Ford Quer Carros Mais Silenciosos
Ocupantes de carros modernos conseguem fazer-se ouvir mais facilmente do que no passado.
Houve um tempo em que os condutores tiveram de gritar para se fazerem ouvir acima de certas velocidades. Os carros modernos assemelham-se a oasis de calma onde as conversações e a música são claramente audíveis, mesmo com volume baixo.
A “Whisper Strategy” da Ford oferece muitas pequenas melhorias ao redor do veículo que fazem a diferença, ajudando a tornar as viagens mais confortáveis e menos cansativas para condutores e passageiros.
Whisper strategy
Para o novo SUV Kuga, a Ford estudou os elementos geradores de ruído desde a suspensão até à vedação das portas para ajudar a encontrar maneiras de optimizar o refinamento interior.
As perfurações que foram introduzidas nas almofadas laterais dos assentos de pele do Kuga Vignale reduziram a área total de superfícies planas dentro do habitáculo, ajundando a absorver e a não reflectir o ruído.
Os escudos de som aerodinâmicamente ajustados foram incluídos em baixo da carroçaria do veículo, ajudando a limitar o ruído da estrada e do vento que entra do lado de fora.
Os engenheiros Ford testaram, durante 2 anos, 70 diferentes pneus em diferentes superficíes de alcatrão, empedrado irregular, em condições húmidas e secas e em uma variedade de velocidades para encontrar as condições exactas para manter o ruído da estrada no mínimo, ao mesmo tempo que forneciam elevados níveis de conforto e aderência.
Os canais atrás dos painéis externos que permitem ocultar a passagem de cabos, fios e componentes para outras áreas são mais pequenos e estreitos para limitar o fluxo de ar no interior.
“A ‘whisper strategy’ é desenhada para tornar as viagens tão silenciosas quanto possível – desde a absorção do som através de assentos perfurados até ao teste de dezenas de pneus, ouvindo cuidadosamente o padrão de som criado por cada um.” Glen Goold, Ford Kuga Engenheiro chefe de programa
Refinamento Elétrico
A possibilidade de conduzir sem motores a combustão permite viagens mais silenciosas. O Kuga Plug-In Hybrid combina combustão, motor eléctrico e gerador, e uma bateria de iões de litío de 14.4 kWh para uma capacidade condução puramente eléctrica a zero emissões.
Recorrendo ao EV Now, os modos de condução desligam o motor a combustão e accionam o veículo usando apenas a bateria e o motor elétrico, atingindo um nível de ruído de estrada no interior de apenas 52dB(A) em testes controlados – o equivalente a uma chuva suave.
O Kuga Plug-In Hybrid Vignale também recorre à tecnologia Active Noise Cancellation. O sistema trabalha como o popular noise-cancelling nos headphones – detectando suaves mas não desejados sons no habitáculo através de microfones estratégicamente colocados, neutralizando-os com uma onda sonora no sentido oposto, desde o B&O Sound System.
Uma ruptura geracional
Um teste* levado a cabo pela Ford mostrou que os ocupantes num novo Ford Kuga Plug-In Hybrid experimentam níveis de ruído interior que representam um quarto do ruído ouvido pelos seus avós em 1966 num Ford Anglia.
A maior parte das pessoas percebe um som duplamente mais elevado que outro quando este seja aproximadamente 10 décibeis mais elevado.
Ruído interno máximo a aproximadamente 50 km/h (30 mph) medido em terceira velocidade (modelos de caixa de velocidades manual):
Veículo Max decibels dB(A)
1966 Ford Anglia (89.4)
1970 Ford Cortina (80.9)
1977 Ford Granada (82.5)
1982 Ford Cortina (78.5)
2000 Ford Mondeo (77.3)
2020 Ford Kuga Plug-In Hybrid (69.3)
“Tivemos uma visão clara do que desejávamos para o Kuga desde o início – um design exterior acessível e elegante e um interior espaçoso. O resultado é um SUV que se conecta com a sua vida de um modo positivo.”
Amko Leenarts, director, Design, Ford Europa
Sem comentários