Noticias

Porsche celebra o aniversário do Porsche 914!

O Porsche 914 não é o mais adorado pelos fãs da marca. Contudo, a Porsche decidiu celebrar o 50° aniversário do modelo!

Para comemorar esta data importante, a Porsche decidiu relembrar os primeiros automóveis de motor central. Tudo começa nos anos 60, quando a Porsche estava a pensar desenvolver um automóvel menos espigado que o Porsche 911. Na altura a Porsche não era o que é hoje, então os responsáveis da marca sabiam que a mesma não tinha capacidade de suportar custos de desenvolvimento e produção sozinhos.

Na época, a Volkswagen também estava à procura de um automóvel desportivo para substituir o Type 34 Karmann Ghia. As duas empresas uniram esforços e desenvolveram o primeiro desportivo de motor central da Alemanha.

O versão da Volkswagen do 914 tinha um motor 1.7 litros de 4 cilindros que debitava 79 cv. Apesar do baixo peso, a performance não era estupenda, uma vez que precisava de 13 segundos para ultrapassar os 100km/h e que atingia apenas 177km/h.

A Porsche foi mais ambiciosa e optou por um motor 2.0 litros Boxer de seis cilindros. Este motor já debitava 108 cv que associados ao baixo peso, faziam com que atingisse os 100km/h em apenas 8,7 segundos.

Embora a versão de seis cilindros fosse significativamente melhor, não obteve os resultados esperados em termos de vendas. Foram produzidas apenas 3.338 unidades. O Porsche 914 de 4 cilindros, foi um enorme sucesso com 115.631 entre 1969 e 1975. A grande maioria foi exportada para os Estados Unidos.

Para comemorar o aniversário do Porsche 914, o Museu da Porsche terá um evento especial no dia 2 de Junho chamado “50 Anos do 914 – Tipicamente Porsche.” O evento terá a participação de mais de cem proprietários e terá explicações e discussões elaboradas por especialistas da Porsche. No evento estarão uma série de Porsche 914 bastante especiais.

Artigo anterior

Lamborghini Urus mais espigado terá como base protótipo de competição!

Artigo seguinte

BMW M2 CS terá 450cv e suspensão adaptativa?

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.