Artigos

Lancia Stratos Gr.4 Alitalia foi o centro das atenções do “Hall Of Fame” da FIA!

Uma nova secção dedicada a 17 campeões mundiais de Rali foi aberta no Hall da Fama da FIA, que foi criada em 2017 para celebrar a história da Fórmula 1.

O evento que teve lugar em Paris, contou com muitas personalidades dos Ralis, incluindo o campeão mundial Miki Biasion da Lancia Racing Team. Houve também uma selecção de automóveis vencedores de diferentes épocas da história do Campeonato do mundo de Ralis a estarem em exibição. Um dos mais admirados foi o Lancia Stratos Gr.4 Alitalia de 1974 que venceu o Rali de Portugal em 1976 e ficou em segundo lugar no Rali de Monte Carlo em 1977. Com a impressionante decoração vermelha branca e verde do patrocinador Alitalia, o automóvel pertence à notável colecção FCA Heritage, o departamento do Grupo dedicado a proteger e promover a história da Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth.

O lendário Lancia Stratos dominou os Ralis até meados da década de 1970. Cesare Fiorio, o responsável da equipa da Lancia, ultrapassou os limites da regulamentação e coordenou a concepção do primeiro automóvel criado exclusivamente para ganhar Ralis. O coupé de dois lugares tem um formato icónico e foi criado por Marcello Gandini para Bertone e tem um motor da Ferrari 2.4 Litros com seis cilindros, colocado atrás do piloto e co-piloto para um melhor equilíbrio de peso.

Foram 26 das 500 unidades oficiais de Ralis que adoptaram uma cabeça de 12 válvulas, de seguida surgiu a versão de 24 válvulas que chegava aos 300cv de potência. O Lancia Stratos ganhou um número tão extraordinário de Ralis que foi apelidado de “Ultimate Rally Weapon”. Muitas das vitórias incluíram o Rali de Monte Carlo 3 anos consecutivos, 3 títulos de Construtores nos campeonatos do mundo de 1974 a 1976 e muitos Campeonatos Europeus de Pilotos, além do FIA World Rally Driver Cup com Sandro Munari em 1977.

Artigo anterior

A Honda celebrou assim os seus 50 anos na Austrália!

Artigo seguinte

Audi TT RS recebe facelift!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.