Noticias

Jaguar testa carregamento de bateria de tração sem fios!

A Jaguar anunciou uma parceria com a cidade de Oslo para o primeiro projeto a nível mundial de uma infraestrutura de carregamento sem fios de baterias de tração. Esta infraestrutura está destinada a recarregar uma rede de táxis Jaguar I-Pace.

A marca britânica vai participar num programa apelidado ‘ElectriCity’, que a fará colaborar com empresas como Cabonline, Fortum Recharge e Momentum Dynamics, na concepção destas estações de carregamento sem fios de automóveis eléctricos, na capital norueguesa.

A Jaguar/Land Rover vai fornecer 25 Jaguar I-Pace à Cabonline, a maior operadora de táxis dos países nórdicos, enquanto o Forum Recharge vai apoiar a instalação e eletrificação do projeto. A Momentum Dynamics ficará responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

O objetivo é provar que uma infraestrutura de carregamento sem fios pode ser implementada em qualquer lugar e assim ajudar a acelerar a mobilidade elétrica em todo o mundo. Os Jaguar I-Pace são cedidos para ajudar os engenheiros da Momentum Dynamic, que também irão trabalhar com engenheiros da marca Britânica.

Os condutores dos táxis precisam de um sistema de carregamento que não os desvie da sua rota e o projecto prevê a instalação de várias placas de carregamento de 50 a 75kW cada em vários locais que são pontos de recolha e chegada de passageiros. Esta solução vai permitir que os automóveis estejam a carregar, enquanto os condutores aguardam pelo próximo cliente.

“O sector dos táxis é o ideal para testes de carregamento sem fios e para a mobilidade eléctrica de alta quilometragem”, afirmou Ralf Speth, diretor executivo da Jaguar Land Rover. “A plataforma de carregamento sem fios é muito segura tem muita eficiência energética e alta potência, será uma solução essencial para as frotas de veículos elétricos, uma vez que esta infraestrutura promete mais eficácia do que o abastecimento de um veículo convencional.”

A solução de carregamento sem fios é ativada automaticamente e fornece, em média, de 6 a 8 minutos de energia por cada carregamento de até 50 kW. Com os táxis a receber vários clientes ao longo do dia no local de recolha, as baterias vão manter-se com altas percentagens de carga, permitindo que permaneçam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções e restrições relacionadas com a autonomia.

Artigo anterior

Preços indicativos de comercialização Mercedes-Benz CLA 250 e Coupé e Shooting Brake

Artigo seguinte

Contagem decrescente para o novo CUPRA Formentor

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.