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PEUGEOT 5008 1.2 PURETECH 130 EAT8: Grande o suficiente?

Já lá vai o tempo em que se procuravam monovolumes como veículos para a família. Os tempos evoluem e as famílias também, a consequência deste facto é que as marcas passam a procurar satisfazer as necessidades das “novas famílias”, adequando à sua oferta às tendências do mercado. Os SUV ou Jipes a gasolina que ninguém procurava, passam agora a fazer parte da lista de opções e nessa lista pode perfeitamente constar o Peugeot 5008 com o motor 1.2 Puretech a gasolina! Um veículo espaçoso, aventureiro e incrivelmente económico!

Percebemos que o PEUGEOT 5008 é um excelente familiar, apenas de olharmos para ele, pois conta com 4,61m de comprimento! A promessa de habitabilidade também é boa com 2,84m de distância entre eixos! O design… Bem! O Design é moderno! A Peugeot foi realmente feliz no restyling que ofereceu ao 3008 e 5008! As óticas estão mais rasgadas, a grelha está mais esguia e as “presas” estão agora presentes na dianteira destes dois SUV, proporcionando um aspeto mais desportivo e em linha com os novos modelos da marca. Nas laterais temos uma linha de cintura elevada e direita que deixa espaço suficiente para os vidros laterais, proteções de portas bastante generosas com um friso cromado e ainda proteções nos arcos de roda que vincam o carácter SUV. A traseira é alta e conta com farolins LED, pára-choques saliente, um spoiler e duas saidas de escape simuladas.

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Ainda no exterior desta versão “GT” temos chave-mãos-livres, barras de tejadilho longitudinais, vidros traseiros escurecidos, jantes de 18 polegadas “Detroit” envolvidas em pneus 225/55 R18, retrovisores com recolha elétrica, iluminação de boa-vindas e ainda pintura Bi-Tom.

A acessibilidade é um verdadeiro ponto forte no Peugeot 5008! O formato rectilíneo do tejadilho faz com que o acesso ao interior não seja penalizado ao nível da cabeça, onde mesmo as pessoas de maior estatura conseguem entrar sem grandes ginásticas. Os pés passam na perfeição, devido também a uma abertura de porta generosa q.b. O acesso à 3ª fila de assentos pode ser mais complicado para dois adultos, mas as crianças conseguirão aceder sem quaisquer problemas, em parte, devido a uma segunda fila com assentos totalmente independentes, que oferece uma deslocação generosa de cada um dos bancos. Esta modularidade também se torna uma mais-valia na altura de colocar cadeirinhas de criança. Já os ocupantes dos lugares dianteiros quase podem entrar de pé dentro do Peugeot 5008.

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A habitabilidade é também uma “palavra de ordem”. Todos os passageiros viajam com o máximo à vontade nos lugares dianteiros e na segunda fila de assentos, quando estes se encontram na posição “standart” com 5 lugares sentados. Nesta configuração há espaço para dar e vender ao nível das pernas, cabeça e ombros, onde cabem 3 adultos sem grandes apertos. Os dois lugares da terceira fila de assentos são apenas para crianças, quando queremos preservar o conforto na segunda fila de assentos. Se precisarmos de transportar os colegas de trabalho para um almoço, é só comprometer parte do espaço para as pernas da segunda fila de assentos, para tornar possível a viagem de adultos (apertados) nos dois últimos lugares.

O espaço não se resume à habitabilidade. De que serve termos um familiar se não temos espaço para levar tudo e mais alguma coisa? Bom! Neste campo o Peugeot 5008 é competente q.b. Temos um apoio de braço central dianteiro com algum espaço para guardar telefone, carteira, chaves de casa, entre outros. Temos bolsas de portas generosas e forradas, o que é raro nas marcas generalistas, um porta-luvas algo tímido, que nos permite pouco mais do que os manuais do automóvel e temos bolsas das portas traseiras que dão para uma garrafa com cerca de 1 Litro, para além de um porta-copos na terceira fila de assentos. Por baixo dos tapetes temos alguns alçapões que nos permitem guardar mais alguns objectos. A bagageira tem 702 Litros com 5 lugares sentados e 2150 Litros com os bancos rebatidos da segunda e terceira fila. Espaço suficiente? Parece que sim!

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O interior é moderno e agradável. Encontramos um tablier de peça única revestido com materiais emborrachados, requintado com um pesponto na horizontal. Deste tablier sobressaem as saídas da climatização com contornos cromados e aspecto aerodinâmico, o painel de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas e o ecrã do sistema de navegação e multimédia com 10 polegadas. Logo abaixo na consola central temos um conjunto de comandos colocados na horizontal, com um tacto bastante qualitativo e que dão continuidade à aplicação cromada que veste parte do túnel central e consola. O punho da caixa de velocidades é ergonómico, assim como o volante, ambos vestem o preto brilhante e o couro. A versão ensaiada topo de gama GT oferece ainda bancos alcochoados e em pele, aplicações em madeira no tablier e portas e ainda iluminação azul ambiente.

Se dúvidas houvessem, a qualidade dos materiais no interior está ao melhor nível do segmento. A montagem também tem qualidade e não se ouvem ruídos parasitas, no entanto, a quantidade de pequenas peças e materiais mais rígidos em conjunto podem, a longo prazo, provocar alguns ruídos.

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O equipamento a bordo é bastante completo, temos botão start da ignição, bancos dianteiros aquecidos com regulação elétrica, patilhas no volante para troca de relação, regulador e limitador de velocidade, entradas USB-C, sensores de chuva e luminosidade, controlo por voz, retrovisor interior eletrocromático, ar-condicionado automático de dupla zona com saídas para os lugares traseiros, soleiras das portas Peugeot, modos de condução, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro com câmara, vidros traseiros com cortinas, travão elétrico de estacionamento, modos de condução, ISOFIX, entre outros.

Ao nível da navegação e multimédia, esta surge num ecrã generoso com 10 polegadas bem colocado e que alberga muitas funcionalidades, ou quase todas! Alterar a temperatura do A/C, por exemplo, pode levar algum tempo com os olhos desviados da estrada. A apresentação dos menus é simpática e a utilização é bastante intuitiva, porém, o ecrã não tem a melhor definição do seu segmento. A navegação é apresentada de forma clara e intuitiva, há logótipos nas estações de rádio e algumas configurações adicionais relativas ao painel de instrumentos, segurança, recepção ao condutor, entre outros. Este sistema também está preparado para Android Auto e Apple CarPlay, desde que tenhamos um cabo de dados USB-C.

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O painel de instrumentos é muito personalizável, as informações de forma bastante clara e as configurações são bastante simples. Os temas são agradáveis! No entanto, ou prescindíamos da nossa posição de condução habitual e mais confortável, ou simplesmente não conseguimos visualizar o painel de instrumentos. Utilizar determinados temas também não era possível porque o volante obstruía quase por completo a vista do painel, o que significa que tivemos que optar por um tema que nos permitisse visualizar as velocidades a que circulávamos, uma vez que em alguns temas o velocímetro ficava tapado pelo volante.

A posição de condução é elevada e envolvente, quase nos faz acreditar que estamos num desportivo, em vez de estarmos num SUV com dimensões de monovolume. Os bancos oferecem um excelente apoio lombar, o volante tem uma pega perfeita e o design coloca-nos num verdadeiro “posto de controlo”. O volante pequeno facilita bastante as manobras, embora dificulte bastante a visualização do painel de instrumentos. Os comandos encontram-se todos bastante acessíveis e são intuitivos, à excepção do comando que controla o regulador e limitador de velocidade, este está pouco visível e requer alguma habituação.

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No que toca à visibilidade para o exterior, o Peugeot 5008 tem um pára-brisas bastante amplo que facilita a visibilidade para a dianteira. A visibilidade para a traseira só é comprometida pelo óculo traseiro com dimensões reduzidas devido ao desenho mais elevado da tampa da bagageira, algo bastante comum, quando falamos de SUV. O pilar “c” é relativamente estreito, quando comparado com outros modelos do segmento.

A condução do Peugeot 5008 é realmente envolvente. A direção é bastante direta, a caixa de velocidades é rápida q.b e os modos de condução ajudam-nos a adequar o comportamento do 5008 consoante as nossas necessidades. No total, temos 5 modos de condução que intervém ao nível da assistência da direcção, resposta do acelerador e ESP, para melhorar a tração, diminuir ou aumentar a resposta do acelerador ou tornar a direção mais comunicativa ou menos comunicativa. Entre estes modos constam os modos: Neve, Areia e Lama, que prometem melhorar a tração nos pisos mais escorregadios.

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Debaixo do capô está um motor 1.2 Litros a gasolina de 3 cilindros sobrealimentado com 130cv de potência e 230Nm de binário. Este motor chega e sobra para locomover o Peugeot 5008 sem aborrecimentos, uma vez que faz com que este SUV de tamanho generoso consiga atingir os 100km/h em 10 segundos e os 188km/h.

Para além das reprises satisfatórias para o tipo de automóvel, este motor é ainda bastante económico, em parte, por trabalhar em conjunto com uma caixa automática EAT 8 bastante rápida, com relações que trabalham em prol dos consumos e que oferece prazer de condução, quando conduzida no modo sequencial com as patilhas do volante. No nosso ensaio, conseguimos realizar uma média na ordem dos 6,8 litros a cada 100km, o que nos faz esboçar um sorriso e acreditar que a gasolina ainda é uma opção válida nos tempos que correm.

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O comportamento dinâmico também satisfaz, o Peugeot 5008 é um automóvel com uma configuração de suspensões bastante condescendente, mas é também bastante estável no que toca a curvar mais depressa. O adornar da carroçaria faz-se notar, mas a trajetória é mantida devido a um chassis bastante equilibrado, que torna o comportamento deste automóvel bastante neutro e previsível.

Ao nível da segurança, o Peugeot 5008 está dotado de uma série de equipamentos como sistema de manutenção na via, regulador de velocidade adaptativo com função de paragem e arranque, travagem ativa de emergência, alerta de ângulo morto, visão noturna, luzes de máximos automáticas e monitorização da pressão dos pneus.

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O Peugeot 5008 está disponível a partir dos 34.050,00€ para o nível de equipamento Allure com o motor 1.2 litros a gasolina Puretech. Já o nível de equipamento ensaiado “GT” com a mesma motorização custa 36.630,00€ a caixa automática EAT 8 custa cerca de 1.900,00€ a mais do que a caixa de velocidades manual. A unidade ensaiada contava ainda com uma pintura metalizada Azul Celebes (490,00€) e estofos em Couro Nappa Mistral (800,00€) para um preço final de 39.820,00€. Este modelo paga de IUC: 137,68€

Fotos: João Santos

Leia também o nosso ensaio ao Peugeot 3008 Hybrid 4 aqui!

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