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Hyundai Kauai Electric 64kWh: Ecologia e Despreocupação!

Estivemos ao volante do Hyundai Kauai Electric. Percorremos com o crossover coreano mais de 400km entre Lisboa e Abrantes testando o seu conforto, autonomia, performance e todas as características que “obrigam” a pensar neste modelo quando se trata da aquisição de um automóvel eléctrico.

O Hyundai Kauai Electric convence não só pelo seu aspecto futurista e aventureiro, como também pelo seu conforto, habitabilidade e equipamento.

No que toca ao aspecto exterior há algumas diferenças face ao Hyundai Kauai normal. Na dianteira temos uma grelha fechada que se destaca na frente pelo design em cascata. As entradas de ar surgem junto ao lábio do pára-choques e nas laterais do pára-choques dianteiro logo abaixo das ópticas. No topo da frente temos o logo da Hyundai que se destaca sob o friso cinza que se estende até à luzes de iluminação diurna em Led.

O capô do Hyundai Kauai electric não tem a “abertura” que está presente nos modelos a combustão, mas tem vincos que o tornam mais atraente e desportivo. Nas laterais há abas em plástico de protecção à carroçaria nos guarda-lamas e ilharga, um friso cromado de embelezamento junto à embaladeira e uma linha de cintura mais direita e elevada pouco acima da meia altura do Hyundai Kauai Electric. Damos destaque à pintura bicolor.

Chegando à traseira temos um spoiler discreto com “fendas” aerodinâmicas nas laterais, um óculo traseiro curto e farolins delgados. As protecções plásticas da ilharga deslocam-se até à traseira proporcionando uma moldura ao módulo das luzes de marcha-atrás e reflectores. Já o pára-choques traseiro tem uma protecção plástica com um friso em alumínio.

Na lista de equipamento exterior temos a chave mãos-livres, luzes de iluminação diurna em LED, farolins traseiros LED, vidros traseiros escurecidos, jantes 17 envolvidas em pneus 215/55, barras de tejadilho e capas dos retrovisores à carroçaria.

A acessibilidade ao interior é fácil aos lugares dianteiros, não é tão fácil aos lugares traseiros, devido ao facto das portas traseiras serem mais pequenas e deixarem pouco espaço para o acesso aos lugares traseiros.

Uma vez no interior, temos uma montagem de qualidade, que se faz acompanhar por materiais emborrachados acima do nível da cintura, nos lugares traseiros há apenas couro no apoio de braço das portas. O espaço nos lugares dianteiros e traseiros satisfaz face ao segmento, tanto em termos de espaço para a cabeça como espaço para as pernas. O conforto a bordo é assegurado pelos assentos ergonómicos com bom apoio de pernas e lombar. Também o facto de ser eléctrico faz com que as viagens a bordo deste Hyundai Kauai sejam mais calmas. No que toca a espaço de bagageira contamos com 332 Litros que se estendem aos 1114 através do rebatimento dos assentos traseiros.

No que toca ao design, este Hyundai Kauai Electric tem um interior diferente dos Kauai com motor a combustão e neste caso faz com que se pareça um automóvel de um segmento mais elevado. Este estilo é minimalista e moderno, para além de ser menos colorido que o interior dos Kauai a combustão. Neste caso temos uma consola central mais acessível e em forma de “rampa” que anula o túnel central, oferecendo mais espaço de arrumação, possibilitando o carregamento de telefones através do USB ou entrada de 12 volts.

A consola central tem um aspecto “limpo” e com poucos botões que faculta ao Hyundai Kauai Electric um estilo mais futurista e requintado, fazendo com que se pareça um automóvel mais “caro” e não um pequeno crossover.

Na lista de equipamento temos carregador de smartphone sem fios, ar-condicionado automático de dupla zona, travão de parque eléctrico, vários modos de condução, sensores de chuva e luminosidade, volante multi-funções, botão start da ignição, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 9 polegadas (maior que o disponível nas versões a combustão), um painel de instrumentos totalmente digital, patilhas de controlo da travagem regenerativa, câmara de ajuda ao estacionamento, apoio de braço nos lugares traseiros, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Hyundai é intuitivo, tem boa imagem e serviços conectados. No caso do Hyundai Kauai Electric temos aplicações relacionadas com o sistema eléctrico, que nos apresentam a energia que está a ser consumida ou acumulada na travagem regenerativa, onde está a ser gasta a energia, o nosso desempenho ao nível da condução económica e tempos de carga com os vários tipos de carregamento. Conseguimos ainda definir o destino da navegação com o Hyundai Kauai Electric a dar uma previsão da autonomia, caso seja necessário parar para carregar ao longo do caminho, também nos mostra onde fazê-lo. Para além das aplicações relacionadas com o sistema eléctrico, temos a coordenação da climatização, acesso à internet, entre outros.

O painel de instrumentos é completissimo e adopta vários temas consoante o modo de condução. Totalmente digital, apresenta a aceleração e a travagem regenerativa. Mostra-nos também a quantidade de travagem regenerativa pela qual optamos nas descidas através das patilhas colocadas atrás do volante. Não podia faltar a autonomia e a carga da bateria, sempre presentes independentemente da informação que queiramos no computador de bordo.

No computador de bordo temos os dados de viagens e consumos, uma aplicação que nos apresenta o fluxo de energia, uma avaliação da nossa condução, bússola, fadiga do condutor, definições da utilização do automóvel, entre outros.

Dos automóveis eléctricos que já testámos, o computador de bordo e painel de instrumentos do Hyundai Kauai mostra-se ser um dos mais completos, onde não faltam auxílios à utilização do veiculo termos de condução, autonomia e postos de carregamento.

No lugar do condutor temos uma posição de condução agradável que se encontra entre a posição de um utilitário e a posição de um crossover, uma vez que a própria altura ao solo e altura da carroçaria ficam “aquém” da altura de alguns dos seus concorrentes. Temos comandos acessíveis, um volante com uma boa pega e uma caixa automática que funciona de forma intuitiva por botões que oferecem ao interior um aspecto mais “limpo”.

No que toca à dinâmica, o Hyundai Kauai Electric surpreende pela positiva. Tem uma direcção comunicativa e um comportamento em curva previsível e agradável, em parte, devido ao peso das baterias que torna este modelo eléctrico mais “agarrado” ao alcatrão. Devido à travagem regenerativa, a sensação ao pedal do travão é diferente daquela a que “estamos habituados” nos automóveis a combustão.

Debaixo do capô está um motor eléctrico que debita uns entusiasmantes 204cv de potência e 395Nm de binário. As baterias são de 64kWh e proporcionam uma autonomia que nos deixa “circular descansados”. Em termos de performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 167km/h.

Os carregamentos variam, a carga rápida carrega até 80% em 54 minutos e a carga normal na rede pública demora 9 horas e 35 minutos. É ainda possivel carregar o Hyundai Kauai Electric em casa, com um carregador doméstico que faz a diferença face à concorrência dentro dos mesmos valores. Falamos de um carregador doméstico com muito bom aspecto, que tem um ecrã de dimensões generosas no cabo, em que nos apresenta o estado da carga. Até o carregador para a rede pública tem o cabo azul e é emborrachado. O carregamento doméstico demora cerca de 18 horas. A bateria é arrefecida a água, pois tem conexão ao sistema de climatização e é aquecida através de um sistema eléctrico de aquecimento. As baterias têm ainda um modo de inverno que óptimiza a condução e o carregamento para o inverno, mas reduz a autonomia.

No que toca à autonomia esta desce se circularmos com o ar-condicionado ligado cerca de 10km, no modo Sport a autonomia também tem tendência a diminuir mais depressa. Contudo, numa utilização cuidada é possivel fazer mais do que os 450km anunciados e medidos ao abrigo do WLTP. No nosso ensaio de mais de 400km, houve percursos de cidade e auto-estrada, em que o Hyundai Kauai mostrou ser pouco sensível à circulação em auto-estrada, em que a aceleração é constante e há pouco acumular de energia proveniente da travagem regenerativa. Mostrou ser possivel viajar sem preocupações mesmo quando os percursos envolvem uma aceleração mais constante… Viajar de Lisboa para o Porto? Ter em atenção o pedal do lado direito e diríamos: “Sem problema!” (Dependendo do clima e se está ou não em modo de Inverno)

A potência e o binário do motor eléctrico proporcionam uma experiência de condução agradável. Podemos traduzir esta frase com a afirmação “É fácil perder pontos na carta”. Mesmo a 100km/h na auto-estrada no modo Eco, quando carregamos no pedal do acelerador a fundo o Hyundai Kauai Electric faz questão de nos encostar ao assento, enviando-nos rapidamente para velocidades acima do limites permitido por lei. Se este Eléctrico é divertido? Sem dúvida!

A Hyundai coloca ao nosso dispor 3 modos de condução que alteram a resposta ao acelerador, o rendimento da climatização e a direcção. No modo económico notamos uma resposta ao acelerador mais progressiva, que ainda assim é mais rápida do que alguns automóveis a combustão com potências razoáveis, a direcção não fica excessivamente pesada, nem leve e o ar-condicionado perde algum rendimento. No modo Comfort notamos uma melhoria na resposta ao acelerador e a direcção torna-se mais leve para que o automóvel seja mais fácil de conduzir em cidade e de efectuar manobras, a climatização tem o rendimento “standard”. Já o modo mais divertido “Sport” tem uma resposta ao acelerador muito melhorada e uma direcção mais pesada que oferece melhor feedback da estada e comportamento do automóvel.

Na segurança, o Hyundai Kauai Electric tem aviso de transposição involuntária com correcção de volante, Travagem Autónoma de Emergência com Deteção de Peões, alerta de fadiga do condutor, iluminação em curva, sistema de monitorização dos pneus, um alerta sonoro de peões a baixa velocidade, retrovisor interior com escurecimento automático, entre outros. Nos testes Euro NCAP o Hyundai Kauai conseguiu as 5 estrelas com 87% na protecção dos adultos, 85% na protecção das crianças, 62% na protecção de peões e 60% nas ajudas à condução.

O preço do Hyundai Kauai Electric começa nos 45.561,00€, não paga imposto único de circulação e tem alguns benefícios como o estacionamento com selo anual de valor reduzido.

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