NoticiasComunicados de Imprensa

Kia EV6 redefine fronteiras da mobilidade elétrica

A Kia apresentou mundialmente o novo Kia EV6, que se distingue pela grande autonomia com zero emissões, carregamentos ultrarrápidos de 800 V e um estilo marcante que o distingue no mercado dos SUV crossover. O EV6 é o primeiro modelo da Kia a basear-se na nova plataforma específica para veículos elétricos a bateria (BEV).

Este crossover pioneiro, o primeiro BEV lançado sob a nova filosofia de design da Kia “Opostos Unidos”, evidencia linhas de um EV de vanguarda, pontuadas por pormenores de alta tecnologia. Movido exclusivamente a energia elétrica, oferece um leque diversificado de configurações de motorização com grande autonomia e zero emissões. A capacidade de carregamento de 800 V permite à bateria passar dos 10 para os 80% de carga em apenas 18 minutos, enquanto a versão GT, projetada para inspirar os entusiastas da condução desportiva, oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h.

O EV6 é o primeiro BEV da Kia a usar a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), e representa a primeira parte da transição da marca para a nova era de eletrificação, sob a nova assinatura “Movement that inspires”. Assinala ainda o início da estratégia de médio-longo prazo da Kia para BEV, plug-in híbridos (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV) que tem como objetivo fazer com que representem 40% do total das vendas da marca até 2040, com uma meta anual de 1,6 milhões de unidades deste tipo de propostas amigas do ambiente. Como parte deste plano, a Kia pretende fazer crescer as suas vendas de BEV até às 880 000 unidades em 2030, e tornar-se um líder global. O EV6 é o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia vai lançar até 2026, sete baseados na nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes.

“O EV6 corporiza a nova Kia. Nasceu para inspirar cada viagem, através de design ousado, engenharia evolutiva, tecnologias inovadoras e performance elétrica entusiasmante”, refere Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia. “Trata-se de um modelo que marca o início do compromisso de longo prazo da Kia para com a mobilidade sustentável, acelerando a transição para as zero emissões não apenas no transporte, mas também nos produtos, materiais e produção”.

O EV6 será fabricado na Coreia do Sul, estando o início das suas vendas à escala mundial previsto para o segundo semestre de 2021, com as reservas online a começarem no segundo trimestre do ano.

A estreia mundial do EV6 pode ser vista aqui.

Nova orientação de design da Kia

Nova linguagem de design, que promove o equilíbrio entre forças contrastantes

O EV6 foi concebido segundo a nova filosofia de design da Kia, “Opostos Unidos”, inspirada nos contrastes que encontramos na Natureza e na Humanidade. No centro desta filosofia encontra-se uma nova identidade visual, que evoca as forças positivas e a energia natural, com combinações contrastantes entre elementos estilísticos que se destacam pelas suas linhas acentuadas e formas esculturais.

Karim Habib, Vice-Presidente e Diretor Executivo do Kia Global Design Center, explica: “Enquanto primeiro EV com plataforma específica da Kia, o EV6 é a demonstração de uma filosofia de propulsão elétrica e de design progressivo centrada nos ocupantes. Acreditamos firmemente que se trata de um modelo inspirador e importante para a nova era de EV. Com o EV6, procurámos criar um design distinto e impactante, através de uma combinação entre equipamentos sofisticados de alta tecnologia e espaços puros e ricos, oferecendo ao mesmo tempo um habitáculo único de EV com plataforma específica, que redefinirá o nosso futuro”.

Concebida para oferecer algo de diferente na classe dos crossovers, a versão GT do EV6 apresenta um exterior muito próprio e impactante, com características de alta tecnologia, e prestações sem precedentes para um veículo elétrico da Kia.

Na dianteira, o “Rosto de Tigre” da Kia surge reinterpretado para a era digital. Fazendo parte deste novo “Rosto de Tigre Digital”, as luzes de circulação diurna exibem uma aparência elegante e moderna, oferecendo um padrão de luzes dinâmico “sequencial”. Logo abaixo, a entrada de ar em posição rebaixada alarga visualmente a parte dianteira do veículo, acentuando a sua imagem de alta tecnologia.

O perfil apresenta uma silhueta inspirada nos crossovers, simultaneamente moderna, elegante e aerodinâmica. Uma linha definidora estende-se pela parte inferior das portas, elevando-se junto às cavas das rodas traseiras, alongando todo o perfil. Concebida em parte para assegurar uma performance aerodinâmica de topo, a traseira apresenta pilares C inclinados, com uma inserção em preto brilhante integrada que confere a sensação de maior amplitude da superfície vidrada. O proeminente spoiler de tejadilho canaliza o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do característico conjunto de luzes traseiras.

Espaço inspirador

Versátil e espaçoso por dentro, graças ao piso plano sobre o compartimento da bateria

Claramente identificado com a era EV, o design interior do EV6 beneficia fortemente da plataforma E-GMP da Kia. Apesar das dimensões exteriores compactas, a distância entre eixos de 2900 mm permite oferecer um espaço no habitáculo ao nível do de muitos SUV médios.

Jochen Paesen, Vice-Presidente para Design Interior, comenta: “Quando se trata de um automóvel, as pessoas são atraídas em primeiro lugar pela parte exterior, mas é pelo interior, onde passam a maior parte do seu tempo, que acabam por apaixonar-se. Por isso, a criação de um habitáculo inspirador para o EV6 foi o aspeto mais importante para nós. Acreditamos que este modelo consegue inspirar os clientes incentivando a sua própria criatividade”.

Um dos elementos mais marcantes é o monitor curvo do sistema de infotainment, que se destaca pela alta tecnologia e pela integração perfeita no tablier. As formas simples deste amplo monitor e do tablier conferem ao habitáculo uma sensação de amplitude.

Convidando à descontração, os bancos revelam-se elegantes, leves e contemporâneos, sendo revestidos com tecidos modernos, apelativos e robustos, criados a partir de plástico reciclado – o equivalente a 111 garrafas.

O EV6 apresenta uma organização do espaço interior inteligente e flexível e uma grande abundância de espaços de arrumação, incluindo uma bagageira que oferece nada menos de 520 litros (VDA) de espaço de carga com os bancos da 2ª fila na sua posição normal. Com os bancos rebatidos, o volume aumenta para aproximadamente 1300 litros. O veículo disponibiliza igualmente uma bagageira dianteira, que acrescenta até 52 litros (versões 2WD) ou 20 litros (versões AWD) à capacidade de carga.

Potência elétrica

Grande autonomia, tração integral e zero emissões

O EV6 oferece aos clientes múltiplas configurações de motorização elétrica e isenta de emissões, incluindo opções de grande autonomia (77,4 kWh) ou de média autonomia (58,0 kWh). O EV6 GT-Line está disponível com bateria de grande e média autonomia, enquanto o EV6 GT oferece exclusivamente a bateria de grande autonomia. Este modelo é igualmente o primeiro automóvel da Kia a estar disponível com opções de tração a duas ou 4 rodas, com a última a oferecer uma capacidade dinâmica melhorada, até mesmo nas condições mais desafiantes.

O EV6 2WD 77,4 kWh pode percorrer mais de 510 quilómetros com um único carregamento (ciclo combinado WLTP). Com um máximo de 605 Nm de binário disponível na versão AWD, o EV6 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. O conjunto de bateria de 77,4 kWh conta com um motor elétrico de 168 kW (229 cv) e tração às rodas traseiras na versão 2WD ou, nas versões AWD, com dois motores elétricos (para as rodas dianteiras e traseiras) que oferecem, no seu total, uma potência de 239 kW (325 cv).

O EV6 de 58,0 kWh consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos, beneficiando de um binário máximo de 605 Nm na versão AWD. O conjunto de bateria de 58,0 kWh está equipado com um motor elétrico de 125 kW e tração às rodas traseiras. As versões AWD apresentam, também neste caso, dois motores elétricos (um para cada eixo), oferecendo uma potência combinada de 173 kW (235 cv).

Plataforma flexível, para melhores prestações

A nova plataforma E-GMP da Kia diminui a complexidade através da modularização e da padronização, permitindo um desenvolvimento rápido e flexível de produtos com características variadas. Este desenvolvimento versátil permite satisfazer diferentes necessidades dos clientes em matéria de prestações, recorrendo a apenas uma linha de modelos, como é o caso do EV6.

Equipado com motores duplos de 430 kW, o EV6 GT eleva as prestações elétricas para outro nível. O binário máximo de 740 Nm desta versão GT AWD proporciona-lhe uma aceleração dos 0 aos 100 km/h nuns emocionantes 3,5 segundos, bem como uma velocidade máxima de 260 km/h (objetivos de desenvolvimento preliminares). Com a incorporação de um software específico para o diferencial autoblocante eletrónico, os condutores dispõem de um controlo mais assertivo, a par de elevados parâmetros dinâmicos e de comportamento em todas as condições.

“A versão GT do EV6 demonstra a nossa liderança tecnológica, graças à conjugação de carregamento incrivelmente rápido e performance de aceleração, ao nível da de um automóvel desportivo. Com a nossa plataforma desenvolvida especificamente para EV não existe necessidade de compromisso entre uma amplitude de espaço inspiradora e excelentes prestações”, considera Albert Biermann, Presidente e Diretor Executivo da Divisão de R&D do Hyundai Motor Group.

Carregamento ultrarrápido de 800 V

80% de carga em apenas 18 minutos e nova função vehicle-to-load (V2L)

O EV6 oferece capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. O cliente pode usufruir de carregamentos de alta velocidade dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos em todas as variantes, ou de abastecimentos de energia suficiente para 100 km em menos de quatro minutos e meio na versão 2WD com a bateria de 77,4 kWh.

O sistema de carregamento deste modelo é mais flexível do que o da geração anterior de BEV, graças à Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU). A ICCU permite uma nova função vehicle-to-load (V2L, ou “veículo para carregamento”), capaz de utilizar a bateria do carro como fonte de energia para dispositivos elétricos. Esta função pode fornecer até 3,6 kW, o que se traduz, por exemplo, no consumo de uma televisão de 55 polegadas ou de um aparelho de ar condicionado durante mais de 24 horas. Se necessário, o sistema pode ainda carregar outro EV.

Com mais de 35% de carga na bateria, o EV6 tem uma capacidade de reboque até 1600 kg. Juntamente com a função V2L, os proprietários do EV6 podem transportar também tudo aquilo de que necessitam para uma aventura ao ar livre com os amigos e a família, e fazê-lo sempre com zero emissões.

Recuperação de energia

Autonomia e eficiência máximas

O EV6 está equipado com tecnologias de recuperação de energia que ajudam a aumentar a sua autonomia. Entre estas conta-se a bomba de calor de última geração da Kia, que aproveita o calor dissipado pelo sistema de refrigeração do veículo. Desta forma, a uma temperatura exterior de -7 ºC, o veículo consegue oferecer 80% da autonomia que seria possível a uma temperatura de 25 ºC.

Igualmente presente está a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, que é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, permitindo ao condutor abrandar facilmente o veículo, de forma a recuperar energia cinética e aumentar não só a autonomia, mas também a eficiência energética. Os condutores podem escolher entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), dependendo do nível de recuperação energética desejado. O modo de condução “i-PEDAL” permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia dos travões, oferecendo ainda ao condutor a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões.

Tecnologia

Novas funções de conectividade e infotainment para a era EV

O EV6 estreia um conjunto de tecnologias que melhoram a conectividade e o infotainment, todas elas concebidas para tornar as viagens mais seguras, fáceis e isentas de preocupações.

O sistema de infotainment de alta tecnologia inclui ecrãs duplos de 12 polegadas. Os monitores curvos do EV6 incorporam painéis de película finos, que recorrem a uma nova estrutura e a tecnologia avançada para diminuir o impacto da luz. O painel de instrumentos e o sistema de infotainment apresentam-se ligados, como se estivessem fundidos num único elemento, com vidro reforçado. Estendendo-se desde o volante até ao centro do veículo, este conjunto exibe o painel de instrumentos digital em frente ao condutor e o sistema de infotainment por cima da consola central.

O EV6 também disponibiliza um ecrã head-up display com realidade aumentada (AR), que projeta informações de condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor. Este sistema mostra avisos dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, pormenores sobre a velocidade do veículo e instruções de navegação curva a curva.

Pela primeira vez num BEV da Kia, está também disponível um potente sistema de som surround Meridian®, com 14 altifalantes, que oferece uma experiência sonora verdadeiramente envolvente. Desenvolvido por especialistas desta pioneira marca de som britânica, o sistema apresenta várias tecnologias de processamento de sinal digital (DSP) exclusivas. A filosofia central da Meridian em matéria de som foi devidamente integrada no EV6, permitindo aos clientes usufruir de uma experiência áudio natural, viva e autêntica em todas as suas viagens.

O sistema de altifalantes disponibiliza ainda o Active Sound Design (ASD), uma funcionalidade nova desenvolvida pela Kia que fornece um feedback audível em função da velocidade do veículo, e que é comandada através de uma interface do utilizador.

Segurança e comodidade

Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor com Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento

O EV6 oferece níveis de segurança e comodidade líderes na sua classe, graças ao ampliado conjunto de sistemas de assistência ao condutor (ADAS), que ajudam a diminuir muitos dos perigos e preocupações inerentes à condução ao protegerem permanentemente os ocupantes do veículo e os outros utilizadores da via pública.

A Assistência à Saída em Segurança (SEA) contribui para evitar o atropelamento dos ocupantes quando estes saem do EV6 durante a aproximação de outro veículo pela retaguarda. Quando o EV6 para e um ocupante abre a porta para sair, o sistema emite um som de aviso caso detete a aproximação de outro veículo. A SEA também ajuda a manter as portas traseiras fechadas, ativando o bloqueio eletrónico ”child lock”.

O Assistente de Fila de Trânsito (LFA) ajuda a centrar o veículo na respetiva faixa de rodagem, podendo ser ligado ou desligado em andamento através de um simples toque num botão.

A Assistência à Condução em Autoestrada 2 (HDA 2), por seu turno, ajuda a manter uma distância e uma velocidade programadas em relação ao veículo da frente durante a circulação em autoestrada. Simultaneamente, auxilia o veículo a manter-se sempre na sua faixa, até mesmo nas curvas. Caso exista outro veículo muito próximo, este sistema contribui para ajustar a rota do EV6, para evitar possíveis riscos de colisão. Ao mesmo tempo – desde que as mãos do condutor estejam no volante e que o veículo circule acima de uma determinada velocidade – um toque na alavanca dos indicadores de mudança de direção fará com que o EV6 se desloque para a faixa correspondente.

Por último, o Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA) ajuda o veículo a estacionar ou a sair de um lugar de estacionamento, através de um comando à distância.

Visão Kia

EV6: o primeiro BEV ousado, original e inovador da nova marca Kia

O EV6 representa o primeiro passo da renovada marca Kia, e o seu compromisso de inspirar as pessoas através do design ousado, da engenharia evolutiva e de tecnologias inovadoras e com propósito. A Kia tem como visão criar soluções de mobilidade sustentável, numa altura em que inicia a sua transformação ambiciosa e importante em direção a marca provedora dessas soluções de mobilidade do futuro.

“O EV6 foi concebido para inspirar cada viagem, oferecendo uma experiência instintiva e natural capaz de melhorar o quotidiano dos seus clientes. Proporciona uma utilização simples, intuitiva e integrada”, conclui Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia. “O nosso objetivo é continuar a inspirar os nossos clientes com a marca Kia”.

 

Especificações – EV6:

  Dimensões

(Modelo europeu)

EV6

EV6 GT-Line

EV6 GT

Distância entre eixos

2900 mm

2900 mm

2900 mm

Comprimento

4680 mm

4695 mm

4695 mm

Largura

1880 mm

1890 mm

1890 mm

Altura

1550 mm

1550 mm

1545 mm

  Carga

Espaço na bagageira

*EV6 / EV6 GT-line

520 l

1300 l (*com os bancos da segunda fila totalmente rebatidos)

Bagageira dianteira

Modelos exceto América do Norte: 52 l (2WD) ou 20 l (AWD)

*Modelo para a América do Norte: 20 l (AWD e 2WD)

  Performance

Plataforma

Plataforma Modular Global Elétrica

EV6

EV6

GT-line

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

239 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

605 Nm (dianteira e traseira combinadas)

2WD

Potência

168 kW traseira

Binário

350 Nm traseira

Autonomia normal

Bateria de 58,0 kWh

AWD

Potência

173 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

605 Nm (dianteira e traseira combinadas)

2WD

Potência

125 kW traseira

Binário

350 Nm traseira

EV6

GT

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

430 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

740 Nm (dianteira e traseira combinadas)

  Funções

Infraestrutura de carregamento suportada

400 V e 800 V (sem necessidade de adaptadores adicionais)

Carregamento ultrarrápido (800 V)

De 10 a 80% em 18 minutos de carregamento

100 km de autonomia (WLTP) em 4,5 minutos de carregamento

 

*As especificações apresentadas podem variar consoante o mercado.

Artigo anterior

“Free2Move eSolutions” é a denominação da joint-venture da Stellantis com a Engie EPS

Artigo seguinte

ID.4: o primeiro veículo elétrico global da Volkswagen (video)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.