NoticiasEnsaios

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv!

A Volvo sempre foi uma marca Premium digna desse nome, se voltarmos atrás na história, não faltaram modelos entusiasmantes e com designs irreverentes bem à frente do seu tempo, lembro-me agora dos Volvo 480, Volvo 300 ou os Volvo 1800. A marca teve uma fase menos boa e o mercado automóvel chegou mesmo a pensar que podia deixar de existir, todavia, tornou-se um verdadeiro exemplo de superação, vende cerca de 1,2 milhões de automóveis anualmente e continua a escrever a sua história com modelos verdadeiramente belos, entusiasmantes e brilhantes do ponto do vista da performance e tecnologia, esse é o caso do Volvo C40 RECHARGE!

A Volvo começou a produzir automóveis em 1927 com a motivação de criar os veículos mais seguros e robustos para as estradas Suecas. Desde então, a Volvo tem marcado a industria automóvel de várias formas, mantendo sempre o seu mind-set humilde e empático que foca os seus produtos nas pessoas e na sua segurança. O resultado? Criação do cinto de segurança de 3 pontos em 1959, a eleição oficial como a marca referência que definia os padrões de segurança para todos os novos automóveis nos Estados Unidos em 1976 e foi até a primeira marca a aplicar airbags para proteção dos passageiros.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 28

Esta marca Sueca é, na nossa ótica, uma das melhores marcas da industria automóvel a lançar automóveis desportivos e de alta potência realmente discretos e civilizados, olhemos para modelos como: Volvo 740 2.3 Turbo, Volvo 850 T5-R ou mesmo os mais recentes S60 T6 Polestar (ensaio aqui). Estes modelos da marca encantaram gerações e foram adquiridos pelas pessoas que gostam de potência com a máxima discrição. É bom poder conduzir um desportivo que gostamos sem que estejam constantemente a encostar-se à nossa traseira para “ouvir a máquina” ou para “picar o condutor”, o aspeto dos desportivos da Volvo traz tranquilidade e serenidade e todos estes, pensavam nas famílias com espaços a bordo bastante aceitáveis e todas as comodidades que se encontravam nas suas versões mais convencionais.

O Volvo C40 Recharge Twin-Motor herda o legado deixado pelos modelos que mencionámos, é um automóvel dedicado à família, que sabe ser um desportivo discreto e civilizado. Consegue ser mais rápido e silencioso que todos os outros, e ainda é elétrico, o que reduz o impacto ambiental, uma preocupação cada vez mais frequente.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 29

Face ao Volvo XC40, a outra proposta da Volvo neste segmento, o Volvo C40 tem um design mais desportivo devido à sua silhueta coupé.

Na dianteira temos uma grelha fechada, que nos lembra que se trata de um veículo elétrico. O capô é direito e as óticas têm a assinatura LED martelo de Tor a que a Volvo já nos habituou. Os guarda-lamas são salientes e os arcos das rodas recebem proteções que concedem um estilo mais aventureiro ao Volvo C40. Destacamos a pintura bi-tom que oferece maior maior dinamismo ao design e as proteções generosas das embaladeiras que acentuam o conceito SUV.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 30

A linha de cintura do Volvo C40 é bastante elevada, o que faz com que as portas pareçam muito altas e robustas. A linha descendente do tejadilho marca toda a diferença, pois é esta que torna o Volvo C40 naquilo a que chamamos um SUV Coupé.

A traseira é curta e é a área mais desportiva do Volvo C40. A tampa da bagageira é muito inclinada e alberga os farolins traseiros que descem desde o tejadilho até meio da traseira. A tampa da bagageira cria ainda um spoiler bastante discreto mas desportivo. A assinatura luminosa deste Volvo C40 é mais vistosa do que a dos restantes modelos Volvo, pois o facto de acompanhar a inclinação da traseira torna-a mais tridimensional, para um efeito bem agradável à vista.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 31

No equipamento exterior, o VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR apresenta óticas e farolins Full-Led, faróis de nevoeiro, vidros traseiros escurecidos (389,00€), jantes de 19 polegadas envolvidas em pneus 235/50, portão traseiro elétrico, entre outros.

O acesso ao Volvo C40 não é uma referência, principalmente quando falamos do acesso aos lugares traseiros. A sua traseira descendente prejudica a entrada ao nível da cabeça, principalmente para os passageiros de maior estatura. A abertura das portas traseiras também não é a mais condescendente, o que não beneficia a entrada para pessoas com mobilidade mais reduzida ou a colocação de cadeirinhas de criança. Embora a abertura não seja a mais condescendente, deixa espaço suficiente para a passagem dos pés.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 32

Aos lugares dianteiros é fácil aceder, a altura ao solo mais elevada beneficia a entrada, a abertura das portas dianteiras satisfaz e há espaço suficiente para a passagem da cabeça.

O espaço a bordo é suficiente para 4 adultos, mesmo que estes tenham uma estatura mais elevada, o espaço para os joelhos nos lugares traseiros é bastante agradável, e mesmo o espaço para os ombros era suficiente. De ressalvar que o modelo que ensaiámos é um modelo com teto de abrir, o que penaliza o espaço para a cabeça que, ainda assim, era generoso até para um adulto com cerca de 1.80m.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 33

Na dianteira há espaço suficiente entre os bancos, o que faz com que o interior se torne mais amplo e harmonioso, sem “lutas de cotovelos” nos apoios de braço.

O conforto está assegurado pelos bancos com bons apoios laterais, bons apoios lombares e bastante apoio para as pernas que acaba por reduzir a fadiga nas viagens mais longas.

Para além do espaço para os passageiros, há também espaço para armazenamento de objetos no interior. Embora o porta-luvas seja diminuto, as bolsas das portas são generosas e o apoio de braço central esconde mais alguns litros de arrumação. Ao nível da bagageira, este Volvo C40 RECHARGE oferece 413 Litros de capacidade com 5 lugares sentados, um número que ascende aos 1205 Litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Quando abrimos o capô o Volvo C40 ainda nos surpreende com um espaço de armazenamento fechado que oferece mais 31 Litros, o suficiente para guardar cabos de carregamento ou outros objetos.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 34

Se não houver espaço suficiente para transportar o que é necessário, a boa noticia é que o Volvo C40 RECHARGE TWIN MOTOR tem tração integral, paga apenas classe 1 nas portagens e tem a capacidade de rebocar até 750kg com um atrelado sem travão e 1800kg com um atrelado com travão.

O interior é minimalista tal como a Volvo nos habituou, o que não é necessariamente mau. Neste caso, o menos é mais e prescinde-se dos botões em demasia para dar lugar a dois ecrãs de tamanho generoso q.b e a materiais nobres, um design contemporâneo, elegante e robusto, que nos faz sentir em casa.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 35

Falando em materiais e requinte, encontramos neste Volvo tablier emborrachado, assim como as portas dianteiras e traseiras acima do nível da cintura, enquanto as saídas da climatização adotam molduras a preto brilhante e detalhes cromados. A junção do preto brilhante e do cromado surge um pouco por todo o interior: volante, botões da consola central, puxadores das portas, entre outros. Embora este Volvo tenha um aspeto mais desportivo com a sua linha coupé, a marca sueca não prescinde do requinte que, nesta unidade, surgia com aplicações em madeira no tablier e portas. À semelhança do que acontecia com o Volvo XC40 RECHARGE, este modelo também está desprovido de couros, o que enfatiza a preocupação ambiental.

A insonorização num automóvel elétrico é mais importante do que num automóvel térmico, uma vez que na ausência de ruído do motor todos os ruídos “estranhos” têm tendência a ganhar maior destaque. Neste campo, o Volvo C40 é um verdadeiro mestre, não há ruídos parasitas, nem mesmo nos caminhos mais acidentados. As viagens em autoestrada também acontecem com a bênção dos deuses, uma vez que quase não se ouvem ruídos de deslocação do ar. Estes factos levam-nos a concluir que há, efetivamente, uma preocupação grande ao nível da qualidade dos materiais e da montagem por parte da marca sueca.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 36

O equipamento no interior também preenche as necessidades de qualquer condutor. Encontramos banco do condutor com regulação elétrica e memória, sistema de som premium Harman Kardon, ar-condicionado automático dupla-zona, saídas da climatização para os lugares traseiros, câmara de ajuda ao estacionamento 360º, chave mãos-livres, painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, entradas USB-C na dianteira e nos lugares traseiros, e ainda um sistema de navegação e multimédia com sistema Google Integrado implementado num ecrã com ótima definição.

O painel de instrumentos tem uma excelente definição, apresenta navegação em 3D e informações de multimédia, consumo e viagens, sistemas de ajuda à condução e também informações do sistema híbrido.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 37

O sistema de navegação e multimédia tem software Google, por isso, é rápido, intuitivo, tem todas as funcionalidades que qualquer condutor precisa e ainda atualiza automaticamente. Para os condutores mais exigentes, a Play Store da Google está também disponível e possibilita o download de outras aplicações que nos sejam convenientes. O assistente Google funciona na perfeição e em português, basta dizermos: “OK Google! Liga o ar-condicionado a 20º graus!” e a ordem é cumprida sem grandes demoras. Se quisermos utilizar a fundo o sistema Google Assistant, este permite ainda definir um destino da navegação, podemos “brincar” e pedir para contar piadas, saber informações de postos de carregamentos, realizar pesquisas google por voz.

O google maps integrado está habilitado a auxiliar os condutores de veículos elétricos ao permitir um planeamento do percurso com paragens para recarregamentos. Outras funcionalidades do sistema de navegação e multimédia que podem ser úteis neste tipo de veículos são o limitador de carga na bateria, pré-climatização do habitáculo e ainda programação do carregamento.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 38

Nunca foi tão fácil guiar um automóvel, neste caso, nem precisamos de chave ou botões “start”. Entramos dentro do Volvo C40 Recharge e estamos prontos a arrancar desde que tenhamos o cinto de segurança colocado. A posição de condução é elevada e oferece uma visibilidade digna de registo para a dianteira devido a pilares A e B finos, que privilegiam a visibilidade do condutor. A visibilidade para a traseira deixa bastante a desejar com um “Pilar C” de dimensões avultadas e um óculo traseiro realmente diminuto.

O Volvo C40 é praticamente um “pré-desportivo”, tem uma silhueta interessante, bastante aerodinâmica e pareceu-nos mais firme no amortecimento e pisar na estrada do que o seu irmão XC40. O adornar da carroçaria não é tão notável, mas mantém o comportamento seguro e previsível. A direção é comunicativa q.b, o chassis competente e a tração integral proporciona uma confiança “extra” já que mantem o Volvo C40 colado à estrada. Os modos de condução são geridos com o pedal do lado direito, pois só temos um modo de condução com apenas um pedal e um modo Off-Road que melhora a aderência em superfícies mais escorregadias.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 39

Debaixo da carroçaria temos dois motores elétricos que debitam 204 cv de potência e 330Nm de binário cada um. Em conjunto, estes dois motores têm uma potência 408cv e 660 Nm de binário! A aceleração é absolutamente incrível e é capaz de deixar qualquer automóvel comum mal visto. Quando esmagamos o pedal do acelerador a magia acontece, ficamos com os olhos colados à nuca e desaparecemos num ápice em relação aos outros automóveis.

Neste Volvo C40 precisamos de apenas 4,7 segundos para ultrapassar os 100km/h, o que é realmente rápido. A velocidade máxima está limitada aos 180km/h, não só neste modelo mas também na restante gama Volvo, uma marca que tomou a iniciativa de limitar os seus modelos porque acredita que os 180km/h são suficientes para uma emergência e que é importante reduzir a sinistralidade rodoviária.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 40

Por baixo do Volvo C40 está uma bateria de iões de lítio com 78kWh dos quais 75kWh são utilizáveis, Esta bateria proporciona uma autonomia de cerca de 420 quilómetros. A média anunciada é de 23kWh/100km.

No que toca aos recarregamentos, a bateria tem uma capacidade generosa, todavia, a Volvo ofereceu ao C40 RECHARGE um carregador interno (OBC) trifásico com 11kW, que permite carregar a bateria em postos públicos de recarregamento (trifásicos) dos 0 aos 100% em cerca de 8 horas. Claro que são poucas as pessoas que deixam a bateria descarregar completamente, o que significa que o tempo de recarregamento será sempre inferior. Quando ligamos o VOLVO C40 a um posto público de recarregamento ou wallbox monofásica (passando a corrente só por uma fase) o carregamento passa a ser efetuado a 3,7kW, o que acaba por aumentar consideravelmente o tempo de carregamento deste automóvel que, neste caso, precisa de 20 horas para recarregar a bateria dos 0 aos 100%. O carregamento rápido em corrente contínua é aceite até 140kW, conseguimos parar e recarregar 80% da bateria em apenas 40 minutos.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 41

No que toca à segurança, o Volvo C40 RECHARGE TWIN MOTOR oferece de série sistemas como: Alerta de piso escorregadio, Sistema de centragem na via, alerta de ângulo-morto e sistema de ajuda em descida. A bateria está protegida por uma “safety cage” integrada na estrutura do automóvel, enquanto a motorização elétrica está integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora do habitáculo.

Este modelo obteve 5 estrelas nos testes Euro NCAP em 2022 com 92% na proteção dos adultos, 89% na proteção das crianças, 70% na proteção dos peões e 89% nas ajudas à condução. Excelentes números, mesmo quando comparados com automóveis premium de segmentos superiores.

VOLVO C40 RECHARGE TWIN-MOTOR: Civismo e elegância com 408cv! 42

O Volvo C40 tem o preço base de 48.826,00€ já com IVA. Já a unidade ensaiada Volvo C40 RECHARGE TWIN MOTOR com 408cv de potência e tração integral tem o custo de 60.954,00€ que inclui a côr azul Fjord e vidros traseiros escurecidos. Tratando-se de um veículo elétrico, paga apenas classe 1 nas portagens, não paga IUC e tem benefícios fiscais para empresas como: dedução de 100% do IVA, isenção da tributação autónoma e dedução de 100% do valor da energia, uma vez que se trata de um veículo elétrico com um valor inferior a 62.500,00€ s/IVA.

Falando em automóveis história da marca Volvo e automóveis desportivos, não perca o nosso ensaio ao VOLVO S60 POLESTAR.

Fotos: JOÃO SANTOS

Artigo anterior

Kia triunfa nos prémios Volante de Ouro da Alemanha

Artigo seguinte

O novo Honda Civic e:HEV recebe a pontuação máxima de cinco estrelas nos últimos testes Euro NCAP

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.