Comunicados de ImprensaNoticias

Ford Faz Testes Com Sons De Passos E Campainhas De Bicicleta Para Sistemas Inteligentes De Alerta Ao Condutor (vídeo)

A Ford está a efetuar testes para a utilização de altifalantes específicos para indicar a direcção a partir da qual pessoas e objectos se aproximam do veículo.

Os engenheiros também estão a testar sons intuitivos – campainhas de bicicleta, passos e ruídos de veículos – para alertar os condutores da proximidade de outros utilizadores das estradas ou peões.

Os investigadores descobriram que ao utilizar-se mais frequentemente os alertas áudio direcionais, os condutores identificaram corretamente a natureza e a localização dos demais utilizadores das estradas e peões.

Os alertas ao condutor – sejam representações visuais ou sons de aviso – ajudam-nos a lidar com as nossas deslocações diárias. E se esses avisos sonoros passarem a simular os sons produzidos pelos reais potenciais perigos, permitindo aos condutores saber exatamente de onde vêm?1

A Ford está a testar uma nova tecnologia inteligente de alertas ao condutor que pode revolucionar os sistemas até agora existentes. Os engenheiros estão a explorar uma utilização inteligente do sistema de som de bordo nos automóveis, que seja capaz de transmitir, com clareza, a localização de outros utentes da estrada ou peões. Além disso, os testes incluem a utilização de sons intuitivos, tais como passos, campainhas de bicicleta e ruídos de viaturas em andamento, em vez de uma única fonte sonora de aviso de todas estas situações.

Ford Faz Testes Com Sons De Passos E Campainhas De Bicicleta Para Sistemas Inteligentes De Alerta Ao Condutor (vídeo) 13
Ford is trialling the use of specific speakers to indicate the direction from which people and objects are approaching. LICENSE EXPIRES: In perpetuity. LICENSE BY: Makerhouse Europe. LICENSE SCOPE: A – Earned editorial, press releases, press kits, B – All non-broadcast digital and online media, D – All print media (newspaper, magazine etc). REGION: EU. COPYRIGHT AND IMAGE RIGHTS: This content is solely for editorial use and for providing individual users with information. Any storage in databases, or any distribution to third parties within the scope of commercial use, or for commercial use is permitted with written consent from Ford of Europe GmbH only.

Os testes iniciais revelaram que os condutores que utilizavam a tecnologia Alerta de Áudio Direcionado (Directional Audio Alert) foram significativamente mais exatos na identificação de potenciais perigos e sua respetiva posição.

“Os sons de aviso utilizados atualmente já são eficazes na informação aos condutores acerca de situação em que devem tomar mais cuidado e estar vigilantes. A tecnologia do futuro poderia alertar-nos tanto para o perigo como para a sua origem”, declarou Oliver Kirstein, Engenheiro de Software SYNC, Enterprise Connectivity, Ford Europa.

Como pode funcionar

Os veículos Ford dispõem, atualmente, de tecnologias de assistência ao condutor que utilizam um conjunto de sensores para identificar quando peões, ciclistas e outros veículos se encontram nas proximidades do seu veículo. Estas tecnologias oferecem alertas visuais e sonoros e, se necessário, aplicam travagens de emergência.

O Alerta de Áudio Direcionado traduz um grande avanço na eficácia destes tipos de alertas. Um software desenvolvido pela Ford utiliza a informação dos sensores para selecionar o som apropriado e reproduzi-lo através do altifalante mais próximo do obstáculo.

Testes realizados em ambiente simulado demonstraram que, em 74 por cento das vezes, os condutores alertados pelo Alerta de Áudio Direcionado identificaram corretamente a natureza e a fonte do perigo. Mesmo reproduzindo-se apenas um som normal através do altifalante apropriado o condutor conseguiu identificar corretamente a localização do objeto, em 70 por cento dos casos.

Os engenheiros também criaram um cenário real no circuito de testes, com um veículo a recuar de um lugar de estacionamento, um peão a aproximar-se e o alerta de pegadas. Os participantes no teste responderam positivamente ao som dos passos, especialmente quando este alerta intuitivo foi reproduzido através de um altifalante específico.

No futuro, os engenheiros acreditam que estes resultados poderão ser ainda melhorados através da utilização de som espacial 3D, semelhante ao utilizado em cinemas e jogos eletrónicos, para melhor permitir aos condutores identificar a fonte do perigo.

1 As funções de assitência ao condutor são complementares e não substituem a atenção, a capacidade de julgamento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor.

Artigo anterior

Opel Astra dá início a uma nova era: Eletrificado, eficiente e confiante

Artigo seguinte

Novo 500 vence o seu 24º prémio ao ser eleito "Veículo Elétrico de 2022" nos Países Baixos

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.