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Honda Civic Type-R FK8: Ao volante do melhor tracção dianteira da actualidade!

A nossa expectativa era elevada em relação ao novo Honda Civic Type-R, pois sabemos o quanto este automóvel tem um significado especial, não só por todo o seu aspecto imponente e pela sua performance, mas por sabermos o quanto a marca apostou nesta geração, que decidiu intitular como “o Type-R mais radical de sempre”.

É fácil entender porque é que muitos entusiastas dos automóveis preferem os automóveis japoneses aos europeus ou americanos, mesmo que não sejam tão elegantes e “chiques” como algumas opções europeias. Os automóveis desportivos japoneses, tem de um modo geral um aspecto bastante “berrante” e desportivo, alguns primam pela elegância e outros são peritos em “dar nas vistas” como tem sido a linhagem Type-R com estas duas últimas gerações.

Um Honda Type-R terá sempre um significado especial, quantos de nós não sonhámos ter um Type-R na nossa infância? Lembro-me quando tirei a carta de condução, não havia um único dia que não fosse ao standvirtual à procura de um Honda Type-R, não só por ter o modelo como uma referência nos desportivos, como também pela sua fiabilidade e mecânica resistente.

Foi essa fiabilidade e mecânica resistente que tornou os Honda Type-R em desportivos de referência, basta abrirmos o Youtube para ver a quantidade de “invenções” que há com motores Honda, a variedade é a palavra de ordem e temos para todos os gostos, desde Hondas Civic EG6 a fazerem melhores tempos que Ferraris em Track Day aos Honda Civic mais antigos com potências inacreditáveis, é como vos dizemos, invenções para todos os gostos. O que sabemos também é que metade dessas invenções não durariam muito tempo se não tivessem motores japoneses, podemos dizer que é uma “realidade automóvel”.

A fiabilidade e a quantidade de componentes “aftermarket”, levou a que o Honda Civic Type-R fosse um automóvel bastante atractivo para todos os tipos de cliente, um automóvel comprado por entusiastas de várias idades e com vários propósitos. Já vimos um senhor de 70 anos a conduzir a anterior geração do Honda Civic Type-R na lagoa azul e é costume ver o autódromo do Estoril cheio de Hondas Type-R, o que quer dizer que quem adquire um automóvel destes pode ter várias intenções, tanto usá-lo para passear ao fim-de-semana, usá-lo para o dia-a-dia, mas também para o “artilhar” até aos dentes sem que este lhes dê grandes chatices na hora de ir para a pista.

A Honda com esta nova geração colocou a “carne toda no assador”, o Honda Civic Type-R FK8 tem o aspecto mais radical de sempre, o que poderá retirar alguns clientes ao modelo, falamos de alguns executivos que não queiram chegar a um local mais formal a dar “demasiado nas vistas”. Contudo, esta é provavelmente a geração do Honda Civic Type-R que mais perfeita está, é possivel com este automóvel “passear sem grandes chatices” e entrar num track day sem andar a desmontar meio carro, até porque os 320cv de potência são mais do que suficientes para intimidar alguns Porsches que se metam no caminho, já lá vamos!

Os Honda Type-R nunca foram automóveis muito adquiridos por “engomadinhos” que queiram parecer bem… Se tem um Type-R e vão pela primeira vez a casa da namorada conhecer os futuros sogros, peçam o carro ao vosso pai ou a um amigo, porque aparecer de Honda Type-R não trará muitos pontos a vosso favor, a menos que não estejam dispostos a dar já um passo “tão grande”! (Fica a dica!)

É normal que haja sempre quem olhe com um ar meio estranho quando conduzimos um Honda Civic Type-R, principalmente quando falamos destas duas ultimas gerações que berram por todos os lados “Eu estou aqui!” A Honda já foi uma marca mais “comedida” no que toca ao design dos seus automóveis desportivos, o logo “vermelho” da marca traduz-se rapidamente num automóvel sedento de rotações, aceleradelas e barulho, mas a Honda já os fez sem darem tanto nas vistas. Falamos de duas gerações especificas o Honda Civic EP3 e o Honda Civic FN2, ambas as gerações não eram demasiado espampanantes e facilmente passavam por Hondas Civic normalíssimos, a uma primeira vista.

O Honda Civic Type-R FK8 não está para meias medidas, a Honda disse: “Ou é, ou não é!” e a nosso ver sairam-se muito bem! O design desta nova geração é absolutamente magnifico, não só o do modelo desportivo Type-R, como também o design dos modelos mais convencionais que é capaz de colocar a um canto certos automóveis europeus. Há quem diga que todo o “alarido” é demais, mas a Honda revelou que há razões para todos os apetrechos que encontramos ao longo de toda a carroçaria, cremos que não seria tão engraçado e interessante se assim não fosse, tirando quando circulamos a uma velocidade normalíssima na estrada e vem um “Zé do boné” a tentar “picar-vos” a todo o instante.

Face ao Honda Civic “normal”, contamos com uma série de “acessórios” que nos fazem distinguir esta versão mais espigada. Na dianteira temos o logo da Honda a vermelho, que é já típico dos modelos desportivos da marca, temos entradas de ar maiores, um lábio dianteiro em carbono, entradas nas extremidades do pára-choques dianteiro para arrefecimento da travagem, e ainda uma entrada de ar no capô bastante vistosa. Os guarda-lamas são mais largos, tem saídas de ar e oferecem ao Honda Civic Type-R um aspecto ainda mais radical e musculado. Nas laterais são visíveis as saias bastante salientes, temos entradas e saídas de ar e a zona da ilharga é bastante musculada. No tejadilho junto à tampa da bagageira destacam-se uns “apêndices” aerodinâmicos e uma asa traseira de dimensões BASTANTE generosas, o difusor desportivo com acabamento carbono tem não duas mas três saídas de escape colocadas ao centro.

Outros destaques incluem as jantes de 20 polegadas envolvidas em pneus 245/30, os discos ventilados e perfurados na dianteira, as pinças de travão da Brembo vermelhas, a antena Shark, vidros traseiros escurecidos, ópticas full-led na dianteira e traseira, entre outros.

O interior também é diferente das versões convencionais, há abundância de aplicações em carbono e alcantara e o volante é em pele vermelha e preta com pesponto vermelho. Temos duas backets vermelhas como é habitual nos modelos Type-R e neste caso, estas oferecem um apoio lombar de excelência e um conforto pouco comum neste tipo de assentos. Temos também o apoio de braço e tampa da arrumação em alcantara com pesponto vermelho, alavanca da caixa de velocidades em metal com uma pega extraordinária, cintos vermelhos, aplicação em carbono nas portas e tablier do lado do passageiro, pedais em alumínio, e numeração “Type-R” junto à maneta da caixa de velocidades.

É fácil sentirmo-nos bem ao volante do novo Honda Civic Type-R, não só pela potência e disponibilidade que se espera neste tipo de automóveis, como também por ter um conforto digno de registo, conseguíamos realizar uma viagem longa sem ter de contratar um osteopata como acontece em alguns automóveis desportivos. Este facto torna o Civic Type-R num automóvel utilizável no dia-a-dia. A posição de condução é digna da excelência e quando aliamos a boa maneta da caixa de velocidades à boa pega do volante, podemos dizer que é “ouro sobre azul”, os pedais alinhados são a cereja no topo do bolo, uma vez que facilitam bastante a utilização de técnicas de condução como a travagem com o pé esquerdo ou o ponta-tacão.

Para além do conforto, do design desportivo e da boa posição de condução, o Honda Civic Type-R está dotado com todos os equipamentos que temos no modelo convencional… Ar-condicionado automático de dupla zona, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de chuva e luminosidade, chave mãos-livres e ainda um painel de instrumentos bastante completo com ecrã colorido e uma série de menus e informações que só estão disponíveis no Honda Civic Type-R como o cronómetro de voltas, entre outros.

O Honda Connect Navi Garmin, aparece num ecrã táctil de 7 polegadas, preparado para Apple CarPlay, Android Auto, rádio via internet, aplicação Aha e navegador de acesso à internet. Temos 2 entradas USB e HDMI e temos 11 altifalantes de elevada potência. Este sistema requer alguma habituação, devido ao número de funções e aplicações disponíveis, mas não deixa de ser um sistema de excelência.

O espaço é também igual às versões convencionais, ou seja, temos um dos melhores habitáculos do segmento “C” espaço para dar e vender nos lugares dianteiros e traseiros e uma bagageira com 420 Litros de capacidade que se podem expandir até aos 1267 Litros. Apesar de ser um automóvel desportivo, permite uma utilização de um automóvel “normal” de segmento C, em que conseguimos viajar confortáveis e à vontade sem prescindir da bagagem.

O Honda Civic Type-R é o desportivo do ano, mas não só de um carácter vincado de desportivo é feito o modelo nipónico, temos start&stop, uma suspensão firme mas bem filtrada e um comportamento verdadeiramente normal quando é necessário. Apesar do aspecto radical não produz um ruído estapafúrdio ao relanti e não é desconfortável numa utilização mais urbana e com algum trânsito. Durante algum tempo temos de prescindir de parte da nossa privacidade em prol do “car spotting” alheio. Fomos fotografados várias vezes na IC-19 e 2ª Circular! Já agora, se alguém tiver as fotos, faça o favor de as enviar!

A nova geração do Honda Civic Type-R esconde debaixo do capô um motor 2.0 Litros de 4 cilindros em linha, Turbo com 320cv de potência às 6500rpm e 400Nm de binário entre as 2500rpm e 4000rpm, a potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de 6 velocidades. É aqui que encontramos toda a arte! 320cv às rodas dianteiras, há 10 anos atrás seria uma loucura, hoje em dia, a Honda provou com o Honda Civic Type-R que há desportivos de tracção dianteira capazes de “intimidar” desportivos de tracção integral e de tracção traseira, através de um excelente conjunto. Já lá vamos!

Esta receita permite ao Honda Civic Type-R uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 5,8 segundos e uma velocidade máxima de 272km/h.

Em tempos seria difícil segurar um automóvel com 320cv às rodas da frente, hoje em dia, sentimo-nos estupefactos pela facilidade com que se conduz automóveis desportivos, principalmente quando se fala em veículos que conseguem ter um excelente comportamento em conduções mais comedidas. O Honda Civic Type-R é um verdadeiro Honda desportivo, os 320cv estão lá e sentem-se quando as rotações sobem bastante, é ai que percebemos que não é qualquer um que leva o Civic Type-R aos limites, o pé no acelerador não se coloca “à maluca” quando saímos das curvas, porque a potência está lá e pode facilmente “virar-se ao dono”. Contudo, bem conduzido, o Honda Civic Type-R tem um comportamento e inserção em curva dignos de registo e quem sabe se não curva até melhor que muitos desportivos de tracção traseira, o segredo é o aumento da rigidez torcional em cerca de 38% face à anterior geração, um aumento de rigidez que deve a um chassi mais robusto e a uma suspensão melhorada.

Há alguns “truques” no Honda Civic Type-R que nos ajudam a tirar um melhor partido das suas potencialidades como o facto deste realizar o “ponta-tacão” automaticamente. Assim que reduzimos, a rotação sobe o que faz com que consigamos reduções “à pro” sem grandes desequilíbrios e comportamentos mais “bruscos”.

A Honda coloca à nossa disposição 3 modos de condução, Confort, Sport e +R, o fim-de-semana extremamente chuvoso impediu uma maior utilização dos últimos dois modos, mas podemos dizer-vos que, o modo “confort” é bastante disponível, permitindo realizar ultrapassagens com bastante facilidade, sem que tenhamos um acelerador demasiado sensível, uma direcção demasiado firme ou um consumo exagerado de combustivel. O modo “Sport” melhora ligeiramente a resposta ao acelerador, sem que tenhamos um comportamento demasiado desportivo para a via pública, este é o modo que está “predefinido” quando ligamos o Type-R. O modo “+R” é o mais divertido e mais extremo, é neste modo que conseguimos extrair tudo o que o Honda Civic Type-R tem para nos dar, falamos de uma aceleração brutal, uma direcção mais firme que transmite um melhor “feedback” da estrada e ajudas electrónicas menos interventivas. A Honda esmerou-se na concepção e desenvolvimento do novo Honda Civic Type-R e o resultado é brilhante, temos o melhor desportivo de tracção dianteira da actualidade que tão depressa anda devagar, como consegue bater recordes em Nurburgring.

Na segurança temos aviso de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, aviso de ângulo morto, travagem de emergência em cidade, aviso de colisão frontal, cruise-control adaptativo, encostos de Cabeça Dianteiros Anti chicotada, monitorização da pressão dos pneus, reconhecimento de sinais de trânsito entre outros. Relembramos que o Honda Civic obteve as 4 estrelas nos testes EuroNCap obtendo 92% na segurança dos adultos, 67% na segurança das crianças, 75% na protecção de peões e 88% nos dispositivos de segurança.

O novo Honda Civic Type-R está disponivel a partir dos 50.040,00€ (GT Pack) e paga de IUC: 235,59€
Fotos: José da Palma

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