Testes

Voltámos a ensaiar o melhor Roadster do Mundo – Mazda MX-5 ND

Já tínhamos andado com o Mazda MX-5 ND, na apresentação nacional para a imprensa, o artigo que escrevemos chegou a milhares de pessoas, foi partilhado no facebook da Mazda e quase que podíamos dizer que não há mais nada para falar à cerca deste Roadster. Como estamos a escrever sobre o Mazda MX-5, torna-se facil, basta carregar no botão “Start”, e passa a existir mais uma história para contar!

Voltamos a investir no titulo e a falar do Mazda MX-5 como o “melhor roadster do mundo”, pois é na realidade isso mesmo, a todos os níveis!

Imaginem um desportivo perfeito! O automóvel com que sempre sonharam! Rápido, divertido, barato e com baixa manutenção. Pois é! Esse automóvel existe e chama-se Mazda MX-5.

Mazda MX-5 18

Querem diversão? O Mazda MX-5 oferece uma distribuição de peso de 50/50 e uma linha de escape desenvolvida para nos oferecer uma nota digna de registo! E claro! Tracção traseira!

Querem prazer de condução? O Mazda MX-5 responde com uma caixa de 6 velocidades que é muito provavelmente a melhor caixa manual que alguma vez experimentámos e ainda uma direcção directa e prazerosa.

Se querem um desportivo económico… O Mazda MX-5 ND responde com um motor 1.5 SKYACTIV extremamente redondo, com consumos na casa dos 6 litros e ainda com uma medida de pneus barata 195/50R16. Já sabem! Se quiserem um Mazda MX-5 não irão fazer nenhum acordo com a Galp, nem nenhuma parceria com a Yokohama!

Mazda MX-5 2

O preço base é outra coisa que satisfaz, acreditem, nunca irão encontrar um roadster/desportivo que vos proporcione o prazer que o Mazda MX-5 ND proporciona, pelo preço base de 24.500€.

O outro ponto a favor do Mazda MX-5 ND e a favor de quem anda com um, é o design. O Mazda MX-5 é um automóvel que chama à atenção, principalmente se andarem de capota aberta com o ar-condicionado no máximo ligado no quente, num fim-de-semana de chuva e frio na Marginal à 1h da manha. Sim, nós fizemo-lo! Até que… Uma chuva de granizo decide estragar-nos o momento, nessa altura foi só abrandar e puxar a capota manual. É rápido, fácil e desprovido de problemas eléctricos no futuro.

Aprofundando um pouco mais, o design deixa toda a gente de boca aberta, é um automóvel lindíssimo com linhas “kodo”, bastante largo e com capo a perder de vista.

Mazda MX-5 26

No interior, a Mazda brinda-nos com… Mais do mesmo! Interior simples, funcional, que nunca cansa. Não esperem muito espaço de arrumação, o porta luvas foi substituído por um compartimento que se situa entre os 2 assentos, que tem espaço suficiente para guardar algumas coisas. A posição de condução é fantástica, apesar do volante não ser regulável em profundidade e está tudo muito próximo do condutor, o que transmite segurança e conexão com o automóvel. O facto de se ver sempre o capo, é bastante interessante.

O espaço para a bagageira… São 130 litros que dão para levar 2 malas de ginásio… Mas quem é que se preocupa com isso quando conduz um Mazda MX-5??

Voltamos ao comportamento que é a atracção principal do Mazda MX-5 ND. Como devem calcular, num Mazda MX-5 não pode faltar uma boa estrada de serra, só tivemos o azar de ter estado o fim-de-semana quase todo a chover. De qualquer das formas isso não nos impediu de ir dar uma voltinha até à serra do Gradil, serra de Sintra e serra da Arrábida, escusado será dizer que “odiamos”(ironia) este roadster, mais fim-de-semana e dinheiro para a gasolina houvesse e acho que conhecíamos todas as serras do pais…

Mazda MX-5 19

A chover, o Mazda MX-5 comporta-se como um tracção traseira, o mais engraçado é que com o ESP ligado este desportivo deixa-nos “brincar”, sem que se corra o risco de ficar virado ao contrario ou de perder o total controlo. Em seco, é simplesmente mais fantástico de conduzir. Sente-se o equilíbrio, a precisão e a tracção. Qualquer pessoa é capaz de imprimir um ritmo mais despachado, além disso a posição dos pedais é ideal para o “ponta-tacão”…

É absolutamente viciante, o barulho do escape no ecoar das árvores numa noite de frio na serra da Arrábida. São estes os momentos que nunca se esquecem, pelos quais vale a pena viver e ter experiências.

O Mazda MX-5 é um automóvel que puxa à emoção e ao sentimento, é o automóvel que muda a nossa perspectiva do que é condução, é um automóvel que nos marca para a vida… É o melhor roadster do mundo, é o nosso fiel companheiro que nunca nos deixa ficar mal e nos coloca um sorriso de orelha a orelha, todas as pessoas deviam ter um na garagem… Até mesmo quem não se interessa por carros fica encantado, porque o Mazda MX-5 é mais do que um simples carro que nos leva do ponto A ao ponto B, é simplesmente um turbilhão de emoções! É o andar a 50km/h à beira mar de capota aberta, é o ouvir a nota de escape no ecoar das árvores de uma serra. É maravilhoso e faz-nos pensar que a vida vale mesmo a pena!

Mazda MX-5 8

O sistema de navegação e multimédia da Mazda é muito funcional, e contém tudo o que precisamos. Não tem grandes aplicações, nem é como um computador, mas fornece tudo o que é importante, desde dados de consumo de combustível à pesquisa de pastas num dispositivo externo.

E tudo isto por tão pouco, 24.500€ custa a versão base que oferece ar-condicionado manual, rádio com bluetooth, MP3 e entrada USB.

A versão que ensaiamos Evolve Navi custa cerca de 27.500€, tem tudo o que é necessário para sermos felizes. Sistema de navegação e multimédia, ar-condicionado manual e pintura metalizada.

O Mazda MX-5 1.5 SKYACTIV irá pagar de imposto único de circulação este ano: 132,05€

Tiago Neves

Fotografias de: José Da Palma

Artigo anterior

Volvo S60 D4 Cross Country: Um Sedan Aventureiro!

Artigo seguinte

Mazda CX-4: Mais um crossover a caminho!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.