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Ford Fiesta Active 1.0 Ecoboost: Dinâmica de calças arregaçadas!

O Ford Fiesta em praticamente todas as suas gerações, foi um utilitário com um comportamento dinâmico exemplar. Pela primeira vez a Ford ofereceu-lhe uma versão de calças arregaçadas que promete oferecer tudo o que o Ford Fiesta convencional oferece, com a vantagem de nos permitir algumas aventuras no fora de estrada e se pensam que o comportamento dinâmico se torna muito pior, enganam-se!

O Ford Fiesta Active tem uma maior altura ao solo que o Ford Fiesta convencional e adopta uma postura mais aventureira através das protecções da carroçaria nos pára-choques dianteiro e traseiro, embaladeira e guarda-lamas. Estas protecções da carroçaria não só oferecem ao Ford Fiesta Active o estilo de pequeno SUV como também têm o efeito prático da protecção da pintura quando nos aventuramos por estradões de terra. Numa altura em que a febre dos crossovers está ao rubro esta versão do Ford Fiesta promete agradar a quem procura mais do que um simples utilitário.

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Ainda no exterior temos jantes de 17 polegadas envolvidas em pneus 205/45, badges “Active” que não deixam enganar no que toca à versão, vidros traseiros escurecidos (opcional), Luzes LED, farolins LED, capas dos retrovisores pretas, tejadilho preto (opcional), um spoiler traseiro, faróis de nevoeiro e chave mãos-livres (opcional).

O novo Ford Fiesta mantém as linhas conservadoras da Ford, com um aspecto mais actual e atraente que o deixa ao mesmo nível da concorrência no que toca ao design. É um automóvel para todas as idades, que não se torna excessivamente berrante para os mais velhos, nem monótono e com pouca piada para os mais novos, há várias cores e personalizações que ajudam a adequar o estilo à faixa etária ou ao tipo de utilizador.

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No interior a qualidade dos materais e da montagem é das melhores do segmento, não há ruídos parasitas e contamos com uma série de equipamentos dignos também de um segmento superior. Temos puxadores das portas em alumínio, imitações de carbono, temos couro e pesponto cuidado no volante, punho da caixa de velocidades e assentos, assim como material emborrachado no tablier. O espaço a bordo é bom nos lugares dianteiros, já nos lugares traseiros o espaço pode deixar a desejar para os passageiros de maior estatura. A bagageira está ao nível da concorrência com 303 Litros de capacidade, que se estendem aos 984 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros.

Para a tarefa da condução, temos um volante ergonómico com excelente pega, um bom punho da caixa de velocidades, uma excelente posição de condução e assentos confortáveis com apoio lombar q.b.

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No que toca ao equipamento no interior, nesta versão Active contávamos com ar-condicionado automático, sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3 em ecrã de 8 polegadas com reconhecimento de voz (opcional), sistema de som B&O (opcional), comandos do rádio e painel de instrumentos no volante, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro (opcional), painel de instrumentos em ecrã TFT, vários modos de condução, chave mãos-livres (opcional), espelho retrovisor interior com escurecimento automático, botão de ignição, uma porta USB para os lugares traseiros, entre outros.

O sistema Ford Sync 3 é um dos melhores do segmento, para além de aparecer num ecrã de dimensões generosas, tem uma excelente imagem, é de fácil utilização e tem uma série de funções e aplicações, o AndroidAuto e o Apple CarPlay permitem-nos estar sempre “conectados” ao nosso telefone. No site da Ford temos à nossa disposição um catálogo de aplicações, onde os utilizadores podem pesquisar as aplicações disponíveis para a sua versão SYNC. O catálogo do AppLink inclui também ligações para o iTunes ou Google Play Store, a partir dos quais é possível transferir as aplicações. O melhor é podermos executar várias tarefas por voz, como mudar de musica, seleccionar pastas entre outros.

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O painel de instrumentos é digno de um automóvel de segmento superior, tem igualmente uma boa imagem, aparece num ecrã TFT e revela toda a informação necessária para a circulação, informações de viagem, consumos, reconhecimento de sinais de transito, alertas das ajudas à condução, temperatura exterior, estado do veiculo, entre outros.

A condução do Ford Fiesta Active é tão agradável como a condução do Ford Fiesta convencional. A Ford manteve a direcção directa, o chassi é de excelência, a caixa de velocidades é agradável e a configuração das suspensões é equilibrada. Apesar dos apetrechos de protecção da carroçaria e da altura ao solo maior face à versão normal, o Ford Fiesta Active continua a ter um comportamento exemplar que é para nós um dos melhores do seu segmento. A abordagem às curvas é sempre realizada de forma precisa e previsível como é já habitual nos automóveis da marca americana. Apesar de não ser um verdadeiro SUV, a altura ao solo extra permite aos utilizadores do Fiesta Active aventurarem-se por caminhos de terra pouco acidentados!

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Os modos de condução são o normal, o eco e o escorregadio. Estes modos alteram ligeiramente a resposta do acelerador, ar-condicionado e ajudas electrónicas. No modo “Normal” temos o ar-condicionado a resposta do acelerador e as ajudas electrónicas ajustadas num modo “standard” que é ideal para todo o tipo de situações e para todo o tipo de percurso e estilo de condução, sem limitar as capacidades do Fiesta Active tanto ao nível do conforto, como ao nível do comportamento e condução. Já o modo “Eco” reduz a resposta do acelerador para que consigamos aumentar a eficiência do combustivel e também reduz a prestação do ar-condicionado para a mesma finalidade. O modo “Escorregadio” como o próprio nome indica torna as ajudas electrónicas mais interventivas de forma a que consigamos viajar com maior segurança em condições mais difíceis.

O motor 1.0 Litros Ecoboost Turbo a gasolina tem 3 cilindros, debita 100cv de potência e 170Nm de binário entre as 1500rpm e 4000rpm às rodas dianteiras, através de uma caixa manual de 6 velocidades bem escalonada e de agradável utilização. Em termos de performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 11 segundos e uma velocidade máxima de 181km/h. Este motor é “redondo” q.b, mostrando um comportamento quase semelhante ao de um motor 4 cilindros. Não se tornando excessivamente anémico nas rotações mais baixas, permite que os consumos se tornem mais simpáticos por permitir ao condutor andar fora dos regimes do Turbo, onde o consumo de combustivel é maior. Noutras motorizações de baixa cilindrada sobrealimentadas, torna-se dificil circular em regimes baixos devido à falta de potência e cilindrada, algo que acontece com menos frequência nesta motorização Ecoboost.

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No que toca aos consumos, rondaram sempre os 6,5 Litros a cada 100km, com uma condução comedida em percursos mistos com e sem transito. Se quisermos fazer o gosto ao pé direito, não há milagres e os consumos fazem-nos pensar duas vezes no estilo de condução.

Relativamente à segurança, o Ford Fiesta Active tinha aviso de ângulo morto, sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, reconhecimento de sinais de trânsito e aviso de saída de estrada com manutenção em faixa. Nos testes Euro NCAP o Ford Fiesta obteve as 5 estrelas com 87% na protecção dos adultos, 84% na protecção das crianças, 64% na protecção dos peões e 60% nas ajudas à condução.

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No que toca a preços, o Ford Fiesta Active com o motor 1.0 Ecoboost está disponivel a partir de 18.390,00€. Já a versão Ensaiada Active + com Pintura metalizada “Moondust Silver” (432€), Tejadilho em preto 254€, Vidros Eléctricos Atrás 127€, Vidros escurecidos (122€) , Sistema de chave inteligente (254€), Sistema de deteção de ângulo morto (BLIS) (inclui retrovisores eléctricos e recolhíveis) 407€ Câmera de visão traseira (457€), está disponivel por 20.679,00€ (S/Despesas). Paga de IUC: 101,49€ e tem 2 anos de garantia de fábrica.

Fotos: João Santos

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