Testes

KIA SPORTAGE 1.6 GDI: A insónia do ocidente!

Na semana passada estivemos ao volante do novo KIA SPORTAGE 1.6 GDI, começamos a chegar à conclusão que as marcas Europeias tem que se “pôr a pau”! Os Coreanos tem qualidade para tirar o sono aos Europeus!

O KIA SPORTAGE, prima desde logo pelo design exterior bastante apelativo, ninguém fica indiferente à postura alta e robusta. A frente tem a grelha aberta, um design de ópticas bastante elaborado, com as luzes diurnas em formato de “trevo”, protecções de pára-choques e molduras dos faróis de nevoeiro de dimensões generosas.

Ao longo da carroçaria contamos com as protecções em plástico que oferecem ao KIA SPORTAGE, não só a capacidade de fazer umas brincadeiras na terra, como, também um ar mais “sólido” e resistente. O spoiler traseiro, os vidros escurecidos atrás, e o formato dos farolins traseiros que formam uma linha sobre toda a tampa da bagageira, acentuam o toque aventureiro e desportivo.

KIA SPORTAGE GDI (21)

No interior, o aspecto robusto mantém-se, o design não deixa a desejar, apesar de ser muito simples. Não nos podemos esquecer de que se trata da versão de entrada de gama, que mesmo assim vem bastante bem equipada: rádio com bluetooth, entradas USB e AUX, sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado automático dual-zone(com saídas para os lugares traseiros), 4 colunas e 2 tweeters, computador de bordo, comandos no volante, volante regulável em altura e profundidade, entre outros equipamentos que fazem com que esta versão “base” se distinga pela positiva face às outras versões semelhantes das outras marcas.

Os plásticos no interior são rijos, mas a boa montagem, faz com que não se notem barulhos incomodativos ou desconforto. É um automóvel onde se viaja, com espaço, tanto no habitáculo como na bagageira que oferece 503 Litros de capacidade.

A condução do KIA SPORTAGE é confortável, as suspensões suportam bem as irregularidades da estrada, os assentos são confortáveis, a direcção eléctrica torna o KIA SPORTAGE fácil de manobrar, embora retire algum prazer de condução. A posição do condutor é alta e a visibilidade é boa, para a frente, pois a estacionar de traseira sem sensores pode tornar-se uma tarefa mais difícil, uma vez que falamos de um automóvel alto, cuja visibilidade para trás não é a melhor.

KIA SPORTAGE GDI (7)

O motor 1.6 GDI de 132cv não deixa a desejar em quase nenhuma situação, excepto nos consumos em cidade e fora de estrada, onde temos de recorrer mais à caixa de velocidades e de adoptar rotações mais altas. Não deixa de ser uma boa alternativa para quem faça poucos quilómetros, pois é uma motorização agradável, que satisfaz andamentos “normais” e condução no dia-a-dia, com consumos médios a rondar os 7,2 Litros a cada 100 quilómetros. Já para não falar que o preço de custo face ao motor diesel mais barato, dá para muita gasolina. O inconveniente é que esta motorização só está disponível nesta versão “EX”, que apesar do bom equipamento, é capaz de não satisfazer os compradores mais exigentes.

Um ponto a favor, não só do SPORTAGE, mas a favor da KIA são os 7 anos de garantia, portanto, estamos a falar da garantia mais extensa da Europa!

KIA SPORTAGE GDI (29)

O KIA SPORTAGE 1.6 GDI EX, paga de IUC 165,32€ e está disponível a partir de 25.681€.

Tiago Neves

Artigo anterior

Policia de Tóquio investe em 3 Nissan 370Z Nismo!

Artigo seguinte

Mazda MX-5 RF será apresentado em GoodWood!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.