Ensaios

Mazda 2 1.5 SKYACTIV-D: Utilitário de referência!

O Mazda 2 deu-nos boleia durante um fim-de-semana, por isso, neste ensaio vamos explicar o porquê do utilitário nipónico, ser um dos melhores do segmento, uma referência no comportamento, nos acabamentos e nos consumos.

O Mazda 2 não foge à regra da marca no que toca ao design, conta com linhas “KODO”, que oferecem um ar dinâmico, desportivo e fora do vulgar. As ópticas Full-LED estão disponíveis como opção, mas a versão ensaiada contava com ópticas de fundo escuro que também oferecem um ar mais “enfurecido” apesar de não contar com assinatura “LED”, o pequeno spoiler na traseira, as jantes de 16 polegadas acabadas a preto, de série na versão Excellence e a grelha dianteira aberta, fazem do Mazda 2, um dos mais bonitos do segmento. A assinatura luminosa da Mazda está muito presente nos farolins traseiros.

Mazda 2 1.5 AKYACTIV-D (4)

No interior, a Mazda já nos habituou a uma qualidade de materiais relativamente boa, com uma construção formidável que coloca os adversários do segmento a um canto. Um design simples, elegante, prático, com uma conjugação de cores agradável e dotado de bom gosto. Um volante bonito e com boa pega, pele no tablier e junto à consola central, costuras a vermelho nos assentos, maneta da caixa e tablier. Podemos dizer que o Mazda 2 é um lugar agradável para se estar.

No espaço, o Mazda 2 está ao nível da concorrência, viaja-se bem à frente e atrás, no entanto a bagageira fica um pouco abaixo de alguns dos seus concorrentes, tem apenas 280 Litros.

Mazda 2 1.5 AKYACTIV-D (9)

Dotado de equipamento, esta versão Excellence Navi, conta com: sistema de navegação, aviso de transposição involuntária de faixa, controlo por voz, ar-condicionado automático, entre outros. Com o “pack high safety”, a Mazda coloca no Mazda 2, ópticas Full-LED, chave inteligente, High Beam Control (máximos automáticos) e Head-up display.

O que é realmente agradável no Mazda 2 é também a sua condução, que se torna bastante envolvente, mais do que qualquer utilitário que tenhamos testado até agora. Em parte, a culpa é do motor SKYACTIV Diesel, 1.5 de 105cv, um motor com uma taxa de compressão baixíssima para um motor diesel, igual à dos motores a gasolina da Mazda, que resulta numa aceleração bastante linear em que o binário de 220Nm de encontra disponível desde 1400rpm até às 3200rpm, com os 105cv às 4000rpm. Também resulta numa redução significativa nos consumos de combustível que se ficaram pelos 5,2 Litros no nosso ensaio e numa redução nas emissões de CO2, 89G/km.

Mazda 2 1.5 AKYACTIV-D (20)

O comportamento do Mazda 2 é exemplar, o chassi é bom e a suspensões assumem o compromisso entre o conforto e a rigidez, conseguimos assim viajar confortáveis e com muita segurança, mesmo quando exigimos um pouco mais do utilitário Nipónico.

O Mazda 2 SKYACTIVE-D está disponível a partir de 19,297€, paga de IUC 142,12€

Tiago Neves

Fotografias de: José da Palma

Artigo anterior

Esta Ford Pick-UP de 1966 verga Subaru´s Impreza!

Artigo seguinte

Nissan Navara 2.3 dCi 190: Concebida para impressionar!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.