Artigos

Protótipo GT X Experimental oferece nova imagem à Opel!

A Opel está a trabalhar num novo protótipo que pretende sublinhar os valores da marca que pretende ser acessível e emocionante. Este modelo expressa a nova frente dos modelos da Opel e será revelado ainda este ano.

A Opel faz parte do grupo PSA há precisamente 1 ano, por isso, escolheu a data deste aniversário para revelar os primeiros detalhes do protótipo Opel GT X Experimental e, com isso, fazer uma antevisão do futuro da marca e do ‘design’ dos seus próximos modelos. Neste contexto, a Opel destaca três valores que constituem, mais do que nunca, as suas referências: uma marca alemã, acessível e emocionante.

«Vamos seguir, com rigor, os valores da nossa marca, em tudo o que fizermos. Isto é válido tanto para as ideias como para o desenvolvimento de novos modelos, sendo peça-chave do nosso plano PACE!. A identidade da nossa marca é o nosso futuro», defende o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «Por isso, encarreguei as nossas equipas de ‘design’ e de engenharia de traduzirem esses valores num ‘concept car’. O Opel GT X Experimental, que terá estreia mundial antes do final do ano, é o resultado desse trabalho».

O Opel GT X Experimental oferece um primeiro olhar sobre os planos da Opel para o futuro e sobre a aparência dos modelos do fabricante projetados para meados da década de 2020. O protótipo revela, nomeadamente, o novo conceito que dará forma à secção dianteira desses modelos. As linhas principais são dadas pelo “Opel Compass”, que define dois eixos principais que intersectam o logótipo Opel colocado no centro da grelha. Na vertical sobressai o vinco central do capô do motor e na horizontal a assinatura em forma de asa das luzes diurnas. O lendário ‘Blitz’ está no ponto fulcral deste desenho.

Os faróis, a luzes diurnas, as câmaras e os sensores dos sistemas de assistência à condução, bem como o logótipo Opel, são enquadrados num único elemento de ‘design’. Esta peça, cuja criação foi inspirada na viseira de um capacete de moto, recebe a designação de “Vizor” e dará ao rosto dos futuros Opel uma nova identidade marcante.

«Estamos a revelar novos potenciais. Apenas um ano depois de integrarmos o Groupe PSA e após nove meses desde que anunciámos o nosso plano estratégico PACE!, tornámo-nos bastante mais eficientes e podemos olhar o futuro com verdadeira confiança. Anunciámos recentemente os resultados financeiros do primeiro semestre, que revelam lucro operacional de 502 milhões de euros, margem operacional de cinco por cento e ‘free cash flow’ operacional em torno de 1,2 mil milhões de euros. E agora estou particularmente orgulhoso de levantar um pouco o véu sobre o GT X Experimental. Este protótipo espelha, com confiança, os valores da nossa marca. Engenharia alemã, precisão e qualidade, surgirão acompanhadas de ideias inovadoras e emocionantes. O GT X Experimental incorpora tudo isso», explica o CEO da Opel, Michael Lohscheller.

O novo Opel GT X Experimental será revelado este ano. O nome está ligado a uma longa tradição de importantes ‘concept cars’ da Opel. O fabricante de automóveis de Rüsselsheim foi o primeiro a apresentar um estudo de ‘design’ na Europa, com o Experimental GT, em 1965. O Monza Concept (2013) e o GT Concept (2016), por seu turno, constituíram marcos relevantes no percurso que trouxe a marca até ao GT X Experimental. Na verdade, ambos tinham afinado os valores da Opel e destacado temas como a eficiência e o ‘design’ puro, sem assumirem formas irrealistas.

A equipa de Design da Opel trabalhou com base na herança deixada pelos protótipos históricos e traçou uma nova execução de ‘design’ marcante para o exterior e para o interior dos seus futuros modelos. «Nós somos a marca que tem orgulho na sua herança alemã, mas que também quer assumir o novo espírito da atual Alemanha moderna. Isto orientou-nos na criação dos alicerces de uma nova filosofia de ‘design’ para a Opel. Queremos criar automóveis emocionantes, que se destacam, mas que também mostram pureza na execução. O nosso novo protótipo capta essas duas premissas na perfeição e fornece o enquadramento para os nossos futuros modelos», explica o Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams.

Artigo anterior

Porsche Taycan: 600cv de potência e 480Km de autonomia!

Artigo seguinte

Aston Martin DBS Superleggera sofre aumento de Performance pela AMR!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *