NoticiasComunicados de Imprensa

FCA estreia carregamento elétrico fácil com a Easy Wallbox™ da ENGIE Eps

A partir de agora, carregar um veículo elétrico ou híbrido plug-in deixa de ser problema. Com a Easy Wallbox™, desenvolvida pela ENGIE Eps exclusivamente para a Fiat Chrysler Automobiles, é possível carregar de imediato o novo veículo acabado de sair do concessionário, sem modificações no sistema elétrico de casa. O novo dispositivo de carregamento ENGIE Eps é “plug-and-play” – tal como um equipamento familiar – e fica imediatamente funcional, requisito essencial para a difusão da eletrificação doméstica.

Para apresentar o dispositivo e mostrar a facilidade de instalação e utilização, a FCA e a ENGIE Eps levaram um Jeep Renegade 4xe e uma Easy Wallbox™ para um local onde não seria de esperar a presença de um veículo eletrificado e de um sistema de carregamento: o fascinante cenário de Piana di Vigezzo (no vale com o mesmo nome, no alto de Verbano Cusio Ossola), a uma altitude de quase 1800 metros. Este é o ponto de chegada do teleférico por cabo mais longo da Europa, 100% do qual será em breve alimentado com ‘eletricidade verde’, graças à ENGIE Eps.

Depois de uma segura e fácil subida e descida de uma íngreme encosta em modo elétrico, o Jeep Renegade 4xe foi ligado a uma Easy Wallbox™ instalada perto da estação de chegada do teleférico, com uma deslumbrante vista sobre os Alpes.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do equipamento, Carlalberto Guglielminotti, CEO da ENGIE Eps, afirmou: “Queremos provar que não há obstáculos intransponíveis para os Jeep e que estes podem ser completamente carregados utilizando a tecnologia Easy Wallbox™, mesmo a elevada altitude, num refúgio de montanha e a temperaturas abaixo de zero.”

A Easy Wallbox™ pode funcionar em modo “plug-and-play” sem modificações, por meio de uma simples tomada Schuko (até 2,2 kW). Com uma linha de alimentação específica, a Easy Wallbox™ opera até 7,4 kW: para carregar o veículo mais rapidamente sem ter de comprar outro dispositivo.

A Easy Wallbox™ é instalada com duas tomadas de parede, liga-se facilmente à rede elétrica e significa que pode carregar as baterias do veículo sem ultrapassar a potência contratada ou os limites obrigatórios. Além disso, só será necessária uma ligeira intervenção de um eletricista, pois o dispositivo utiliza apenas a potência de casa disponível em tempo real, evitando qualquer risco de sobrecarga.

A “Easy Wallbox™ – continuou Guglielminotti – foi patenteada pela ENGIE Eps exclusivamente para a FCA. O produto tem projeto e produção inteiramente italianos. É a única wallbox a operar até 2,2 kW que não precisa de ser instalada por um técnico ou por um eletricista. É o resultado do trabalho de cerca de 100 engenheiros e investigadores da ENGIE Eps que, com os institutos politécnicos de Turim e de Milão, contribuem, há mais de 15 anos, para a excelência da tecnologia italiana, conceituada em todo o mundo.

Remontando a 2017, a parceria entre a ENGIE Eps e a Fiat Chrysler Automobiles – cuja estratégia de e-Mobility está a ser aplicada na região EMEA há alguns meses – tem como objetivo gerir as mudanças da melhor forma possível, coordenando todo o trabalho relacionado com a mobilidade elétrica.

Segundo as palavras de Roberto Di Stefano, Responsável de e-Mobility: “O percurso que escolhemos não consiste apenas na eletrificação de veículos, mas sim numa forma completamente diferente de encarar a utilização do automóvel e a mobilidade em geral.”

Está prevista para breve a chegada de vários modelos elétricos e híbridos: desde os Fiat Panda e 500 Hybrid, já em comercialização, até ao Jeep Renegade e ao Compass PHEV no primeiro semestre do ano, passando pelo novo 500 e pelo Ducato completamente elétrico, que chegarão mais tarde. Representam o primeiro e fundamental passo em direção a uma estratégia abrangente e articulada, um novo modo de conceber a mobilidade centrada no ambiente, mas sem perder de vista as exigências dos clientes.

“A FCA está, portanto, a começar – prosseguiu Di Stefano – a criar um autêntico ecossistema de produtos e serviços, de modo a satisfazer as expectativas de quem usa um veículo elétrico ou eletrificado, para que a utilização dessas viaturas se torne um hábito generalizado e consolidado.”

A parceria com a ENGIE Eps – emblemática deste novo modo de operar – inclui a construção, na fábrica de Mirafiori, em Turim, tanto do maior projeto experimental a nível mundial de tecnologia “De Veículo para a Rede” (V2G) como de Painéis de Produção de Energia Solar, em colaboração com a ENGIE Itália.

“Com base no projeto-piloto V2G – concluiu Di Stefano – estamos a desenvolver uma instalação para 700 veículos elétricos capaz de produzir 25 MW e de fornecer serviços de estabilização à rede elétrica quando os veículos não estão a ser utilizados. Entretanto, os painéis fotovoltaicos deste último projeto – instalados sobre 120.000 m2 de telhados e cobrindo 1750 espaços de estacionamento (30.000 m2) – estarão aptos a produzir 15 MW de energia. Tudo isto vai contribuir para reduzir as emissões de CO2 em mais de 5000 toneladas e fornecerá energia sustentável para efetuar o carregamento dos veículos eletrificados produzidos em Mirafiori.

Artigo anterior

Armindo Araújo vence Rally Serras de Fafe e Felgueiras!

Artigo seguinte

Volvo XC60 B5 Inscription AWD: Para todas as ocasiões!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.