NoticiasComunicados de Imprensa

O Dia Jeep® 4×4 é ‘Trail Rated’

O 4.º dia do 4.º mês é já uma celebração anual da icónica marca americana e da condução em todo o terreno.

O evento de 2020 é centrado no ‘Trail Rated’ – o programa de certificação Jeep que distingue os modelos da própria gama de maiores capacidades em todo o terreno.

Todos os modelos Jeep Trail Rated têm de satisfazer ou exceder cinco rigorosos critérios – tração, passagem a vau, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo – antes de conquistar o emblema ‘Trail Rated’.

Este ano, a marca vai celebrar o Dia 4×4 em casa através dos canais sociais da Jeep, com os hashtags #4x4Day e #stayofftheroad.

Hoje é o Dia Jeep® 4×4, celebração anual da icónica marca e da liberdade – mental e física – da condução em todo o terreno.
Agora no seu quinto ano, o Dia Jeep 4×4 realiza-se no quarto dia do quarto mês e é desfrutado por proprietários de veículos Jeep e por fãs da marca de todo o mundo.
Comemora a criação pela Jeep da categoria SUV e os subsequentes 80 anos de evolução e inovação, ao longo dos quais a marca se tornou sinónimo de aventuras em todo o terreno, tendo passado a personificar a verdadeira essência da liberdade, do espírito de aventura e da capacidade de superar qualquer obstáculo.

Este ano, o Dia Jeep 4×4 desenrola-se em torno da atitude ‘Go anywhere, Do anything’ subjacente ao emblema ‘Trail Rated’ – distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maiores capacidades na condução em todo o terreno.
Antes de conquistar o emblema Trail Rated, todos os modelos Jeep são levados ao limite para testar o desempenho em cinco áreas fundamentais – tração, passagem a vau, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.
Só depois de terem superado com distinção todos os testes, poderão proclamar que estão entre os modelos off-road de produção em série, comercializados atualmente, de maiores capacidades.

Embora o nosso desejo de aventura se encontre limitado pela difícil situação que estamos a viver, a marca vai celebrar o Dia 4×4 como uma ocasião para estreitar a relação com a comunidade e partilhar um estado de espírito positivo com os clientes. Através dos seus canais sociais, a Jeep vai dar aos fãs da marca a oportunidade de enfrentarem, sem sair de casa, uma série de desafios virtuais em puro estilo Jeep. É possível descobri-los nas páginas da Jeep Portugal no Facebook e no Instagram e com os hashtags #4x4Day e #stayofftheroad.

O que significa “Trail Rated”? Da Argentina à Zâmbia, seja onde for, a certificação “Trail Rated” da Jeep representa muito mais do que um emblema. É uma metodologia, uma garantia e um reconhecido padrão de comprovadas capacidades em todo o terreno. Os Jeep Trail Rated são submetidos a uma série de exaustivos testes, concebidos para demonstrar o desempenho fora de estrada nos mais exigentes trilhos do mundo.
A realização das provas começa nos departamentos de Investigação e Desenvolvimento da Jeep, continua nas gélidas temperaturas do norte do Michigan e termina nas rochas do Rubicon Trail – o campo de testes em off-road mais duro do mundo. O emblema Trail Rated certifica que o veículo foi projetado para ultrapassar com sucesso as cinco categorias de prova de desempenho da Jeep concebidas para satisfazer o mais abrangente nível de requisitos para condução em todo o terreno de um veículo de produção em série.
Trail Rated é uma metodologia líder no setor, inicialmente estabelecida pelo Centro de Testes de Automóveis do Nevada (NATC) e pela Equipa de I&D da Jeep, para medir com objetividade o desempenho em todo o terreno de todos os modelos Jeep. Mediante uma combinação de testes de campo controlados em condições reais e de provas de avaliação em programação simulada, esta metodologia fornece uma aferição repetível, consistente e fiável do desempenho em off-road.
Atualmente, a Equipa de I&D da Jeep continua a melhorar as funcionalidades e o desempenho dos seus modelos de quatro rodas motrizes. É a experiência da marca, aliada a inovação tecnológica, que faz dos Jeep Trail Rated uma referência, em termos de performance em todo o terreno. Até mesmo os novos modelos Jeep com tecnologia elétrica híbrida plug-in – o Renegade e o Compass 4xe, que serão lançados em breve, – foram desenvolvidos seguindo esta metodologia. Como consequência, tanto as séries especiais Off-Road First Edition como as versões Trailhawk de ambos os modelos 4xe ostentarão, desde o lançamento, o emblema Trail Rated.
A nova tecnologia híbrida plug-in reforça, ainda mais, as capacidades em todo o terreno dos SUV Jeep, graças ao mais elevado valor de binário oferecido pela combinação do motor elétrico com o motor de combustão interna. Com a nova tecnologia Jeep 4xe, a tração não é transmitida ao eixo traseiro através de um veio, mas sim por meio do motor elétrico específico. Isto permite separar os dois eixos e controlar o binário de forma independente, mais eficazmente do que com um sistema mecânico.
Atualmente, as versões Trailhawk dos modelos Jeep Renegade, Compass, Cherokee e Grand Cherokee, bem como todas as versões do Jeep Wrangler, ostentam orgulhosamente o emblema Trail Rated.

As Cinco Categorias Trail Rated

TRAÇÃO

Os veículos Jeep 4×4 Trail Rated dispõem de vários sistemas de tração às quatro rodas para superar toda a espécie de desafios em todo o terreno e em quaisquer condições de condução. A tração Trail Rated ajuda a manter um avanço controlado tanto em neve como em gelo, areia ou neve. Os testes de tração incluem percursos em pisos difíceis e escorregadios (molhados, com lama, com neve) e com fortes inclinações. A relação de caixa baixa é um parâmetro essencial utilizado para avaliar a tração e a destreza dos Jeep 4×4 Trail Rated.

PASSAGEM A VAU

Os Jeep 4×4 Trail Rated caracterizam-se ainda pela estanquicidade adicional da parte elétrica e da carroçaria que, aliada a uma grande entrada de ar, ajuda a atravessar cursos de água e passagens inundadas que fariam parar outros veículos.

FACILIDADE DE MANOBRA

Os Jeep 4×4 Trail Rated têm a destreza necessária para passar em espaços apertados, para se desenvencilhar em situações de emergência e para evitar danos estéticos, graças à precisão da direção e ao chassi otimizado. Quanto mais curto o raio de viragem, maior a capacidade de negociar espaços apertados.

ARTICULAÇÃO

Manter os pneus no trilho ajuda a manter o andamento. Quando uma ou mais rodas se levantam, a boa articulação permite que as outras rodas mantenham o contacto com o terreno durante mais tempo, transmitindo sempre a máxima tração disponível. As suspensões Trail Rated reforçam a performance em todo o terreno ao maximizar a flexibilidade, a articulação dos eixos e o curso das rodas, de modo a garantir a aderência dos pneus ao piso, mesmo em planos íngremes.

DISTÂNCIA AO SOLO

Os Jeep 4×4 são testados em termos de capacidade de ultrapassar obstáculos, sendo utilizados os critérios de distância ao solo e ângulos de ataque, de saída e ventral, para assegurar que conseguem passar sobre troncos, rochas e terreno irregular.

Artigo anterior

Audi RS7 chega aos 740cv com a ajuda da ABT!

Artigo seguinte

Mercedes celebra 120 anos de História

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.