Noticias

Audi apresenta o protótipo “Q8” no salão automóvel de Detroit.

A Audi revelou ontem um novo protótipo que servirá de base para a próxima geração de SUV´s de gama alta.

O protótipo tem o nome “Q8” e dele poderá derivar um modelo de produção com o mesmo nome que deverá sair em 2018. Tem aparecido online algumas filmagens e fotos do modelo de produção ainda com camuflagem e no que toca ao design parece bastante semelhante ao protótipo apresentado em Detroit.

O Audi Q8 marca uma alteração no design da marca alemã que é na realidade uma verdadeira lufada de ar fresco para o design da marca. A Audi tentou trazer elementos de design do antigo Audi Quattro dos anos 80 como o pilar “C” mais largo e uma presença mais musculada de forma a dar ênfase ao sistema de tracção integral “Quattro”.

Audi apresenta o protótipo "Q8" no salão automóvel de Detroit. 15

O protótipo conta com um comprimento semelhante ao do actual Audi Q7 com uma distancia entre eixos de 3048mm. Estas características deverão oferecer o máximo de espaço e conforto para um máximo de 4 ocupantes. Uma vez que as dimensões são equivalentes, o Audi Q8 poderá vir a partilhar a plataforma com o actual Audi Q7. O Audi Q8 adopta uma filosofia mais “desportiva” e couro, ao passo que o Audi Q7 adopta uma filosofia mais sóbria e familiar.

Debaixo do capo estará um sistema “plug-in hybrid” que conta com um motor 3.0 Litros V6 Turbo com o auxilio de um motor eléctrico. Esta combinação debita 442cv de potência, o que será suficiente para levar o Audi Q8 aos 100km/h em 5,4 segundos. A caixa será de 8 velocidades. Graças a uma bateria de Litio-ion de 17,9 Khw este novo Audi Q8 deverá contar com uma autonomia de 60km no modo totalmente eléctrico.

Audi apresenta o protótipo "Q8" no salão automóvel de Detroit. 16

Para além do novo design exterior e da nova motorização também o interior evoluiu. Existirá um novo layout e uma nova interface onde os alguns dos principais comandos deverão passar a ser coordenados em ecrãs tacteis. As informações serão todas passadas através do painel de instrumentos e do Head-Up Display.

O Head-Up Display beneficia de um sistema de realidade aumentada, em que o automóvel irá projectar no ambiente alertas e ajudas ao condutor. As setas da navegação deverão aparecer como se fossem indicações reais da estrada. As notificações do sistema híbrido também deverão combinar o mundo real e virtual.

Tiago Neves

Artigo anterior

Audi junta-se à Nvidia para desenvolver a condução autónoma! (vídeo)

Artigo seguinte

Mercedes AMG-GT recebe "facelift" e novas versões em Detroit.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.