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Estivemos em Barcelona ao volante dos novos SUV Hyundai!

A semana passada estivemos em Barcelona ao volante dos novos SUV Hyundai, falamos do novo Hyundai Kauai, Novo Hyundai Santa Fé e novo Hyundai Tucson, a experiência foi mais do que agradável e decidimos agora partilhar convosco as grandes relativamente aos novos modelos Coreanos.

Já tínhamos estado ao volante do novo Hyundai Kauai na motorização 1.0 Turbo GDI com 120cv de potência, contudo, a Hyundai achou que seria oportuna a oferta de uma nova motorização diesel 1.6 litros e de uma motorização eléctrica zero emissões. Afim de cumprir com as novas normas de emissões de CO2 a marca coreana apresentou a tecnologia Smartstream que oferece à motorização 1.6 diesel, uma fricção reduzida, um turbo mais eficaz e válvula de entrada paralela, estes sistemas devem proporcionar melhor consumo de combustivel e menores emissões de gases poluentes.

Nesta motorização 1.6 litros diesel podemos contar com dois níveis de potência, entre eles, 115cv com tracção dianteira e caixa manual de 6 velocidades e 136cv só disponivel com caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades e possibilidade de tracção dianteira ou integral. O consumo anunciado da motorização com 115cv é de 4,1 a 4,3 Litros pela norma NEDC e emissões de 109 a 113g/km de CO2. Já a motorização de 136cv anuncia consumos entre os 4,2 a 4,9 Litros a cada 100km.

Relembramos que o Hyundai Kauai, conta ainda com mais duas motorizações a gasolina o 1.0 Turbo GDI com 120cv (ensaio aqui) e o motor 1.6 Litros Turbo a gasolina com 177cv de potência! A última motorização que ainda não testámos só está disponivel também com a transmissão automática de 7 velocidades, com tracção dianteira ou integral.

Ambas as motorizações a gasolina estão equipadas com uma válvula electrónica wastegate que melhora os consumos, através da redução de perdas, maior resposta de acelerador e binário me baixos regimes.

Relativamente à tracção integral, esta consegue dividir o binário em 50/50 distribuindo-o pelas rodas traseiras, aumentando a tracção em situações mais difíceis como neve, terra e mesmo em situações em que numa condução mais desportiva precisemos de mais tracção. Para facilitar a passagem de obstáculos mais difíceis, é possivel bloquear a tracção integral a 50% até aos 40km/h.

Na conectividade o Hyundai Kauai dispõe de Head-up Display, Sistema de navegação e multimédia em ecrã táctil de 8 polegadas, câmara de visão traseira e Live Services.

Com o pack Hyundai Smartsense é possivel ter o Hyundai Kauai dotado com Travagem autónoma de emergência, aviso de transposição involuntária de faixa, alerta de fadiga do condutor, aviso de ângulo morto, alerta de tráfego à retaguarda e ainda faróis full-led com máximos automáticos.

A outra GRANDE NOVIDADE, é o Hyundai Santa Fé que aparece agora na sua quarta geração, este é um dos best-sellers da marca com 1,6 milhões de unidades vendidas desde o lançamento da primeira geração em 2001. O novo Hyundai Santa Fé promete um design melhorado e premium, maior segurança e sistemas de ajuda à condução e a habitual relação preço/qualidade e equipamento.

Em termos de design ganhamos novas ópticas, nova grelha em cascata como é já habitual na gama Hyundai e uma carroçaria mais imponente que mantém a elevada linha de cintura e o aspecto robusto.

No interior temos um design mais cuidado face à geração anterior, maior conforto e conveniência, também ganhamos 4 cores, novos acabamentos e novos espaços para arrumação.

Nas motorizações contamos com um motor diesel da nova geração com 2.0 Litros que oferece potências de 150 ou 182cv que podem estar conectados a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de dupla embraiagem com 8 velocidades. O motor 2.2 Litros CRDi mantém-se, apenas com caixa automática de 8 velocidades oferecendo 197cv de potência e uma eficiência de combustivel melhorada entre 3 a 4% face à anterior geração. Por último temos um motor a gasolina 2.4 Litros com 185cv de potência. No futuro podemos aguardar as versões Hybrid e Plug-in Hybrid.

Há ainda um novo sistema de tracção integral, com melhor aplicação de binário que melhora a aderência, através de um melhor controlo da distribuição do binário, potência e travagem nas rodas dianteiras e traseiras. Este sistema permite ao condutor um melhor controlo do automóvel, até nas situações mais difíceis.

No que toca à segurança, o pack smart-sense está disponivel também no Hyundai Santa Fé, com todos os sistemas mencionados uns parágrafos acima, com destaque a 3 sistemas que não estão disponíveis no Hyundai Kauai. Falamos do alerta de saída de passageiros dos lugares traseiros, alerta de passageiros dentro do automóvel (para que não nos esqueçamos de nenhuma criança ou adulto no interior do veiculo) e ainda o sistema de tráfego cruzado, com travagem automática (que trava automaticamente quando efectuamos uma manobra de marcha-atrás e surge outro veiculo).

Na segurança passiva, temos uma carroçaria mais robusta que protege melhor os passageiros em caso de colisão, este aumento de rigidez não prejudica o peso do automóvel, uma vez que até está mais leve. Esta receita consegue-se através da utilização de estampagem a quente em áreas de maiores dimensões e de diâmetros de soldadura maiores. Esta carroçaria melhora a dinâmica e a segurança, ao ser composta por 57% de aço de elevada resistência.

Na conectividade temos head-up display, ecrã touch para o sistema de navegação e multimédia com 8 polegadas, carregamento de smartphones sem fios, entre outros.

O comportamento do novo Hyundai Santa Fé está também melhor, devido a uma nova suspensão e direcção que pretendem oferecer mais estabilidade, mais resposta, melhor conforto e diminuir ruídos.

Relativamente ao Hyundai Tucson, as novidades sairão já no dia 11 deste mês!

Texto: Marcelo Caetano

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