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Novo SEAT Leon conquista classificação de cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

O novo SEAT Leon é um dos primeiros veículos a enfrentar os novos padrões mais exigentes.

Novo airbag central dianteiro de série permitiu que a nova geração Leon cumprisse os requisitos mais rigorosos e obter a classificação mais alta.

Tanto o motor de combustão como as variantes híbridas plug-in do novo SEAT Leon foram testadas pela Euro NCAP.

O SEAT Leon oferece elevados níveis de segurança para ocupantes – adultos e crianças – e utilizadores vulneráveis de estradas.

A classificação de cinco estrelas do SEAT Leon demonstra ainda a dedicação das marcas ao desenvolvimento dos veículos mais seguros possíveis, e utilizando as mais recentes tecnologias para o conseguir.

O novo SEAT Leon recebeu uma classificação de segurança de cinco estrelas da organização de testes Euro NCAP. O resultado é uma demonstração do trabalho concluído durante o desenvolvimento do Leon para criar um carro que entrega um dos veículos mais seguros do mercado, especialmente porque os métodos de teste da Euro NCAP se tornaram ainda mais desafiantes em 2020.

Uma mudança fundamental para os procedimentos de teste do Euro NCAP para 2020 é a introdução da barreira móvel ao teste de colisão frontal, substituindo o teste de barreira moderado deformável. O teste ajuda a organização a avaliar a proteção dos ocupantes dentro do carro, mas também avalia como os estruturas frontais dos carros contribuem.

Esta não é a única mudança no procedimento de teste. Os impactos laterais foram atualizados de forma a incluir ajustamentos à velocidade e massa de teste da barreira próxima, aumentando a gravidade do ensaio. E, pela primeira vez, a Euro NCAP avalia a proteção do condutor de impactos laterais do lado oposto, focando-se na proteção do condutor e na potencial interação entre o condutor e o passageiro do banco da frente.

A Euro NCAP colocou ainda mais ênfase na última geração de sistemas de prevenção de acidentes e de assistência ao condutor e implementou novos cenários para avaliar a tecnologia AEB, incluindo situações de retrocesso e viragem numa travessia. Existe também um sistema de avaliação dos sistemas de monitorização do estado do condutor, concebido para detetar a fadiga e a distração do condutor, como parte da avaliação do Assistente de Segurança.

“Estamos extremamente orgulhosos por o novo SEAT Leon ter alcançado a classificação máxima da Euro NCAP nas suas diferentes variantes –5 Portas e Sportstourer, motor de combustão e motor de potência PHEV-, destacando-se até mesmo os re-imaginados e incrivelmente desafiantes testes de segurança para 2020, reflexo da ênfase que colocamos na segurança, e a nossa abertura à integração das mais recentes tecnologias, sejam elas ativas ou passivas, para alcançar este objetivo,” disse Dr Werner Tietz, Vide-Presidente para a Investigação e Desenvolvimento da SEAT. 

Segurança como parte do seu ADN

Uma gama dos mais recentes sistemas de segurança baseados numa mistura de dados de sensores, permite ao novo SEAT Leon ver a estrada à frente como nunca e, importante, adaptar-se a mudanças de cenários de condução.

Sistemas incluindo Travagem de Emergência autónoma, Assistente Lateral e de Saída, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Assistente de Máximos e Assistente de Pré-acidente *, trabalham em uníssono para criar uma bolha protetora em torno do veículo e para os ocupantes.

O Assistente de Pré-acidente, por exemplo, reage em apenas 0,2 segundos caso detete que um acidente está prestes a acontecer – apertando os cintos de segurança, ativando as luzes de perigo, rolando as janelas e fechando o teto solar – ajudando a proteger o habitáculo.

Acrescente-se a estes a integração de sete airbags, incluindo um novo airbag central dianteiro de série, Front Assist com veículos, peões, deteção de ciclistas, Assistência de Direção de Emergência e Junction Assist, Lane Assist e Emergency e-Call e o novo SEAT Leon fornece um dos veículos mais seguros disponíveis, mesmo quando confrontado com os novos métodos de teste utilizados pela Euro NCAP.

O novo airbag central dianteiro de série impede um possível contacto de cabeça entre o condutor e o passageiro da frente em caso de colisão lateral, por exemplo.

Além da deteção de veículos, peões e ciclistas, o Front Assist inclui ainda Emergency Steering Assist e Junction Assist. Durante uma intervenção de Front Assist, após a entrada inicial da direção do condutor para evitar um objeto, o Emergency Steering Assist realiza intervenções de direção e travagem direcionadas para ajudar a encontrar uma trajetória de fuga otimizada.

Os números comprovam a teoria

Tanto o motor de combustão como as variantes híbridas plug-in do novo SEAT Leon foram testadas pela Euro NCAP, com pontuação elevada em todas as áreas: Ocupante adulto 92%, Ocupante Criança 88%, Utilizador vulnerável de Estrada 71% e Assistência de Segurança 80%.

A Euro NCAP reavalia as suas práticas de teste de dois em dois anos, e 2020 é a mais rigorosa e completa até à data, e a SEAT está determinada a continuar a desenvolver veículos que se destacam durante os testes, por mais rigorosos que se tornem.

* equipamento opcional.

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