NoticiasComunicados de Imprensa

CUPRA Formentor:”Transformamos a natureza em cor”

O CUPRA Formentor apresenta uma palete de três cores exclusivas inspiradas na natureza: o Petrol Blue Matt, o Magnetic Tech Matt e o Graphene Grey.

O processo para desenvolver a palete de cores do primeiro SUV da marca durou três anos e foram feitas mais de 800 versões diferentes.

O CUPRA Formentor já pode ser reservado e as primeiras unidades chegarão às ruas de todo o mundo no próximo outono.

– 28 gramas de azul pérola, 25,2 de preto, 9,2 de Crystal Silver, 1,5 de branco, 0,6 de roxo, um pouco de brilho e alumínio … Por detrás destas quantidades estão mais de três anos de trabalho, inúmeras tentativas e, no final, um nome: a tonalidade Petrol Blue. Desde o momento em que os designers da CUPRA começaram a desenhar os primeiros esboços do Formentor, a equipa Color & Trim começou a trabalhar nas cores que seriam usadas no primeiro modelo da marca. Muitos elementos definem o espírito de um automóvel como o CUPRA Formentor: sofisticação, inovação, um design exterior cativante… e as suas três cores exclusivas. Cada uma com a sua história, a sua razão de ser.

– Cores com ADN. Para chegar à palete do CUPRA Formentor, a primeira coisa que a equipa de designers da Color & Trim, liderada por Francesca Sangalli, fez, foi explorar a essência da marca, o seu ADN. Este é o primeiro modelo da marca e foi necessário lançar as bases do seu espírito: design contemporâneo, performance desportiva e estilo único … “As cores são muito importantes para identificar o carácter de uma marca. Cada cor tem a sua própria personalidade, expressa uma atitude diferente, e as que criámos para o primeiro modelo da CUPRA refletem uma personalidade autêntica”, comenta Francesca Sangalli, responsável Color&Trim Concept&Strategy.

– A natureza como inspiração. As ideias para criar uma nova cor que se identifique claramente com os valores podem vir de muitas fontes de inspiração. Nesta ocasião, a natureza, com as suas texturas, ambientes e formas, foi a musa para desenvolver a criatividade transformada em cor. “Muita inspiração provém da natureza e dos elementos que a compõem. Recriámos a cor dos minerais, das pedras, da Terra, inclusive do meio ambiente que nos rodeia”, assegura Francesca Sangalli.

– A elegância dos tons mate. Cada uma das cores foi projetada, misturando tintas e outros materiais, como o alumínio ou a mica, para obter o efeito desejado. Desta forma, conseguem-se acabamentos metalizados, perlados e mate que, no caso do Formentor, são os exclusivos Petrol Blue Matt, Magnetic Tech Matt e Graphene Grey. Criar uma mistura com um miligrama a mais ou a menos de branco ou introduzir mais ou menos brilho torna a cor completamente diferente. “Para chegar ao Magnetic Tech Matt, fizemos tantas gradações do mesmo tom que às vezes era difícil distingui-las, mas queríamos que a superfície parecesse uma pedra. No final, conseguimos isso introduzindo grandes partículas metálicas que dão a aparência áspera que as pedras têm. Transformámos a natureza em cor”, conclui Francesca Sangalli.

– Espírito CUV. Além de criar um novo código de cores para a CUPRA, também foi fundamental dar a este modelo um carácter especial. “É muito importante trabalhar o efeito que se deseja dar à cor. O CUPRA Formentor é um automóvel com muitos volumes e linhas de tensão. Isto faz com que dependendo de como a luz incide nele, percebemos uma cor muito diferente. São cores que estão vivas” afirma Jordi Font, responsável de desenvolvimento Color&Trim. Exterior e interior estão em harmonia, com combinações e detalhes expressos em Copper. A palete do novo CUPRA Formentor é completada com outras seis cores: Desire Red, Dark Camouflage, Midnight Blach, Urban Silver, Magnetic Tech e Nevada White.

Três cores, três inspirações para Francesca

Petrol Blue Matt – É a cor identificadora da CUPRA. Representa o ADN desportivo e ao mesmo tempo sofisticado da marca. Com o seu acabamento mate agregamos carácter técnico intenso à cor.

Magnetic Tech Matt – Queríamos que a sua superfície fosse como uma pedra. Possui partículas metálicas que lhe conferem aquele aspeto áspero que as pedras têm. É a natureza em estado puro.

Graphene Grey – Em termos simples, é uma folha, como uma única camada de átomos de carbono. Queríamos dar-lhe um carácter plano e ousado ao mesmo tempo.

Artigo anterior

Realidade Aumentada: já pode estacionar o novo Opel Mokka à porta de sua casa

Artigo seguinte

Volkswagen ID.3: o pioneiro de uma nova era de mobilidade

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.