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Volvo XC60 B5 Inscription AWD: Para todas as ocasiões!

Estivemos ao volante do Volvo XC60 B5 Inscription, um automóvel que transpira conforto, elegância e qualidade. A motorização B5 conta com um sistema híbrido de 48 volts que pretende reduzir emissões de CO2 e melhorar os consumos de combustível.

Os modelos Volvo começam por ganhar pontos na estética, onde demonstram não ser preciso grandes adornos para conseguir um aspecto capaz de convencer o mais exigente dos clientes. Apesar de contar com linhas direitas, o Volvo XC60 é um automóvel moderno e elegante, com características vincadas de um SUV, mas sem tentar ser um verdadeiro todo-o-terreno sem realmente sê-lo, como acontece em alguns modelos cujas protecções exageradas acabam por retirar elegância e adicionam poucas ou nenhumas mais-valias.

A grelha e as ópticas em martelo fazem com que os Volvo se distingam ao longe! O Volvo XC60 transporta esse ADN inconfundível da marca, que continua a acumular fãs ano após ano, convencendo pessoas de todas as idades, tornando-se cada vez mais parte do delírio do universo feminino, sem ser o típico “automóvel fofinho”.

A linha de cintura é elevada e praticamente direita, dá continuidade ao capô e coincide com a curvatura dos farolins inconfundíveis que mantém a herança da marca.

Ainda no exterior desta versão Inscription temos jantes de 18 polegadas envolvidas em pneus, vidros traseiros escurecidos, chave mãos-livres à côr do interior, faróis de nevoeiro, retrovisores aquecidos, soleiras das portas Volvo, frisos laterais cromados “Inscription”, ópticas LED direccionais e farolins LED, portão traseiro automático, entre outros.

O acesso ao interior é fácil, devido a uma abertura de portas generosa q.b tanto na dianteira como no acesso aos lugares traseiros. Uma vez no interior, há espaço q.b para joelhos, cabeça e ombros nos dois lugares traseiros principais. No lugar central há um túnel de transmissão generoso que pode sacrificar algum espaço para o passageiro que viaja no lugar central.

Ainda na temática do espaço, há bolsas das portas generosas q.b, espaço de arrumação para dar e vender no túnel central para condutor e passageiro, uma vez que há pequenos compartimentos na zona central, apoio de braço central e ainda porta-luvas ao nível do segmento. A bagageira tem 505 Litros de capacidade, que se estendem aos 1432 Litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

O espaço não é o único factor que nos faz sentir “em casa”, uma vez que a qualidade dos materiais é irrepreensível e o interior foi concebido sem deixar nada ao acaso. Há materiais “slush” em todos os locais acima e abaixo da cintura nos lugares dianteiros e traseiros, porta-luvas e bolsas das portas revestidos a tecido, aplicações metálicas, couro com qualidade, pesponto contrastante e montagem cuidada.

No interior do Volvo XC60 é fácil sentirmo-nos num “bunker”, não falamos em claustrofobia, mas numa insonorização digna de um verdadeiro premium e num ambiente a bordo harmonioso, onde o conforto domina e é proporcionado por todos os elementos. Os assentos na dianteira e traseira fornecem um apoio digno de registo, damos destaque também aos encostos de cabeça anti-chicotada.

O design interior é requintado, ou não estaríamos a falar de um Volvo. Há uma combinação de cores cuidada, atenção ao “detalhe” e requinte. Estas características são vincadas através da junção da madeira e do metal no tablier e túnel central, como também pelas bandeiras suecas presentes no friso do tablier e assentos. Não podíamos deixar de destacar o selector da caixa de velocidades automática, que é um cristal Orefors Sweden.

Esta versão topo de gama Inscription representa o melhor do que a Volvo tem para oferecer, por isso, vem dotada de tudo o que uma família precisa para ser feliz dentro de um automóvel: Ar-condicionado automático de 4 zonas, sensores de chuva e luminosidade, travão eléctrico de estacionamento, assento do condutor e passageiro com regulação eléctrica e memória, sistema de som Harman Kardon, painel de instrumentos digital, ecrã do sistema de navegação e multimédia com 9,5 polegadas, iluminação ambiente, retrovisor interior com escurecimento automático, câmara de ajuda ao estacionamento 360º, assentos dianteiros aquecidos, apoio de braço nos lugares traseiros, saídas da climatização para os lugares traseiros com regulação da temperatura em ecrã TFT, modos de condução, Volvo On Call, chamada de emergência, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia Volvo Sensus é um dos mais evoluídos da indústria automóvel. Para além da excelente apresentação e imagem, este sistema é intuitivo, rápido e alberga muitas funcionalidades e aplicações. A regulação dos assentos, climatização, painel de instrumentos, configurações relacionadas com o automóvel, sistemas de segurança, manutenção, para além da multimédia e da navegação, podem ser consultadas através deste sistema. As aplicações são variadas, desde pesquisa Google, TuneIn, Spotify, Wikipedia para locais, entre outros. A Volvo não se esqueceu do Android Auto e do Apple CarPlay. O Volvo On Call também está disponível no Volvo XC60, permite-nos abrir e fechar portas, regular a climatização e verificar o nível de combustível.

O painel de instrumentos é totalmente digital e apresenta navegação 3D, vários temas que se alteram com o modo de condução, informações de manutenção, viagem, sistemas de segurança, multimédia e telefone. A imagem aparece de forma clara e a circulação entre menus é intuitiva.

A posição de condução do Volvo XC60 garante o conforto e a boa visibilidade, em qualquer que seja a nossa postura enquanto conduzimos. Em parte, a boa visibilidade deve-se aos pilares dianteiros e traseiros finos. O condutor sente-se em harmonia com o Volvo XC60, não só pela componente da segurança e visibilidade, mas também pela boa pega do volante e pela ergonomia dos assentos, que proporcionam uma maior envolvência na condução do Volvo XC60.

O comportamento em estrada é agradável devido a uma configuração de suspensão equilibrada, que filtra na perfeição as irregularidades da estrada e que nos permite enfrentar terrenos mais acidentados no fora-de-estrada com todo o conforto. Quando queremos dar “fogo à peça” nota-se o adornar da carroçaria, mas o comportamento é previsível e as ajudas à condução estão sempre em “estado de alerta”. Outro ponto a favor do Volvo XC60 é a direcção que é directa q.b, sem se tornar excessivamente “pesada” como acontece em alguns modelos.

Abrimos o capô e encontramos um motor 2.0 Litros diesel de 4 cilindros, que trabalha em conjunto com um sistema híbrido de 48 volts. Esta motorização foi apelidada “B5” e faz parte da intenção da Volvo de ter uma gama 100% electrificada. A gama dos híbridos plug-in já representa 25% da produção da marca e espera-se que estas motorizações “B”, dotadas de sistemas híbridos leves, detenham também uma “grande quota” da produção da Volvo, em substituição dos motores exclusivamente diesel ou gasolina. Os sistemas híbridos leves estarão disponíveis em motorizações diesel e gasolina e em modelos de tracção dianteira ou integral.

O Volvo XC60 B5 tem um “gerador” de 48V que recebe energia através da travagem e ajuda o motor diesel 2.0 litros a circular, fazendo-o reduzir consumos e emissões de CO2. Esta motorização apresenta uma potência de 235cv e 480Nm de binário. Esta receita faz com que acelere dos 0 aos 100km/h em apenas 7,1 segundos, antes de chegar à velocidade máxima de 220km/h. A potência é enviada para as 4 rodas através de uma caixa automática Geartronic de 8 velocidades que é rápida e suave q.b no modo automático. Já o modo sequencial desta caixa de velocidades requer habituação, uma vez que para efectuarmos as tocas de mudança, fazê-mo-lo no selector e de forma horizontal (direita/esquerda).

O surpreendente para além do grande poder de aceleração são realmente os consumos, que no nosso ensaio rondaram os 6,6 Litros a cada 100km, com percursos mistos, com e sem trânsito, com condução maioritariamente em modo Comfort.


Os modos de condução alteram a resposta do acelerador, comportamento da caixa de velocidades, direcção e tema do painel de instrumentos. O modo “Eco” reduz a resposta do acelerador e da climatização, enquanto o modo “Comfort” ajusta a resposta do acelerador para uma utilização quotidiana, sem limitações na climatização. O modo Dynamic é o modo desportivo, onde notamos trocas de caixa mais tardias, uma resposta mais rápida no acelerador e uma direcção mais comunicativa.

No que toca à segurança, o Volvo XC60 é um exemplo, uma vez que foi considerado um dos modelos mais seguros da sua categoria. Obteve as 5 estrelas nos testes Euro NCAP com 98% na protecção dos adultos, 87% na protecção das crianças, 76% na protecção dos peões e 95% nas ajudas à condução.

Os resultados acima apresentados foram conseguidos com o equipamento de série. Porém, o Volvo XC60 Inscription B5 que testámos tinha alguns argumentos “extra” no campo da segurança, através do pack Intellisafe pro (1.796,00€) que dota o Volvo XC60 de cruise-control adaptativo com função de paragem e arranque e alerta de ângulo morto.

O sistema Pilot Assist funciona bem, reconhece rapidamente as linhas de uma auto-estrada ou via-rápida e mantém o Volvo XC60 centrado na via, mantendo-e alerta com a distância de segurança para o automóvel que circula à nossa frente. Nas filas de trânsito, o Volvo XC60 pára e arranca sem grandes cerimónias ou “sustos”.

O Volvo XC60 B5 Inscription está disponível a partir dos 68.420,00€ e a versão ensaiada tem o valor de 79.769,00€, que se justifica com os Packs: Versatility pro (726€), Xenium (2.608€), Light (1.119€) Intellisafe pro (1.796€) e Park assist (677€). Os opcionais também são responsáveis pelo preço final:
Banco elétrico para passageiro (461€), Bancos dianteiros aquecidos (300€), Apoio lateral regulável eletricamente (180€) e Banco do passageiro com memória (92€). O Volvo XC60 B5 Mild Hybrid paga de IUC: 258,78€.

Fotos: João Santos

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