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Mazda 3 2.0 SKYACTIV-G Excellence: Engenharia do prazer!

Depois do ensaio ao Mazda 3 SKYACTIV-D com o motor 1.8 Litros diesel de 118cv, a Mazda Motor Portugal cedeu-nos o Mazda 3 2.0 SKYACTIV-G a gasolina com 122cv. Este é um automóvel improvável, principalmente quando pensamos que toda a vida procurámos um automóvel que andasse bem, que gastasse pouco e fosse muito prazeroso de conduzir. Caros leitores, esse automóvel é o novo Mazda 3 a gasolina.

O aspecto exterior dispensa apresentações, o design “KODO” da marca nipónica volta a apoderar-se do Mazda 3 e volta a não deixar ninguém indiferente com as suas linhas fluídas e desportivas, que concedem ao Mazda 3 uma elegância sem igual.

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A grelha preta de grande dimensões apodera-se da dianteira, nas laterais há uma linha de cintura elevada, enquanto a traseira subida, saliente e de aspecto limpo torna o design do Mazda 3 mais atractivo. Da carroçaria não podíamos deixar de destacar o difusor traseiro preto brilhante que alberga duas saídas de escape, as ópticas dianteiras rasgadas e finas, assim como os farolins traseiros de design elaborado que nos brindam com uma assinatura luminosa inconfundível, desportiva e ao mesmo tempo “retro”.

O impacto visual é notável, uma vez que o Mazda 3 prima pelo seu aspecto dinâmico e asiático, com uma elegância própria da Mazda que atrai mulheres, homens, pessoas com mais ou menos idade, sendo capaz de “agradar a Gregos e Troianos”.

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Ainda no exterior temos chave mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, jantes de 18 polegadas com tom escuro envolvidas em pneus 215/45, antena shark, ópticas e farolins LED, entre outros.

A acessibilidade ao interior é relativamente fácil apesar do baixo tejadilho, uma vez que a curvatura do mesmo é muito pronunciada, o que facilita a entrada e saída nos lugares dianteiros e traseiros, onde só as pessoas de estatura mais elevada podem ter a necessidade de maior cuidado no acesso aos assentos traseiros.

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No interior temos uma boa insonorização, uma boa montagem e uma qualidade ao nível de alguns premium. Há bom gosto na escolha de cores e uma escolha de materiais cuidada, onde não se encontram materiais rígidos com outros materiais igualmente rígidos. Há pesponto que oferece um requinte extra, materiais emborrachado, couro e ainda metais.

Moderno e envolvente, o habitáculo tem espaço que chegue nos lugares dianteiros e menos espaço nos lugares traseiros, onde pessoas de maior estatura podem sentir alguma falta de espaço para as pernas. A bagageira é das mais pequenas do segmento com 330 Litros de capacidade que se estendem aos 1019 Litros.

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Quando circulamos a bordo do novo Mazda 3 é no lugar do condutor onde queremos estar, toda a envolvência traduz-se num volante com uma pega de excelência, um punho da caixa de velocidades ergonómico, assentos que têm um apoio lombar q.b e que oferecem conforto e ainda uma posição de condução desportiva que nos permite ver o painel de instrumentos na perfeição.

Na lista de equipamento de série há ar-condicionado automático de dupla-zona com saídas da climatização para os lugares traseiros, travão eléctrico de estacionamento, head-up-display, sistema de ajuda ao estacionamento com câmara dianteira, traseira e 360º, botão start da ignição, forro do tejadilho preto, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 8,8 polegadas, painel de instrumentos parcialmente digital, sistema de som premium BOSE, reconhecimento por voz, cruise control, assento do condutor com regulação eléctrica e memória, assentos dianteiros aquecidos, portas USB e Aux, tomada de 12 volts, entre outros.

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O sistema de som BOSE oferece uma experiência de áudio do melhor que há no segmento, devido aos estudos realizados pela Mazda em conjunto com a BOSE que determinaram a melhor forma de garantir um bom som a bordo do Mazda 3. Mas não é apenas o som que torna o interior do Mazda 3 tão agradável, a Mazda estudou de forma meticulosa a melhor forma do Mazda 3 estar conectado ao condutor, através dos assentos, dos comandos ergonómicos e até da iluminação dos botões no interior.

O sistema de navegação e multimédia está muito melhor e mais evoluído. Os gráficos são excelentes e a utilização continua a ser intuitiva. Temos agora navegação 3D em tempo real, bluetooth, multimédia, reconhecimento de voz melhorado e manual de instruções no sistema. Não podíamos deixar de mencionar o Android Auto e Apple Car Play.

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O painel de instrumentos é o resultado de uma junção perfeita do analógico com o digital. O conta rotações e o manómetros da temperatura e combustível mantém-se analógicos oferecendo um estilo desportivo. Ao centro temos um velocímetro digital que pode ter apenas a função do velocímetro ou que nos permite ver outras informações como os dados de viagem e consumos, informação acerca dos sistemas de segurança, multimédia, navegação, entre outros.

No que toca ao comportamento dinâmico o novo Mazda 3 é uma referência, principalmente nesta versão com jantes de 18 polegadas e pneus de baixo perfil. O chassi é digno de registo, oferecendo um comportamento previsível e uma grande estabilidade em estrada. Como a Mazda nos tem vindo a habituar a direcção é precisa, o manuseamento da caixa de velocidades é do mais prazeroso que há e este motor a gasolina 2.0 SKYACTIV-G é muito “redondo”, entregando a potência de forma muito linear e equilibrada, deixando ao condutor um sorriso de orelha a orelha com o ruído envolvente nas rotações mais elevadas.

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O “G-Vectoring Control”, é um sistema de vectorização de binário que já estava presente na anterior geração, mas que foi agora actualizado e permite um comportamento ainda mais previsível, melhor inscrição e saída de curva, e ainda mais conforto. Este sistema aplica travagem na roda que pode perder tracção, de forma a corrigir a trajectória do automóvel e tornar a “tarefa mais fácil” para o condutor, aumentando assim a segurança, melhorando o comportamento em curva e diminuindo a fadiga de quem está atrás do volante.

Debaixo do capô está um motor algo “improvável”, tendo em conta as últimas tendências do mercado automóvel. Damo-nos “ao luxo” de dizer que um motor 2.0 Litros a gasolina no segmento “C”, inserido num automóvel de utilização quotidiana, não é para quem quer, é para quem pode… A Mazda desenvolveu este motor 2.0 Litros a gasolina que debita 122cv às 6000rpm e 213Nm de binário às 4000rpm, capaz de entregar ao Mazda 3 andamentos entusiasmantes e de o fazer realizar consumos bastante comedidos que no nosso ensaio rondaram os 6,3 Litros a cada 100km.

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No que toca à performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 10,4 segundos, antes de serem atingidos os 197km/h de velocidade máxima. As emissões de CO2 estão entre as 117 e 119g/km.

Entrando no campo da segurança temos leitura de sinais de trânsito, cruise control adaptativo, sistema de ajuda ao arranque em subida, alerta de tráfego cruzado, travagem activa de emergência, aviso de ângulo morto, aviso de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, luzes de máximos automáticas, entre outros. Nos testes Euro NCAP o Mazda 3 obteve as 5 estrelas com 98% na protecção dos adultos, 87% na protecção das crianças, 81% na protecção dos peões e 73% nas ajudas à condução.

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O Mazda 3 está disponível a partir dos 26.408,59€ para a versão Evolve sem pintura metalizada. Já a versão ensaiada Mazda3 2.0 SKYACTIV-G 122cv Evolve Pack i-ACTIVSENSE + Pack Sport + Pack Safety + Pack Sound e com pintura Machine Grey fica 30.195,64€. Paga de IUC: 204,21€
Como opção podemos adicionar:
– Pack i-ACTIVSENSE Pack (1100€): Camera Traseira; Sensores estacionamento Frontais; Vidros traseiros escurecidos; Chave Inteligente.
– Sport’s Pack (818,10€): Adaptive LED Headlights (ALH); Led Look; Luzes Diurnas em LED,
– Pack Safety (848,40€): FCTA- Front Cross Traffic Alert; Driver Monitoring (DM); Smart Brake Support (Rear Crossing) SBS RC; Smart Brake Support (Rear) SBS R; 360o View Monitor; Cruising & Traffic Support (CTS)
– Pack Bose (515,00€): Sistema Áudio Bose

Fotos: João Santos

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