Noticias

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos)

Rimac Automobili lança novo hipercarro Nevera totalmente elétrico.

O nome vem de uma tempestade poderosa e inesperada no Mediterrâneo que atravessa o mar aberto na costa da Croácia.

Desenvolvido a partir do Rimac C_Two, cada componente foi melhorado e aperfeiçoado.

Desenhado, projetado e construído na Croácia, homologado para uso global.

Desempenho incomparável de 4 motores elétricos com um total de 1914cv de potência e 2360 Nm de binário.

A aceleração dos 0 aos 96 km/h é feita em apenas 1,85s e chegar aos 161 km/h demora só 4,3s.

Já o registo dos 0 aos 300 km/h é cumprido em 9,3s e é possível continuar a acelerar até aos 412 km/h.

Alcance WLTP de 550 km, tempo de recarga de 500 kW / 19 minutos de 0-80% do estado de carga.

Com um preço base de 2 milhões de euros, produção limitada a 150 unidades, cada uma assinada pessoalmente pelo fundador e CEO da Rimac Automobili, Mate Rimac.

O fabricante de hipercarros e especialista em tecnologia elétrica, Rimac Automobili, revelou uma versão de produção do C_Two, designado de Nevera, um hipercarro de 2 milhões de euros, totalmente elétrico, com 1914 cv, desenhado e projetado para um nível de desempenho sem precedentes.

O Nevera é uma renovação pronta a produzir do protótipo Rimac C_Two, que foi revelado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2018. Desde então, os engenheiros da Rimac aperfeiçoaram-no a todos os níveis durante um longo programa de desenvolvimento, em busca da melhor experiência de condução de um hipercarro elétrico. Com a maioria dos componentes principais do Nevera desenvolvidos na sede da Rimac, na Croácia, todos os sistemas foram melhorados e aprimorados desde os protótipos iniciais para cumprir as ambiciosas metas de desempenho estabelecidas no início do projeto em 2018.

“É isto. Este é o carro que eu tinha em mente quando embarquei nesta jornada ‘impossível’ há dez anos. Todo o nosso trabalho árduo resultou no Nevera – o nosso hipercarro recorde. Este carro nasceu para ter um desempenho superior e para elevar a fasquia, redefinindo a norma para carros de alto desempenho. E não apenas no desempenho – mas como um pacote completo.

Quando revelámos o C_Two pela primeira vez, definimos as nossas metas extremamente altas. Não havia nada que pudesse chegar mais perto ao combinar a força de um veículo elétrico e um desempenho extremo. Mas para nós, esse foi apenas o ponto de partida”, explica Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 23

“Na Rimac, todos são movidos pela curiosidade e pelo desejo de levar as coisas ao limite. Com a combinação de uso diário e desempenho de 1914 cv, o Nevera mostra que é possível quando não há restrições colocadas em tecnologia, desenvolvimento ou ambição. Nós revelamos agora um carro que leva o mercado do hipercarro a um nível mais alto, usamos hoje todo o potencial da motorização elétrica, provando o que sempre dissemos – que o hipercarro elétrico, na forma do Nevera, é para além de emocionante, e que é tão arrebatador na pista, como suave cruzando continentes.”

“Faremos apenas 150 exemplares do Nevera, cada unidade será fabricada na Croácia a partir da paixão e admiração por carros.”

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 24

Sublinhando o seu compromisso com o projeto, Mate Rimac irá testar pessoalmente e assinar cada um dos Neveras na unidade de produção da empresa nos arredores de Zagreb, Croácia, antes de serem entregues aos clientes.

Uma história de sucesso croata

Inspirado pelo génio do colega croata, engenheiro e futurista Nikola Tesla, Mate Rimac empreendeu o seu primeiro projeto elétrico quando converteu o seu BMW Série 3 E30 de 1984 para bateria na sua garagem, em 2008, aos 20 anos de idade. Ele fundou a Rimac Automobili em 2009 e, apenas 11 anos depois, a empresa comemorou a contratação do seu milésimo funcionário.

Livre do legado e de várias camadas de procedimentos e protocolos, a abordagem ágil da Rimac proporcionou um progresso impressionante num tempo incrivelmente curto. Hoje, a empresa desenvolve sistemas de transmissão e baterias elétricas de alto desempenho para muitos dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. Os seus clientes incluem Aston Martin, Porsche, Pininfarina, Hyundai, Kia, Koenigsegg, Renault, Cupra e muitos mais. Mantendo o seu crescimento contínuo, a empresa anunciou recentemente os seus planos para uma construção de última geração de 200 milhões de euros, o Campus Rimac com 200.000m2, que fornecerá casa para 2.500 funcionários nos arredores de Zagreb e a produção dos seus hipercarros, bem como a pesquisa e desenvolvimento de projetos de tecnologia elétrica de ponta.

Batizado em homenagem a uma força da natureza

Oportunamente, o Nevera tem um nome croata que reflete o desempenho prodigioso que o carro pode libertar num piscar de olhos. ‘Nevera’ é o nome dado pelos locais a uma rápida, inesperada e poderosa tempestade no Mediterrâneo, que atravessa o mar aberto na costa da Croácia, uma tempestade extremamente poderosa e carregada de relâmpagos.

Surgindo com velocidade e potência excecionais, o hipercarro de próxima geração da Rimac partilha o nome da tempestade ‘Nevera’ e parece destinado a deixar um efeito perturbador semelhante no mercado global de hipercarros. E, assim como a força da natureza que lhe deu o nome, é igualmente adepto de transformar o seu caráter num instante – de grand tourer seguro e confortável a máquina de desempenho ultrapoderoso. 

A forma segue a função

A Rimac favorece a engenharia esguia e eficaz em cada etapa, e essa filosofia é exemplificada pela natureza do design elegante e intemporal do Nevera. É aplicado a cada detalhe, incluindo a assinatura com aspeto de ‘gravata’ da Rimac, incorporada nas laterais.

“Desde o século XVII, a gravata tem sido um símbolo da força e identidade croata, e nós prestámos-lhe homenagem no nosso hipercarro Concept_One em 2011”, revela o Diretor de Design da Rimac, Adriano Mudri. “E, assim como todos os elementos do design do carro, que estão lá para fornecer uma função-chave no desempenho do Nevera, servindo como uma entrada de ar para os sistemas de arrefecimento traseiro.”

Uma série de mudanças abrangentes na carroceria, difusores de ar e entradas de ar do Nevera proporcionou uma melhoria de 34% na eficiência aerodinâmica em relação aos primeiros protótipos. O perfil do capô, a forma dos pilares e o design dos difusores e radiadores foram intensamente analisados e refinados para melhorar o fluxo de ar e a força descendente. As entradas e os canais de arrefecimento foram cuidadosamente desenvolvidos para aumentar a eficiência de arrefecimento dos sistemas de travagem e motores elétricos, resultando numa melhoria de 30% em baixas velocidades e de 7% em altas velocidades.

A Rimac também criou vários novos elementos aerodinâmicos ativos inovadores para elevar as habilidades de arrefecimento, desempenho, estabilidade e eficiência do Nevera. O perfil do capô dianteiro, aba da parte inferior da carroceria, difusor traseiro e asa traseira podem mover-se independentemente, impulsionados por algoritmos complexos que forneceram a configuração aerodinâmica ideal para cada situação de condução. Mudar do modo ‘high downforce’ para ‘low drag’ reduz o arrasto aerodinâmico em 17,5% para criar um coeficiente de arrasto de 0,3. Mudar de volta para o modo ‘high downforce’ aumenta a força descendente em 326%.

Apesar de incorporar uma grande variedade de elementos aerodinâmicos ativos, bem como diversas câmaras e sensores que permitem o recurso Driver Coach, o design do corpo do Nevera permanece coerente, uma vez que combina o drama e a beleza de um hipercarro e aparece simultaneamente moldado pelo ar e munido de tecnologia. As impressionantes portas em forma de borboleta esculpem-se elegantemente no amplo peitoril do carro à medida que se abrem, criando um espaço generoso para facilitar a entrada e a saída.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 25

As jantes de liga leve apresentam um design aerodinâmico exclusivo que canaliza o ar de arrefecimento para o sistema de travagem carbocerâmico da Brembo e garante um fluxo de ar suave pelos flancos do carro.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 26

A construção monocoque mais avançada do mundo

O monocoque inovador do Nevera, desenvolvido pelo ex-engenheiro-chefe C_Two Daniele Giachi, inclui um teto de carbono, bateria estrutural integrada e subestrutura traseira de carbono, formando a maior peça única de fibra de carbono em toda a indústria automóvel. Pesando menos de 200 kg e utilizando 2200 camadas de fibra de carbono e 222 inserções de alumínio, o monocoque envolve a bateria do carro para formar uma estrutura compacta, mas incrivelmente forte, com uma rigidez torcional de 70.000 Nm/grau. O nível de força e segurança incomparáveis que isso oferece contribuiu para que o Nevera conseguisse atingir os rígidos padrões de homologação global e entregasse a estrutura mais rígida de qualquer carro já feito.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 27

 

Dirigindo o futuro

A chave para o desempenho excecional do Nevera é o motor elétrico pioneiro da Rimac. Cada componente do motor elétrico do Nevera foi exaustivamente trabalhado desde o seu início para fornecer mais binário, maior desempenho e maior eficiência.

A bateria exclusiva em forma de H, com refrigeração líquida, 120 kWh e 6960 células foi projetada do zero pela Rimac e está no coração do Nevera. Capaz de produzir 1,4 MW de potência, a bateria de lítio/manganês/níquel também faz parte do núcleo do carro, adicionando 37% de rigidez estrutural ao monocoque de fibra de carbono. O posicionamento ideal da bateria, baixo e central dentro do piso do carro, contribui para um centro de gravidade ultrabaixo que ajuda a criar uma excelente distribuição de peso dianteiro/traseiro 48/52 e o melhor equilíbrio de manuseio possível.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 28

Os desenvolvimentos do sistema avançado de arrefecimento da bateria tornaram-no ainda mais eficiente desde a introdução do C_Two, permitindo que seja fornecida mais energia por períodos maiores. Quatro motores de ímã permanente montados na superfície sob medida acionam as quatro rodas do Nevera individualmente. Juntos, permitem 1914 cv e 2360 Nm de binário, o que é o triplo da saída de um supercarro com “motor convencional”. As rodas dianteiras e traseiras são conectadas a um par de caixas de câmbio de uma velocidade.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 29

Capazes de invocar instantaneamente o binário máximo desde o primeiro momento, os motores elétricos do Nevera são 97% eficientes – em comparação com 40% para os motores de combustão interna mais eficazes – e completamente livres de manutenção ao longo de sua vida operacional.

Aceleração de outro mundo – superando as metas ambiciosas

Com a capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,97s e continuar a aceleração até uma velocidade máxima de 412 km/h, o Nevera abre uma nova dimensão no desempenho dos hipercarros. Acelerar do repouso para 161 km/h requer apenas 4,3 segundos e mantém uma aceleração de arregalar os olhos ao longo de um ciclo de aceleração total, atingindo 300 km/h do repouso em 9,3 segundos, retirando 2,5 segundos do objetivo inicial.

Entrega de potência perfeita, potência de paragem impecável

O sistema All-Wheel Torque Vectoring 2 (R-AWTV 2) da Rimac substitui os sistemas tradicionais de programa eletrónico de estabilidade e controle de tração para reforçar a aderência e a tração. Enquanto isso, o sistema R-AWTV 2 do Nevera permite respostas dinâmicas infinitamente variáveis às condições da estrada, calibrando a quantidade de binário fornecido a cada roda. O R-AWTV 2 calcula o nível preciso de binário para canalizar através de cada roda para uma estabilidade máxima e agilidade excecional. Preventivo e responsivo, o R-AWTV lê a estrada e faz mais de 100 cálculos por segundo para ajustar o nível de binário para atingir o estilo de condução desejado.

“O nosso vetor de binário permite um novo nível de calibração do trem de força”, explica Miroslav Zrnčević, responsável de testes e desenvolvimento da Rimac, “e dependendo do modo de condução selecionado, a tecnologia R-AWTV 2 pode permitir que o Nevera seja desviado lateralmente ou fornecer níveis ideais de aderência com tração nas quatro rodas, tração e segurança – não importa o quão desafiadoras sejam as condições da estrada e do clima. Graças à força de quatro motores individuais, o condutor pode também alterar a distribuição de binário e personalizar ainda mais a entrega de desempenho, por uma tração totalmente sob medida – variando entre carro de tração dianteira e traseira.”

O Nevera está também equipado com tecnologia de travagem de ponta. Um complexo sistema auxiliar da travagem eletro-hidraúlico com simulador de sensação do pedal distribui a força da travagem entre os travões de fricção e o motor elétrico, dependendo da bateria, motor elétrico e estado dos travões. Por exemplo, dissipa energia cinética através dos travões de fricção se a bateria estiver próxima dos seus limites térmicos, ou ativa uma travagem mais regenerativa caso os travões de fricção estejam quentes. Todas essas transições devem permanecer em segundo plano, e são impercetíveis para o condutor. Isso permite que o Nevera faça um melhor uso da travagem regenerativa do que qualquer outro carro existente no mercado. Além de uma travagem regenerativa com alcance máximo de 300 kW fornecida pelos motores elétricos, o poder de travagem substancial vem de discos de travagem de cerâmica de carbono Brembo CCMR de 390 mm e pinças de seis pistões. Combinados, fornecem uma travagem consistente e excecionalmente poderosa, mesmo quando o carro é sujeito a forças extremas na estrada.

Grand tourer descontraído com precisão de ataque à pista

A suspensão em forma de triângulo duplo com amortecedores controlados eletronicamente e ajuste ativo de altura de passeio fornece uma combinação de um passeio suave e confortável, controle de corpo exemplar e manuseio ultra-ágil.

Enfatizando a abordagem da Rimac de tecnologia em primeiro lugar, o Nevera utiliza a mais recente direção assistida elétrica com função steer-by-wire, permitindo um feedback do condutor, dependendo do modo de condução. Além disso, funciona como um sistema drive-by-wire no modo Driver Coach para demonstrar ao condutor linhas de direção ideais e controle do veículo.

O sistema R-AWTV 2 versátil e responsivo da Rimac permite a calibração do sistema de transmissão do Nevera para facilitar qualquer estilo de direção por meio de sete modos de condução diferentes.

Para uma condução verdadeiramente envolvente na estrada, o modo SPORT melhora a resposta do acelerador, travões, suspensão e direção, enquanto o modo DRIFT fornece mais binário às rodas traseiras para acentuar a sobreviragem e ajudar a manter o carro numa derrapagem controlada na estrada. O modo COMFORT atinge um equilíbrio perfeito entre um passeio relaxante, eficiência e prazer de conduzir, enquanto o modo RANGE permite que o Nevera alcance a quilometragem máxima de cada carga da bateria. Em mãos experientes, o modo TRACK define o Nevera para uma configuração total e sem restrições para ajudar o condutor a explorar todo o potencial do carro. Finalmente, dois modos personalizados permitem que o condutor aceda às suas características pessoais de desempenho pré-selecionadas.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 30

O primeiro treinador de IA do mundo

Para permitir que todos os condutores extraiam o máximo desempenho do Nevera e ajudá-los a desenvolver ainda mais as suas capacidades de condução, a Rimac desenvolveu o primeiro Driver Coach de IA (Inteligência Artificial) do mundo. Adicionando uma nova dimensão envolvente à experiência de condução, o Driver Coach do Nevera avalia o desempenho e fornece orientação para otimizar e melhorar o desempenho do condutor.

Acedendo a 12 sensores ultrassónicos, 13 câmaras, 6 radares e o mais recente sistema operacional NVIDIA Pegasus, o Driving Coach da Rimac adiciona uma experiência adicional ao volante. O sistema sobrepõe circuitos de corrida selecionados em tempo real, oferecendo orientação áudio e visual clara e precisa, para permitir ao condutor aperfeiçoar as suas linhas de condução, pontos de travagem e aceleração e comandos de direção.

O recurso Driver Coach estará disponível em 2022 e será lançado através de atualizações para carros Nevera já entregues, cujo hardware está preparado para este recurso exclusivo.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 31 

Cabine de design minimalista, máximo conforto e controle

Com espaço para dois ocupantes e suas bagagens, o Nevera tanto é um grand tourer eficiente como um hipercarro de alto desempenho. Os painéis digitais eliminam botões e interruptores desnecessários, deixando apenas os controles táteis essenciais, dando mais espaço para desfrutar do interior cuidadosamente projetado do Nevera.

O cockpit apresenta um trio de telas TFT de alta definição, que apresentam muitas ou poucas informações de acordo com as necessidades do utilizador. Configurado para direção em estrada e conforto, o layout do cockpit é dividido em duas zonas: o foco do segmento superior é inteiramente colocado no prazer de condução e desempenho, enquanto a parte inferior abriga o sistema de infoentretenimento, controles de conforto e dados de condução.

Controles giratórios e interruptores de alumínio – incluindo três visores com controle giratório – fornecem uma sensação totalmente analógica, adaptados para permitir que o condutor utilize a tecnologia digital de ponta de uma maneira ainda mais envolvente. Do cockpit, o condutor pode controlar todos os aspetos do desempenho do carro com telemetria em tempo real, para download num computador ou smartphone para análise posterior.

Rimac Nevera agarra o mercado de hipercarros inspirado em tempestade (videos) 32

Conectividade e aplicativo móvel

O sistema Rimac M2M fornece uma grande quantidade de dados em tempo real para o fabricante e também para o proprietário. Enquanto o utilizador está conectado ao veículo por meio de uma aplicação móvel intuitiva, o fabricante recebe dados de desempenho anónimos.

Usando aplicações móveis desenvolvidas na Rimac, os proprietários do Nevera podem seguir dados ao vivo, como localização GPS, velocidade de carregamento e status da bateria, ao mesmo tempo que os usam para analisar o desempenho da condução, métricas e visualizações de mapas no Android e iOS.

Programa de personalização quase ilimitado

Dois Neveras nunca sairão da fábrica da Rimac com a mesma aparência ou com as mesmas especificações, graças à possibilidade de os clientes poderem escolher entre uma ampla gama de acessórios personalizados e opções de materiais. Além do programa de personalização individual premium da empresa, a Rimac oferece uma variedade de edições: GT, Signature, Timeless ou os clientes podem optar por fazer sob medida.

Experiência final do cliente

Como parte da jornada do cliente, cada proprietário do Nevera será convidado a ir à Croácia para projetar o seu carro de acordo com os seus requisitos. O Nevera em si estará disponível exclusivamente por meio da rede de revendedores globais da Rimac, abrangendo 19 locais e muitas das principais cidades do mundo na Europa, América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia.

 

Artigo anterior

Bentley inaugura novo Centro de Excelência na fábrica de Crewe (vídeo)

Artigo seguinte

Mazda Parkway um unicórnio de motor rotativo

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.