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Hyundai Kauai 1.0 T-GDI: Rebeldia e irreverência!

O Hyundai Kauai é um dos crossovers de segmento B do momento, é diferente, bastante personalizavel, tem um comportamento dinâmico de excelência e boas condições de compra. Na estrada, não deixa ninguém indiferente, principalmente se a cor que adoptarmos para a carroçaria for alegre e espampanante.

O novo crossover da Hyundai é atraente e chama a atenção. Ou pelo menos, essa foi a sensação que tivemos enquanto andávamos com este automóvel. As pessoas olham com um ar admirado e curioso e há quem até comente com quem vai ao lado : “Que carro tão giro!”

Essa é a primeira reacção que temos ao olhar para o Hyundai Kauai, pois é um automóvel diferente, algo radical, jovem e com um aspecto bastante dinâmico. Na carroçaria encontramos a cor escolhida, plástico, preto brilhante e cromados, na frente temos luzes com fartura e todas colocadas de forma meticulosa em prol do design, temos faróis de nevoeiro colocados mais abaixo no pára-choques, ópticas colocadas ao centro do pára-choques e temos iluminação diurna mais acima junto ao capô. Ainda há espaço para uma grelha aberta e para uma imitação de entrada de ar por cima da grelha. As abas das rodas em plástico contam com uma abertura na frente para arrefecimento da travagem. Ainda na carroçaria, temos portas altas, vidros laterais de dimensões mais reduzidas e por isso, uma linha de cintura pouco curva mas elevada. Junto à embaladeira temos uma protecção plástica com um elemento cromado. Deslocando-nos até à traseira temos um pilar “C” com uma continuidade aerodinâmica, temos um spoiler à cor do tejadilho e protecções plásticas generosas no pára-choques traseiro. Ainda na traseira temos farolins rasgados e dois módulos com luzes de cada um dos lados, onde temos picas, farolim de nevoeiro e reflectores.

No equipamento exterior podemos contar com farolins LED, barras de tejadilho pintadas à cor do tejadilho, chave mãos-livres, jantes de 18 polegadas com dois tons envolvidas em pneus 235/45, vidros traseiros escurecidos e retrovisores aquecidos.

Passando ao interior, o estilo radical, irreverente e jovem mantém-se. Face aos outros modelos da marca ganhamos uma série de elementos no interior que ficam à cor da carroçaria como os cintos de segurança, molduras das saídas de ar, aro do botão de ignição, pesponto do volante e maneta da caixa de velocidades e também os assentos adoptam em parte a cor da carroçaria. O interior é sóbrio e intuitivo, reúne uma boa qualidade de montagem e uma qualidade de materiais bastante aceitável. Em termos de espaço, viaja-se à vontade nos lugares dianteiros e traseiros e temos uma bagageira com 361 Litros de capacidade que se estende até aos 1143 Litros através do rebatimento dos assentos.

Recheado de equipamento temos um interior que conta com: Carregador para smartphones sem fios, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, rádio touchscreen de 7 polegadas, volante multi-funções com pele perfurada, ar-condicionado automático, sistema de ajuda ao estacionamento com câmara traseira, botão start da ignição, sistema de ajuda à descida, entradas USB e Aux e ainda estofos em couro e tecido.

O sistema de multimédia da versão ensaiada não tinha navegação, mas os menus e as restantes funções são iguais às dos sistemas com navegação. Este sistema está implementado num ecrã touch de 7 polegadas, é intuitivo, tem boa imagem e está preparado para Android Auto e Apple CarPlay. Já o painel de instrumentos também fornece as informações necessárias de forma completa, num pequeno ecrã monocromático de 3,5 polegadas.

O conforto a bordo está garantido por assentos com um bom apoio lombar, que trabalham em conjunto com uma suspensão bem afinada afim de em conjunto proporcionarem viagens agradáveis.

No lugar do condutor, temos uma boa posição de condução, que não é excessivamente alta, como acontece em alguns modelos deste segmento, temos comandos colocados de forma acessível, um volante com boa pega e uma maneta da caixa de velocidades bem colocada. A visibilidade é razoável, à excepção do óculo traseiro de dimensões reduzidas que nos pode pregar algumas partidas se não tivermos a câmara de ajuda ao estacionamento ou sensores.

Já a condução do Hyundai Kauai é deveras agradável, uma vez que contamos com uma direcção directa e um comportamento que deixa a grande maioria dos crossovers da sua classe a um canto. A isto juntamos uma suspensão firme mas não em excesso e uma caixa de velocidades agradável de utilizar.

O motor é um 1.0 Litros de 3 cilindros Turbo com 120cv de potência, pouco “redondo” que se torna bastante anémico nas rotações mais baixas. Já nas rotações mais elevadas e nos médios regimes a potência sente-se bem, mas os consumos não perdoam, uma vez que começam desde logo a disparar quando queremos aumentar o ritmo. Numa condução calma conseguimos consumos de 6,4 Litros a cada 100km, o que apesar de não ser extraordinário, está longe de ser mau, tendo em conta algumas motorizações realmente gastadoras da concorrência. A aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se em 12 segundos, antes de atingirmos a velocidade máxima de 181km/h.

Nos terrenos mais acidentados, a atenção tem que ser redobrada. Apesar de ser um crossover, o Hyundai Kauai está longe de ter uma grande altura ao solo e isso pode fazer com que tenhamos de “dar uso” às protecções de carroçaria. Os ângulos de ataque, também não são beneficiados pela frente mais pronunciada e pelo pára-choques traseiro com um design mais direito. Apesar de não ser o automóvel ideal para “descer paredes”, o Hyundai Kauai conta com sistema de ajuda à descida que nos permite retirar os pés dos pedais sem que aconteça uma desgraça, o Hyundai Kauai vai descendo, deixando-nos apenas preocupados em manter a direcção.

No campo da segurança, o Hyundai Kauai conta com aviso de transposição involuntária de faixa, travagem de emergência activa com detecção de peões, alerta de fadiga do condutor e aviso de ângulo morto, todos estes equipamentos, caso esteja equipado com o pack Hyundai SmartSense. Nos testes EuroNCap, o novo crossover Coreano já obteve as 5 estrelas, conseguiu 87% na protecção dos adultos, 85% na protecção das crianças, 62% na protecção de peões e 60% nas ajudas à condução.

O Hyundai Kauai 1.0 T-GDI está disponivel a partir dos 20.163,87€ sem despesas de legalização e transporte. Já o Hyundai Kauai com o motor 1.6 T-GDI com 177cv de potência está disponivel por 29.326,36€ também sem despesas de legalização e transporte. A versão ensaiada 1.0 Turbo GDi emite 125g/km de CO2 pelo que paga de IUC 135,49€.

Fotos: José da Palma

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