionado pela experiência H2 da HYVIA.
No final de 2025, o furgão de produção também será comercializado pela HYVIA, com base na sua experiência em H2 e na sua capacidade de iniciar, desenvolver e apoiar ecossistemas H2 complexos, com uma oferta única e abrangente.
- Este Master H2-Tech reforçará a atual oferta comercial de furgões a hidrogénio da HYVIA, disponível para venda desde abril de 2023 e já adotada pelos principais intervenientes e parceiros estratégicos do sector do H2.
- Uma gama de estações H2 para profissionais, para reforçar a rede existente de estações H2 públicas, incluindo a HYWELL®, desenvolvida com a Atawey, cuja implantação já começou.
- O fornecimento de hidrogénio isento de carbono, com o apoio da Plug e da fábrica da HYVIA.
- Soluções de financiamento para ofertas personalizadas de apoio à H2.
“É uma grande satisfação para todas as equipas HYVIA poderem apresentar o protótipo da versão a hidrogénio do novo Renault Master, que estará nas estradas no final de 2025. Esta grande inovação é o fruto de um trabalho coletivo de mais de três anos, em parceria com a Renault e a Plug. A HYVIA demonstra assim a sua capacidade de desenvolver tecnologias pioneiras, iniciando ao mesmo tempo a implantação de ecossistemas de hidrogénio emergentes na Europa. O caminho a percorrer está cheio de desafios, mas com paixão e empenho, sabemos que, hoje, estamos a preparar o caminho para a mobilidade de emissões zero do futuro, para uma utilização profissional intensiva.”
Nicolas Champetier, CEO da HYVIA
“Na Renault, sempre fomos pioneiros nas novas energias e nos seus ecossistemas. O Master é uma ilustração perfeita disso mesmo, com a sua plataforma multi-energias que nos permite oferecer a cada cliente uma solução à medida. A versão a hidrogénio do novo Master, desenvolvida pela HYVIA, responderá às utilizações intensivas dos profissionais empenhados na transição energética, graças à sua autonomia sem precedentes e ao seu design sem compromissos.”
Heinz-Jürgen Löw, Vice-Presidente, Veículos Comerciais Ligeiros da Marca Renault e Presidente do Conselho de Supervisão, HYVIA
Renault Master H2-Tech Prototype: um grande avanço em matéria de emissões zero e uma inovação pioneira em H2
- RENAULT MASTER H2-TECH PROTOTYPE: UM GRANDE AVANÇO EM MATÉRIA DE EMISSÕES ZERO, DESENVOLVIDO PELA HYVIA
Renault Master H2-Tech Prototype: um grande avanço em matéria de emissões zero, desenvolvido pela HYVIA, uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, dedicada à mobilidade a hidrogénio.
O protótipo apresentado no IAA Transportation, em Hannover, prefigura a versão de produção a hidrogénio do novo Renault Master, uma variante que será comercializada, na Europa, no final de 2025, para responder às utilizações intensivas dos profissionais, graças:
- A melhor autonomia no segmento dos grandes furgões de emissões zero, com 700 quilómetros de autonomia WLTP*.
- O Renault Master H2-Tech oferecerá uma autonomia de até 700 km WLTP*, mantida mesmo a baixas temperaturas, o que faz dele o furgão zero emissões, em utilização, com o melhor desempenho do segmento.
- Esta autonomia é possível graças à arquitetura “Dual power”, um sistema híbrido inteligente entre a pilha de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh, que otimiza a eficiência energética.
- Além disso, o sistema “Heat recovery” recupera o calor produzido pela célula de combustível para assegurar o conforto térmico do habitáculo, preservando assim a autonomia deste veículo comercial.
- Cinco minutos de tempo de reabastecimento, o equivalente ao de um automóvel a combustão, na rede de estações H2 que está a ser implantada em toda a Europa.
- O Renault Master H2-Tech abastece-se de hidrogénio em apenas cinco minutos, tão rapidamente como um automóvel de combustão.
- Ainda numa fase embrionária há três anos, a rede de estações públicas de abastecimento de H2 continua a expandir-se na Europa, com cerca de 200 estações de H2, até ao final de 2024.
- A HYVIA também oferece estações de H2 para clientes empresariais: o HYWELL®, desenvolvido com o seu parceiro Atawey, está atualmente a ser implementado (ver Parte 4).
Renault Master H2-Tech Prototype: zero emissões, 700 km de autonomia, reabastecimento em 5 minutos
- Uma diversidade única adaptada às diferentes utilizações dos profissionais: versões furgão, plancher, chassis-cabina para permitir numerosas transformações, como o transporte de grandes volumes, basculante, ambulância, gôndola ou frigorífico.
- A nova versão a hidrogénio do Renault Master estará disponível nas versões furgão, plancher e chassis-cabina.
- Graças à elevada densidade energética, este furgão é naturalmente compatível com as transformações mais exigentes, tais como veículos frigoríficos, plataformas de trabalho aéreo, veículos de grande volume, etc.
Renault Master H2-Tech Prototype: uma diversidade única para uso profissional
FOCO: O que é a utilização intensiva para os profissionais?
- A utilização profissional dos veículos comerciais é versátil e muito exigente, requerendo soluções adaptadas a cada profissão.
- Não se trata apenas de satisfazer as exigências de autonomia acrescida para as deslocações superiores a 200 km por dia, mas também de garantir uma capacidade de resposta contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana (nomeadamente em caso de emergência ou das atividades pós-venda).
- Isto também diz respeito a todos os utilizadores para quem cada minuto de inatividade é crítico, bem como para aqueles que não podem recarregar o seu veículo comercial no trabalho (por exemplo, em estaleiros de construção ou em casa).
- A mobilidade a hidrogénio é uma solução complementar para profissionais exigentes que pretendem encontrar uma solução de emissões zero, mantendo a sua eficiência operacional, carga útil ou volume útil.
(*) Veículo em fase de homologação. Todas as especificações técnicas estão sujeitas a homologação. Os valores de autonomia indicados baseiam-se no protocolo WLTP (carrinha L3H2 N2 9kg H2). Podem variar em função das condições reais de utilização e de vários fatores, tais como: velocidade, conforto térmico a bordo do automóvel, estilo de condução e temperatura exterior.
- PROTÓTIPO DO RENAULT MASTER H2-TECH: UMA TECNOLOGIA H2 PIONEIRA
Renault Master H2-Tech Prototype: uma tecnologia H2 pioneira, possível graças aos mais de três anos de experiência única da HYVIA em investigação e desenvolvimento, mas também ao feedback dos clientes sobre as duas primeiras versões do Master H2-Tech. Esta evolução traz fiabilidade e desempenho, graças:
- Arquitetura do hidrogénio totalmente integrada na plataforma do veículo, preservando o volume de carga e a carga útil.
- Esta nova versão do Renault Master H2-Tech associa uma nova geração da célula de combustível Plug, reconhecida pela fiabilidade, à nova geração do furgão Renault Master, líder do segmento.
- A nova geração de células de combustível da Plug
- Esta nova geração de baterias de 47 kW é uma unidade de potência modular concebida para aplicações em motores sujeitos a serviços exigentes. Oferece uma solução compacta, robusta e de elevado desempenho.
- A fiabilidade das células de combustível da Plug é apoiada pela experiência de mais de 65 000 sistemas de células de combustível vendidos a grandes operadores internacionais, como a Amazon, Walmart, Asda, Carrefour, BMW e Home Depot, ao longo de mais de 10 anos.
- A nova geração Master, da Renault
- O Renault Master de quarta geração, à venda desde a primavera de 2024, dá um novo fôlego aos veículos comerciais, graças a:
- Um design com uma personalidade forte e moderna, para acompanhar todos os profissionais e continuar a história de sucesso do Master.
- Um design “aerovan” até ao mais ínfimo pormenor, para oferecer a melhor eficiência da classe, independentemente da energia utilizada.
- Uma nova plataforma multi-energias para responder a todas as necessidades: combustão, E-Tech 100% elétrica e hidrogénio.
- A experiência da HYVIA permitiu uma integração ótima de todo o sistema de hidrogénio, sem entraves para o cliente profissional:
- A célula de combustível está localizada no compartimento do motor.
- Os depósitos H2 estão integrados no chassis.
- Outros componentes do sistema H2 estão integrados de forma compacta, quer no compartimento do motor (filtro de ar, compressor, humidificador, sistema de arrefecimento), quer no chassis (conversor de alta potência, bateria). Estes componentes são produzidos na Europa.
Renault Master H2-Tech Prototype: Arquitetura H2 totalmente integrada na plataforma
- Ótima eficiência energética na gestão das baterias e das células de combustível, para a melhor autonomia da classe.
- A escolha tecnológica de uma arquitetura e dimensionamento híbridos, com uma pilha de combustível de 47 kW e uma bateria de 20 kWh, justifica-se pela necessidade de tirar o máximo partido da eficiência energética e garantir um desempenho duradouro em todas as condições de funcionamento e atmosféricas.
- Esta configuração tira partido da travagem regenerativa, prolonga a vida da célula de combustível e assegura o melhor equilíbrio possível entre o consumo de hidrogénio e de energia elétrica, gerido por leis de controlo otimizadas.
- Uma célula de combustível de nova geração, produzida na fábrica da HYVIA, com a tecnologia comprovada da Plug.
- Um desafio humano: Nos últimos três anos, as equipas de engenharia e de produção habituaram-se aos desafios ambiciosos da montagem e dos testes das células de combustível. A complementaridade das competências das equipas operacionais do Grupo Renault e da Plug é um dos principais fatores de sucesso.
- Um desafio tecnológico e industrial: a linha de montagem da fábrica HYVIA é ágil e flexível, sendo capaz de se adaptar a diferentes desafios comerciais. Foi concebida para a montagem complexa dos componentes do sistema de hidrogénio em torno da célula de combustível, tais como o conversor de alta potência, o filtro de ar, o compressor e o humidificador, o sistema de arrefecimento, até à montagem final.
A área de testes das células de combustível está agora operacional, garantindo a qualidade e o desempenho do sistema.
A segurança está no centro da industrialização da HYVIA: segurança das pessoas e das instalações, em conformidade com as normas ATEX (Atmosfera Explosiva) e ESP (Equipamento Pressurizado).
A linha de montagem e de testes das células de combustível na fábrica da HYVIA, em Flins, França
- Uma dupla gama de depósitos de H2: de 7,5 ou de 9 kg, para responder a diferentes necessidades de autonomia, graças aos parceiros OPmobility e FORVIA.
- Os depósitos de H2 estão integrados no chassis do furgão, graças a um layout otimizado desenvolvido, em parceria com a OPmobility e a FORVIA.
- Esta configuração permite propor aos profissionais uma dupla oferta de depósito de H2, correspondendo às suas necessidades específicas de autonomia.
- Conheça o parceiro FORVIA, no Stand A30 – Pavilhão 12.
- Conheça o parceiro OPmobility, no Stand D39 – Pavilhão 12.
- Um sistema multimédia integrado, fluido e intuitivo para o profissional, que permite uma gestão otimizada da autonomia e dos consumos de H2.
- A nova versão do Master H2-Tech será equipada com um sistema multimédia OpenR Link, com um ecrã de 10″, compatibilidade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay, e ligação à distância do furgão com a aplicação My Renault.
- Este sistema permite uma visibilidade perfeita da autonomia do furgão e do consumo de H2.
FOCO: O exclusivo Test & Learn da HYVIA.
- O primeiro Master H2-Tech, homologado em abril de 2023, demonstrou a relevância da tecnologia H2 desenvolvida pela HYVIA, dando início à investigação e desenvolvimento, bem como a testes com muitos dos principais intervenientes na Europa, os pioneiros mais abertos na transição energética.
- O segundo Master H2-Tech, aprovado em junho de 2024, permitiu à HYVIA ir ainda mais longe na inovação do H2, integrando uma nova arquitetura integrada.
- O feedback dos clientes pioneiros permitiu à HYVIA acelerar a inovação e acompanhar o ritmo das necessidades “reais” dos profissionais.
- A satisfação dos atores pioneiros confirmou a pertinência das escolhas tecnológicas efetuadas.
- Esta aventura tecnológica permite agora à HYVIA revelar o Renault Master H2-Tech Prototype.
Renault Master H2-Tech: um Test & Learn único feito pela HYVIA
- RENAULT MASTER H2-TECH: APOIADO PELA MARCA RENAULT
Renault Master H2-Tech: apoiado pela marca Renault.
A partir do final de 2025, a versão de produção será inteiramente construída na fábrica do Grupo Renault em Batilly, França, e comercializada pela Renault.
- Produção na fábrica de Batilly do Grupo Renault: este novo veículo comercial beneficiará da experiência e da flexibilidade do sistema industrial da fábrica, permitindo a produção, na mesma linha, das versões a combustão, elétrica e a hidrogénio do Master.
- A fábrica de Batilly monta o Renault Master há mais de 40 anos. Esta é a quarta geração produzida. Mais de 3.000.000 de Master foram construídos na unidade. A fábrica foi transformada para o lançamento do novo Renault Master, o veículo multi-energias de nova geração.
- A fábrica é a mais compacta do Grupo Renault. Dispõe de uma nova zona de baterias com 1.500 m², diretamente integrada no departamento de montagem. Uma oficina de transformação acaba de ser inaugurada, permitindo a modificação de veículos comerciais no local.
- A fábrica de Batilly produz todas as carroçarias do Renault Master sobre uma única plataforma multi-energias (combustão, eletricidade e hidrogénio), graças a um processo de fabrico de alto desempenho, numa unidade conectada e digitalizada. Isto permite-lhe produzir 720 unidades por dia e gerir uma diversidade de mais de 350 versões.
- A fábrica de Batilly inscreve-se na estratégia de descarbonização do Grupo Renault, que tem como objetivo ser net zero carbono na Europa, até 2030. Até à data, 90% dos seus resíduos não perigosos são reciclados e continua a trabalhar para reduzir o seu consumo de eletricidade (-3% em relação a 2022), gás (-13% em relação a 2022) e água (-4% em relação a 2022). A fábrica possui a certificação ISO 14001 desde 1999.
- Com a chegada do novo Renault Master, mais de 110.000 horas de formação foram efetuadas. O desenvolvimento de competências em tecnologias de ponta garante a especialização das suas equipas ao longo de todo o processo de fabrico e coloca a fábrica de Batilly na vanguarda da Indústria 4.0.
Renault Master na fábrica do Grupo Renault em Batilly, França
- Serviço de venda e pós-venda assegurado por concessionários especializados H2-Tech: este furgão será integrado na gama de veículos comerciais da marca Renault e beneficiará de toda a experiência de uma rede formada nos desafios do hidrogénio.
- As forças de vendas da rede Renault Pro+ conhecem os desafios dos veículos comerciais e preparam-se já para os desafios do veículo comercial H2:
- Lançada em 2010, a marca Renault Pro+ reúne toda a experiência da marca Renault em veículos comerciais e conhecimento das necessidades específicas dos clientes profissionais. Quer se trate de profissionais, de grandes empresas ou de particulares, os especialistas dos centros Renault Pro+ podem conceber um veículo comercial à medida das suas necessidades.
- Com mais de 350 oficinas autorizadas em todo o mundo, os 600 centros Renault Pro+ estão em condições de propor uma solução altamente personalizada para cada cliente.
- Na Europa, as forças de vendas dos centros Pro+ especializados em H2-Tech poderão oferecer aos profissionais a nova versão do Renault Master H2-Tech, desenvolvida pela HYVIA.
- As oficinas e as equipas dos centros Pro+ especializados em H2-Tech estarão prontas para receber as propostas a hidrogénio, graças a:
- Módulos de formação dedicados a esta nova tecnologia, para garantir a segurança e a qualidade do serviço.
- Adaptações para tornar as instalações compatíveis com o H2, com a ajuda de peritos em H2 específicos de cada país europeu.
- Conceção e fornecimento de ferramentas específicas que permitam aos técnicos especializados trabalhar de forma autónoma.
- Criação de fluxos de peças sobresselentes, um elemento-chave para garantir a excelência e a qualidade do serviço.
- Esta rede de especialistas H2-Tech está a ser implantada em França, Países Baixos, Alemanha e Espanha, antes de se expandir por toda a Europa, nos países pioneiros da mobilidade H2.
- RENAULT MASTER H2-TECH: CONTINUA A SER IMPULSIONADO PELA EXPERIÊNCIA DA HYVIA EM H2
Renault Master H2-Tech, ainda impulsionado pela experiência H2 da HYVIA: este veículo continuará a ser comercializado pela HYVIA, graças à sua experiência em tecnologia H2 e à sua capacidade de iniciar, desenvolver e acompanhar ecossistemas H2 complexos com uma oferta única e completa.
O ecossistema único e completo da HYVIA, uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, com sede em França
- Este veículo reforçará a atual gama de furgões movidos a hidrogénio da HYVIA, disponível para venda desde abril de 2023 e já adotada pelos principais intervenientes e parceiros estratégicos do sector H2.
- Sediada em França e comercializando em toda a Europa, a HYVIA é o único interveniente capaz de oferecer um ecossistema completo dedicado à mobilidade H2, graças a esta parceria única entre o Grupo Renault e a Plug.
- Enquanto se aguarda o lançamento desta nova versão do Master no final de 2025, a HYVIA já comercializa duas versões de comerciais ligeiros a hidrogénio destinadas aos profissionais pioneiros da transição energética.
- Após uma primeira versão do Master H2-Tech aprovada em abril de 2023, a HYVIA está também a comercializar uma versão otimizada, aprovada em junho de 2024.
- A HYVIA iniciou a sua implantação comercial em países onde o sector H2 é mais dinâmico: França, Países Baixos, Alemanha e Espanha.
- Grandes empresas já testaram ou escolheram a Master H2-Tech para descarbonizar as suas frotas, tais como
- Em França: ENGIE, uma referência mundial em energia e serviços de baixo carbono; ORANGE, um dos principais fornecedores mundiais de serviços de telecomunicações; EQUANS, líder mundial em serviços multi-técnicos; PUM, uma empresa do Grupo Saint-Gobain especializada em soluções de rede e produtos para profissionais da construção; e SUEZ, líder mundial em gestão de água e resíduos.
- Nos Países Baixos: Warmtebouw, gestor de instalações de ar condicionado e sanitárias, GP Groot, um dos principais atores na circularidade e nas energias renováveis, POT Verhuizingen, um interveniente logístico e precursor da mobilidade sustentável, e a Provincie Groningen, a primeira autarquia local a adotar a mobilidade H2 com a HYVIA.
- Na Alemanha: Kazenmaier, especialista no aluguer de soluções de mobilidade económicas e ecológicas.
- A Warmtebouw percorreu cerca de 000 km em 6 semanas (mais de 600 km por dia), demonstrando a utilização intensiva do Master H2-Tech. Henk Overeem, CEO da Warmtebouw, afirmou:
“A Warmtebouw está orgulhosa do desempenho do Renault Master H2-Tech. A utilização deste furgão movido a hidrogénio não é apenas um passo em direção à mobilidade sustentável, mas também a prova de que a tecnologia do hidrogénio oferece uma solução fiável e prática.”
- A HYVIA estabeleceu parcerias-chave no sector H2, tais como:
- A região de Auvergne-Rhône-Alpes, pioneira no hidrogénio, que já apoia cerca de 100 veículos a hidrogénio, com o suporte da rede de estações da HYmpulsion.
- Com a Atawey, líder europeu em soluções de estações de recarga de hidrogénio, co-criador da estação HYWELL®, uma das suas primeiras aplicações é o projeto Arv’Hy, no âmbito do qual a HYVIA fornecerá uma estação e comerciais ligeiros a hidrogénio para descarbonizar o Vale do Arve, em França.
- HYPE, um operador independente na mobilidade sem emissões e pioneiro nos táxis a hidrogénio, para fornecer estações desenvolvidas pela HYVIA e cooperar nos ecossistemas regionais.
- HYSETCO, líder francês da mobilidade a hidrogénio leve, que desenvolve e explora estações públicas de recarga de H2 e oferece soluções aos profissionais.
FOCO: Os furgões a hidrogénio Renault Master H2-Tech já estão na estrada.
- Renault Master Van H2-Tech
Versão L3H3+, homologado em abril de 2023
- Emissão zero.
- Reabastecimento em 5 minutos.
- Autonomia de 405 km.
- Carga útil até 1.086 kg.
- Renault Master Van H2-Tech
Versões L2H2 10,4 m3 – L3H2 12,6 m3 – L3H3 14,4 m3, homologados em junho de 2024
- Zero emissões.
- Reabastecimento em 5 minutos.
- Autonomia de 320 km.
- Carga útil até 1.389 k
Saiba mais sobre estes furgões movidos a hidrogénio em www.hyvia.eu/en/.
- Uma gama de estações H2 para profissionais, para reforçar a rede existente de estações H2 públicas, incluindo a HYWELL® desenvolvida com a Atawey, que está agora a ser implantada.
- Em parceria com a Atawey, a HYVIA disponibiliza aos seus clientes empresariais ou a um ecossistema de clientes uma oferta de estação que pode ser instalada para seu próprio uso: HYWELL™. Com uma capacidade de 100 kg / dia de distribuição de H2, esta estação de reabastecimento pode alimentar 20 a 25 automóveis.
- Adaptada às necessidades de implementação rápida da mobilidade H2 ligeira e intensiva, a missão da estação HYWELL™ é acompanhar as fases sucessivas de descarbonização das frotas profissionais. A estação HYWELL™ pode ser implementada rápida e facilmente nos locais de instalação mais restritos, graças à sua arquitetura Compact & Plug & Play.
- A HYVIA e a Atawey investiram no desenvolvimento desta estação. A Atawey é uma empresa francesa que concebe, fabrica e distribui estações de carregamento de hidrogénio, contribuindo para a implantação do hidrogénio com baixo teor de carbono em França e a nível internacional.
- A primeira estação HYWELL™ está operacional, em França, desde junho de 2024.
A estação HYWELL® desenvolvida pela HYVIA e pelo seu parceiro Atawey
- O fornecimento de hidrogénio sem carbono, com o apoio da Plug e da fábrica HYVIA em Flins.
- A HYVIA beneficia das soluções H2 desenvolvidas pela Plug para apoiar os ecossistemas de mobilidade iniciados pela HYVIA.
- Na Europa, a Plug já instalou mais de dez eletrolisadores PEM (Proton Exchange Membrane) em França, Países Baixos, Espanha, Hungria, Polónia, Suécia e Dinamarca. A Plug também instalou 13 estações de abastecimento de hidrogénio na Europa.
- A eletrólise PEM, ou eletrólise por membrana de permuta de protões, é um método de produção de hidrogénio, através da eletrólise da água (H2O) para separar o hidrogénio (H2) e o oxigénio (O2), utilizando eletricidade produzida com baixo teor de carbono.
- A fábrica da HYVIA em Flins está equipada com um eletrolisador Plug de 1 MW para fornecer hidrogénio descarbonatado para testar células de combustível montadas na fábrica, bem como para fornecer H2 descarbonatado a clientes empresariais locais.
- Este eletrolisador de 1 MW tem uma capacidade de produção de 400 kg/dia de hidrogénio sem carbono.
- O equivalente diário a 20 000 km de mobilidade com emissões zero a hidrogénio.
Eletrolisador Plug de 1 MW na fábrica da HYVIA, em Flins, França
- Soluções de financiamento à medida para apoiar os ecossistemas H2.
- Estas soluções proporcionarão uma oferta à medida, combinando veículos, manutenção, financiamento e fornecimento de H2.
- A HYVIA integrará na sua oferta de financiamento as subvenções e apoios disponíveis nos diferentes países e territórios.
- A implantação continuará à medida que os ecossistemas H2 forem sendo construídos.
- É dada especial atenção ao impacto ambiental das soluções H2 propostas pela HYVIA, através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos veículos desenvolvidos, incluindo, em especial, a célula de combustível e os depósitos de H2.
- A ACV permite avaliar o impacto ambiental de um produto em todas as fases da produção, desde a utilização até ao desmantelamento no final da sua vida útil, e assim comparar produtos e identificar formas de reduzir o seu impacto. Entre estes impactos, a pegada de carbono mede a contribuição para as alterações climáticas, através das emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente o CO2. A HYVIA conta com a experiência dos seus parceiros para a ACV dos seus veículos:
- Desde 2004, o Grupo Renault mede o impacto ambiental dos seus automóveis ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas necessárias ao seu fabrico até ao seu fim da sua vida útil.
- A célula de combustível contribui para a pegada de carbono do veículo H2 principalmente através da presença de platina, pelo que as questões serão a quantidade, a origem e a reciclagem deste metal.
- Os depósitos de hidrogénio, feitos de materiais compósitos, são componentes importantes na arquitetura de um veículo H2 e podem contribuir, significativamente, para a pegada de carbono do mesmo. Com os seus parceiros fornecedores OPmobility e FORVIA, a HYVIA pretende reduzir o impacto deste componente, otimizando tanto a sua produção (matérias-primas, consumo de energia) como o seu fim de vida (reciclagem, reutilização), tendo em vista a economia circular.
- A HYVIA também iniciou o desenvolvimento da sua estratégia de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
- Criação de um comité interno de RSE para definir as principais questões de sustentabilidade da HYVIA.
- A HYVIA iniciará um diálogo com os seus acionistas antes do final de 2024.
Sobre a HYVIA
“HY” para hidrogénio, “VIA” para estrada: A HYVIA abre um novo caminho para a mobilidade sem carbono, com soluções de mobilidade a hidrogénio. Criada em junho de 2021, a HYVIA é uma joint-venture detida em partes iguais pelo Grupo Renault, um ator dominante na indústria automóvel, e pela Plug, um líder mundial em soluções chave-na-mão de hidrogénio e células de combustível. Com sede em França, para os mercados europeus, a HYVIA oferece um ecossistema completo e único que inclui veículos comerciais ligeiros com células de combustível, estações de reabastecimento de hidrogénio, fornecimento de hidrogénio sem carbono, serviços de financiamento e manutenção de frotas.
Sobre o Grupo Renault
O Grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que se está a reinventar. Fortalecido pela sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e pela sua experiência única em eletrificação, o Grupo Renault é composto por 4 marcas complementares – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras aos seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo já vendeu mais de 2.235 milhões de automóveis em 2023. Emprega quase 106.000 colaboradores que encarnam o seu Propósito todos os dias, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar os desafios tanto estrada como na competição, o Grupo Renault está empenhado numa transformação ambiciosa e geradora de valor. Esta está centrada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços, e numa nova gama de automóveis ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Em linha com os desafios ambientais, o Grupo tem como ambição atingir a neutralidade carbónica na Europa até 2040.
Sobre a Plug
A Plug está a construir a economia do hidrogénio como líder global em soluções chave na mão de células de combustível de hidrogénio. A Plug implementou mais de 69.000 sistemas de células de combustível, concebeu e construiu mais de 250 estações de abastecimento de H2 e é líder tecnológico em soluções de hidrogénio verde baseadas na eletrólise. Presente na Europa há mais de 10 anos, a Plug tem referências significativas na mobilidade do hidrogénio com os principais fabricantes europeus, clientes de logística e fabricantes de automóveis. A Plug instalou vários eletrolisadores de tecnologia PEM na Alemanha, França, Países Baixos e Portugal. A empresa implantou mais sistemas de células de combustível para a electro mobilidade do que qualquer outra empresa no mundo.































Sem comentários