Noticias

Custos de produção E-TECH (Renault) e Hybrid Synergy Drive (Toyota) são semelhantes?

A Renault desmontou um veículo Toyota com tecnologia Hybrid Synergy Drive. Depois de observarem os componentes, os engenheiros da Renault chegaram à conclusão que o custo dos mesmos era semelhante ao custo dos componentes utilizados na tecnologia híbrida E-TECH da marca Francesa.

O novo CEO da Renault, Luca de Meo, afirmou que a tecnologia híbrida da Renault tinha custos de produção muito semelhantes à tecnologia híbrida da Toyota, apesar da marca nipónica ter mais 20 anos de experiência nas tecnologias híbridas, relata a imprensa internacional.

Luca de Meo disse ainda que os custos da tecnologia E-TECH iriam ser reduzidos de forma drástica nos próximos 2 ou 3 anos. A semelhança entre os dois sistemas é o funcionamento paralelo, ou seja, ambos conseguem funcionar exclusivamente a energia elétrica e ambos conseguem utilizar o motor térmico para recarregar as baterias. No caso da Toyota, temos a utilização de uma caixa de variação contínua com engrenagens epicicloidais, enquanto na tecnologia E-TECH da Renault temos uma caixa de velocidades inspirada na Formula 1 sem embraiagem e com funcionamento por Crabots, cujos dois motores elétricos estão diretamente acoplados a esta caixa de velocidades, para que as engrenagens sejam suaves e eficientes.

O CEO da Renault também afirmou que a produção teve a ganhar em termos de custos, com a utilização desta caixa de velocidades multimode.

Como é que os custos de produção estão equiparados a uma marca com 20 anos de experiência? Luca De Meo afirma que a Renault trabalha neste sistema há 10 anos e que implementou nele todos os conhecimentos de engenharia adquiridos na Formula 1!

Apesar desta tecnologia estar a ser o centro das atenções da Renault, a mesma não está a ser partilhada com a Nissan. Quando Luca de Meo foi questionado acerca deste tema: “Esta foi a mesma pergunta que fiz quando aqui entrei – Porque é que não temos a mesma solução? Enfim, história é história”, Concluiu.

Artigo anterior

Volvo Car Portugal vai poupar 10 mil litros de combustível

Artigo seguinte

Já é possível reservar o SKODA ENYAQ iV em Portugal por 34.990 Euros

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.