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CUPRA Leon VZ TCR prepara-se para mais uma época de corridas competitivas a nível mundial após o êxito de 2024

  • O CUPRA Tavascan Endurance de tração traseira oferece 210 kW (286 cv), 545 Nm de binário e autonomia para até 568 km.
  • Esta versão vem juntar-se à já existente Tavascan VZ, que oferece tração integral com dois motores e 250 kW (340 cv), com uma autonomia de até 522 km.
  • O seu design marcante apresenta proporções desportivas e tecnologia de iluminação, que quebra as regras convencionais para uma nova geração de condutores.
  • Como um SUV emocional para os entusiastas da condução, o Tavascan incorpora um chassis refinado, tecnologia de Controlo Adaptativo do Chassis (DCC Sport) e sistema de direção progressiva* (O DCC Sport não está disponível no Endurance).

O Tavascan é o primeiro SUV coupé 100% elétrico da CUPRA e um testemunho do compromisso da marca com a eletrificação e a performance, com design e tecnologia de ponta. O CUPRA Tavascan Endurance de tração traseira oferece até 568 km de autonomia elétrica, graças à sua bateria de iões de lítio com uma capacidade útil de 77 kWh e utiliza um motor elétrico que fornece 210 kW (286 cv) de potência, com 545 Nm de binário máximo.

Esta versão Endurance faz do Tavascan um dos SUV elétricos mais eficientes do mercado e eleva a experiência de condução a um novo nível. A gama Tavascan fica completa com a versão VZ, que é o auge da elevada performance ao adicionar outro motor elétrico no eixo dianteiro, o que lhe confere tração integral (Dual Motor), e uma potência máxima combinada de 250 kW (340 cv), com uma autonomia de até 522 km no ciclo combinado de homologação.

O CUPRA Tavascan é um impulso à criação de veículos emocionantes que quebram as regras convencionais e visam uma nova geração de amantes de automóveis. Derivado diretamente do concept Tavascan que foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2019 como “o sonho da marca”, o modelo traz para o mercado a visão disruptiva e única de um futuro totalmente elétrico.

O coupé SUV do CUPRA dá um grande passo em frente na eletrificação da marca. Entra na gama como o segundo veículo 100% elétrico, depois do Born, e como complemento das versões híbridas plug-in com mais de 100 km de autonomia dos modelos CUPRA Terramar, CUPRA Leon, CUPRA Leon Sportstourer e CUPRA Formentor.

Concebido e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA Tavascan é fabricado na fábrica de última geração do Grupo Volkswagen em Anhui, na China, um centro de inovação de ponta para a mobilidade elétrica.

  • O CUPRA Tavascan é o primeiro SUV coupé 100% elétrico da marca, e o seu segundo modelo totalmente elétrico depois do Born. Encarna a visão eletrificada da CUPRA e mantém-se fiel ao Showcar de 2019.
  • Representa a nova linguagem de design da marca: o exterior oferece proporções desportivas; a frente, equipada com faróis Matrix LED* com uma assinatura luminosa de três triângulos, é imediatamente reconhecível. O interior é uma obra de arquitetura graças à caraterística coluna central e a outros elementos como as saídas de ar quase invisíveis, ou a iluminação ambiente que vai um pouco mais longe e se estende pelo revestimento das quatro portas, bem como ao longo do painel de instrumentos. *(Não disponível no Endurance)
  • Como um SUV emocional destinado aos entusiastas do automóvel, o CUPRA Tavascan incorpora a tecnologia Adaptive Chassis Control (DCC Sport), suspensão desportiva e direção progressiva. Estes elementos, juntamente com os pneus de alta performance montados em jantes de liga leve até 21”, oferecem uma experiência de condução única e muito desportiva.
  • O primeiro SUV coupé totalmente elétrico da CUPRA está disponível com dois níveis de potência: o Endurance com 210 kW (286 cv) e o VZ com 250 kW (340 cv). A versão mais potente tem dois motores, um em cada eixo, que lhe conferem tração integral Dual Motor. Desta forma, combina o melhor desempenho. O CUPRA Tavascan oferece uma autonomia máxima de até 568 quilómetros para a versão Endurance de 210 kW, graças à sua bateria de 77 kWh de capacidade útil.
  • A digitalização é um elemento-chave. O modelo integra um sistema de infotainment com um ecrã de 15” de série, o maior alguma vez montado num CUPRA; altamente personalizável e com uma nova interface homem-máquina (HMI) com um slider retro-iluminado. O CUPRA Tavascan foi também o primeiro modelo da marca a ser equipado com o sistema áudio de alta-fidelidade com 12 altifalantes, desenvolvido em colaboração com a Sennheiser Mobility. O sistema proporciona o som puro caraterístico da Sennheiser, no qual confiam os profissionais da música e os artistas de todo o mundo.
  • A segurança e o conforto são garantidos através de uma grande variedade de sistemas de assistência ao condutor de última geração. A nova versão do Connected Travel Assist melhora o seu funcionamento através de dados recebidos da nuvem, especialmente em estradas mal sinalizadas. Também está disponível o assistente autónomo de mudança de faixa, que dá um passo em frente em termos de conforto na condução em autoestrada. O CUPRA Tavascan também oferece funções avançadas de estacionamento autónomo, incluindo o Intelligent Park Assist com função de memória (assistente de estacionamento memorizado, com cinco possíveis manobras gravadas de até 50 metros cada) e o Remote Park Assist (RPA), assistente de estacionamento remoto a partir da App My CUPRA.
  • Concebido e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA Tavascan é produzido na nova fábrica do Grupo Volkswagen em Anhui, na China, um centro de inovação de ponta para a mobilidade elétrica. 

Motorização

O sistema de propulsão totalmente elétrico do CUPRA Tavascan está configurado para oferecer a melhor experiência de condução possível, com uma combinação perfeita de performance e eficiência.

CUPRA Tavascan Endurance: eficiência e autonomia

Esta versão de tração traseira utiliza um eficiente motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, localizado no eixo traseiro. Com uma potência de 210 kW (286 cv) e um binário máximo de 545 Nm, este sistema permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Além dos seus valores de performance, o verdadeiro destaque reside na sua eficiência energética e na sua autonomia de até 568 km.

O CUPRA Tavascan utiliza uma caixa de velocidades de uma velocidade que permite obter um desempenho ótimo e eficiente, uma vez que a máquina elétrica possui um binário muito elevado desde a rotação inicial e uma ampla gama de rotações, até 16.000 rpm. O binário é distribuído por esta transmissão, com a ajuda de um diferencial que suaviza a entrega e proporciona a força constante característica da tecnologia.

CUPRA Tavascan VZ: tração integral e máxima performance

A versão VZ está no topo da gama Tavascan. A sua arquitetura Dual Motor (traseiro: 210 kW-286 cv; dianteiro: 80 kW-109 cv) permite-lhe oferecer um grande dinamismo graças a um sistema de tração integral que pode enviar até 30% do binário para as rodas dianteiras quando é necessária mais tração. A potência combinada do sistema é de 250 kW (340 cv), com um binário máximo de 545 Nm. Pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos e oferece uma autonomia de até 522 km.

No CUPRA Tavascan VZ, o motor dianteiro é assíncrono e é composto por bobinas elétricas e um rotor indutivo. Assim, evita as perdas por arrastamento devido à força magnética, como acontece também com o motor síncrono de ímanes permanentes no eixo traseiro. A sua unidade de acionamento coaxial pesa apenas 60 quilos.

Como se trata de um veículo 100% elétrico, não há necessidade de uma ligação mecânica entre as rodas dianteiras e traseiras, como um eixo de transmissão tradicional, embraiagem ou diferencial, o que torna o sistema rápido e eficiente. Os dois motores do Tavascan VZ comunicam instantaneamente, gerindo as cargas de forma eficaz. Cada um recebe novos comandos numa questão de milissegundos através da respetiva gestão eletrónica, e a distribuição do binário entre as rodas é perfeita, tornando os ajustes impercetíveis.

Dinâmica: condução excitante e máxima eficiência

Chassis:

O CUPRA Tavascan utiliza a plataforma MEB do Grupo Volkswagen e oferece um centro de gravidade muito baixo, graças à localização das baterias de alta tensão no piso do veículo, entre os dois eixos. A sua distribuição de peso aproxima-se dos 50% (49:51) e o avançado sistema de suspensão, que inclui arquitetura McPherson no eixo dianteiro, um eixo independente multi-link na traseira e o Controlo Adaptativo do Chassis (DCC Sport), garantem uma experiência de condução ágil e segura. Além disso, o controlo de estabilidade ESC oferece uma regulação desportiva (ESC Sport) e uma regulação totalmente desconectada (ESC OFF).

A carroçaria do CUPRA Tavascan utiliza alumínio na sua estrutura, reduzindo o peso. Além disso, a bateria de alta tensão está alojada num invólucro de alumínio que faz parte da estrutura do veículo, o que aumenta a rigidez do conjunto e mantém o peso numa posição baixa e centrada. Este design ajuda a equilibrar o centro de gravidade e a massa, aumentando simultaneamente as capacidades dinâmicas do automóvel.

Existem seis modos de condução selecionáveis: Range, Comfort, Performance, CUPRA, Individual e Traction (para a versão com tração integral). Todos eles melhoram a experiência e aumentam as possibilidades ao volante.

O Adaptive Cruise Assist (ACC) inclui também a função preditiva que, para além de aumentar o conforto e a segurança dos passageiros, traz também um aumento de eficiência. Este sistema fornece ao condutor informações sobre as próximas ocorrências nas estradas públicas que requerem desaceleração: limites de velocidade, curvas, rotundas, saídas de autoestrada, etc. Ao conduzir com o sistema preditivo ativado, e ao aproximar-se de uma situação em que é necessária uma desaceleração, o condutor é convidado a tirar o pé do acelerador e a velocidade ideal é automaticamente calculada. Durante a circulação, o sistema alterna entre ‘roda livre’ e regeneração, o que permite poupar energia e aumentar a autonomia.

Mas nem tudo se resume à eletrónica. O que acontece na estrada também é transmitido para o interior através das jantes de 19” e 21”, que fornecem uma grande quantidade de informação ao condutor. As jantes maiores de 21” podem montar pneus até 255 mm de largura em ambos os eixos, enquanto as jantes de 19” estão equipadas com pneus de 235 mm de largura na frente e 255 mm na traseira.

O CUPRA Tavascan alia as suas qualidades dinâmicas ao caráter prático da sua carroçaria com 4.644 mm de comprimento, 1861 mm de largura (2018 mm com os retrovisores desdobrados), 1597 mm de altura e 2.766 mm de distância entre eixos.

Por fim, é de referir o trabalho de isolamento acústico face ao ruído exterior do CUPRA Tavascan, para garantir o cumprimento dos níveis sonoros e de conforto esperados num veículo 100% elétrico.

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Tecnologia da bateria

Com uma bateria de iões de lítio NMC e uma capacidade útil de 77 kWh (82 kWh brutos), o Tavascan Endurance pode percorrer até 568 km com uma única carga, de acordo com o ciclo de homologação WLTP, e até 522 km para a versão VZ. Esta autonomia não se deve apenas à capacidade da sua bateria, mas também ao seu design aerodinâmico e à gestão inteligente da energia.

A recuperação de energia é um dos pontos fortes do Tavascan. Utilizando o modo B da alavanca seletora de velocidades, quando se tira o pé do acelerador, o motor funciona como gerador e reduz o desgaste dos travões, gerando uma desaceleração até -1,5 m/s², ideal para ambientes urbanos ou descidas íngremes. Além disso, as patilhas atrás do volante oferecem três níveis de recuperação ajustáveis, adaptando-se ao estilo de condução do utilizador. Assim, ao definir o modo 1, obtém-se uma desaceleração até -0,6 m/s2, o modo 2 até -1 m/s2 e o modo 3 define a desaceleração máxima, idêntica à gerada pelo modo B.

A bateria de alta tensão é composta por 12 módulos de células prismáticas arrefecidas por líquido, garantindo uma temperatura ótima e prolongando a sua vida útil. Este sistema de gestão térmica mantém a temperatura da bateria sempre num intervalo ótimo.

Assim, o CUPRA Tavascan oferece um modo de proteção da bateria, limitando o estado de carga máximo (SOC) a 80%, concebido para prolongar a vida útil da bateria. Esta função não está ativada por defeito, mas o cliente pode sempre ativá-la ou desativá-la a partir das definições do veículo no ecrã de infotainment. Inclui ainda a função que regula a temperatura da bateria para baixo dos 38ºC se o nível de carga exceder os 80%, o que evita a deterioração das células da bateria devido a temperaturas elevadas.

Soluções de carregamento avançadas

O CUPRA Tavascan inclui opções de carregamento práticas destinadas a maximizar a eficiência e a melhorar a experiência de utilização.

Independentemente de a operação de carregamento ser efetuada em casa ou na estrada, o CUPRA Tavascan adapta-se facilmente a qualquer cenário, uma vez que pode ser ligado a tomadas de corrente alternada (carregamento até uma potência máxima de 11 kW) e de corrente contínua (até 135 kW).

Assim, é possível atingir uma autonomia adicional de 100 quilómetros em apenas 7 minutos. E quando a bateria desce para 10%, é possível aumentar a carga para 80% em pouco menos de meia hora (28 minutos). Utilizando um carregador AC de 11kWh, serão necessárias 8 horas para carregar a bateria de 0 a 100% da capacidade.

Aerodinâmica e sustentabilidade

O aspeto aerodinâmico é um dos pontos mais cuidados no CUPRA Tavascan, para conseguir a combinação perfeita entre design e eficiência. O design de toda a carroçaria, jantes e sistema de refrigeração foi otimizado para melhorar a aerodinâmica do veículo, conseguindo um coeficiente de resistência Cx de apenas 0,26 (ver mais informações na secção de design exterior). Quanto às melhorias introduzidas na carroçaria, foram trabalhados pontos-chave como o spoiler traseiro para garantir uma separação adequada do fluxo de ar, o para-choques e o capot para otimizar o seu comportamento, e foram adicionados elementos como o deflector aerodinâmico, a cortina de ar e o difusor traseiro para melhorar o fluxo de ar.

Quanto aos materiais renováveis e reciclados utilizados no fabrico do CUPRA Tavascan, os estofos têxteis do banco Bucket de série utilizam até 90% de poliéster reciclado, enquanto o tecido de microfibras é reciclado até 50%.

Por outro lado, a produção de materiais reciclados consome menos energia do que a produção de novos materiais, promovendo assim a conservação de energia. E isto, por sua vez, fomenta um modelo de produção e consumo em que os materiais são reutilizados em vez de serem descartados, promovendo, assim, a economia circular.

A iluminação do CUPRA Tavascan utiliza tecnologia LED para as funções de sinalização e iluminação, permitindo um baixo consumo de energia em todos os modos de condução e aumentando a vida útil dos faróis em comparação com os de halogéneo.

Conectividade

O Tavascan adapta-se à vida do utilizador e torna-se uma parte central do seu ecossistema digital, graças à integração de soluções avançadas de infotainment e conectividade. Integra a nova interface homem-máquina (HMI), que gera uma experiência de utilização mais fácil, mais intuitiva e altamente personalizável.

Como elemento central, o ecrã de infotainment é de 15”, o maior montado até à data num modelo CUPRA, o que permite uma grande personalização da informação, criar atalhos, configurar até três widgets no ecrã principal, bem como um acesso permanente e detalhado aos comandos da climatização, logo acima de um cursor tátil retro iluminado, que também controla o volume do áudio. Tal como acontece com o resto das funcionalidades, o controlo da climatização também permite expandir todas as opções disponíveis numa secção específica do ecrã.

O CUPRA Tavascan inclui ainda o sistema sem fios Full Link, que integra o conteúdo do telemóvel no automóvel através do Apple CarPlay e do Android Auto. Inclui ainda um carregador sem fios refrigerado para dispositivos móveis na consola central, com 15W de potência.

Quanto à instrumentação para o condutor, o Tavascan inclui o Digital Cockpit de 5,3”, com todas as informações essenciais do veículo, e pode também incluir, como opção, o sistema Head-up Display com realidade aumentada. Os assistentes de condução, os assistentes de velocidade ou as instruções de navegação são apresentados no mundo real, em frente ao olhar do condutor, sem que este tenha de tirar os olhos da estrada.

Som melhorado: o CUPRA Tavascan integra um novo sistema de som de alta-fidelidade opcional com 12 altifalantes, desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio premium Sennheiser Mobility. O potente sistema de 475 watts envolve o condutor e os passageiros numa experiência sonora única. Graças ao software AMBEO Concerto da Sennheiser, pode diferenciar componentes fundamentais da música, incluindo diferentes instrumentos, e registar informações sobre o espaço em que o áudio é reproduzido, a fim de o redistribuir da melhor forma possível pelo interior do automóvel.

A digitalização do CUPRA Tavascan é ampliada por serviços de conectividade online a partir do interior do veículo e remotamente a partir do exterior. Os serviços CUPRA CONNECT são oferecidos gratuitamente durante os primeiros 10 anos e os serviços online estão disponíveis durante um período de três anos, também gratuitamente. Estes últimos incluem informações de trânsito, cálculo de trajetos ou pontos de interesse como parques de estacionamento, entre outros. E com a aplicação My CUPRA, os clientes têm controlo total sobre o seu veículo. A aplicação permite-lhes, entre outras coisas, gerir o ar condicionado, gerir a carga da bateria ou ativar a abertura e o fecho, tudo remotamente, bem como utilizar o sistema de estacionamento remoto, que veremos mais adiante. Da mesma forma, o serviço CUPRA Charging Map também é acedido a partir desta aplicação para gerir o percurso e as estações de carregamento da bateria.

Além disso, o cartão SIM integrado aumenta a segurança a bordo, uma vez que os utilizadores beneficiam da chamada de emergência eCall: em caso de acidente, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência, manual ou automaticamente. Se necessário, pode até transmitir dados relevantes, como a posição do veículo, o tipo de motor ou o número de passageiros a bordo, facilitando a ajuda ao serviço de salvamento. 

Segurança e conforto

O CUPRA Tavascan é um veículo seguro que pode contribuir para minimizar os possíveis incidentes durante a condução diária, graças aos sistemas de condução semiautónoma.

Um conjunto de sistemas avançados de condução assistida. O Tavascan dispõe de série, a partir da versão Endurance, de assistente de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e preditivo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente inteligente de velocidade, assistente de engarrafamento, assistência lateral ou no ângulo morto, assistência à mudança de faixa (Lane Assist), assistência à saída em segurança (tanto para peões como em marcha-atrás), detetor de fadiga, assistente de emergência, assistência automática de máximos (Light Assist) e câmara de visão traseira – Adrenaline e VZ incluem de série câmara de 360º (Top View Camera). Inclui também funcionalidades avançadas de segurança ativa, como o sistema automático de assistência à travagem de segurança (Front Assist), que evita ou atenua possíveis danos em caso de emergência, tendo em conta outros utentes da estrada, como automóveis, peões e bicicletas.

Connected Travel Assist. Quando a estrada o permite, a tecnologia Connected Travel Assist (de série em toda a gama) funciona em conjunto com o cruise control adaptativo e melhora o seu desempenho graças às informações obtidas a partir da Cloud. Todas as informações de que o sistema dispõe permitem manter o veículo no centro da faixa de rodagem de forma ativa, adaptando a velocidade nas curvas. Esta tecnologia de ponta oferece também uma mudança de faixa assistida nas autoestradas.

Emergency Assist. Este sistema, introduzido de série na gama, garante que o condutor se mantém sempre concentrado na condução, através de avisos visuais e acústicos. Se a pessoa ao volante não reagir, o sistema efetua uma travagem de aviso; se continuar a não haver resposta, o veículo para completamente e ativa as luzes de perigo. Uma vez estacionado, o próprio automóvel será responsável por contactar diretamente os serviços de emergência através da função eCall.

Park Assist. O Tavascan incorpora o assistente de estacionamento automático (Park Assist), o assistente de estacionamento inteligente com função de memória (Intelligent Park Assist), através do qual o condutor recebe uma assistência completa para manobrar e estacionar de forma autónoma após memorizar até cinco trajetos de um máximo de 50 metros de percurso; bem como o assistente de estacionamento remoto (Remote Park Assist). que permite gerir a funcionalidade de estacionamento automático a partir do exterior do veículo, através da App My CUPRA.

Com o novo sistema Car2x, é possível a comunicação entre os automóveis, que partilham informações rodoviárias sobre veículos de emergência, veículos avariados, acidentes, etc., o que permite prevenir situações críticas mais cedo.

O conjunto de assistentes recolhe informações de grande importância para o condutor e projeta-as no seu campo de visão graças ao Head-up Display com realidade aumentada, o que minimiza a distração.

Design exterior

O CUPRA Tavascan combina uma visão emocional e funcional no seu design exterior e interior, mantendo um claro foco na aerodinâmica e na sustentabilidade. O exterior reflete uma mistura de proporções atléticas e uma presença inconfundível que enfatiza o sentimento desportivo e apresenta uma resistência aerodinâmica muito elaborada, com um Cx de apenas 0,26, sublinhando a sua eficiência energética.

O Tavascan incorpora a nova e atrativa linguagem de design da CUPRA na frente, que ganha vida com a sua assinatura luminosa de três triângulos sobrepostos e integrados nos faróis com tecnologia Matrix LED*, que não só melhoram a visibilidade, como também dão um toque de sofisticação ao permitir conduzir com os máximos ligados, evitando encandear os outros veículos ao projetar sombras dinâmicas nos automóveis, ou mesmo nos sinais de trânsito que poderiam encandear o condutor.

*(De série nas versões Adrenaline e VZ. Não disponível no Endurance)

O design é realçado pelo logótipo CUPRA iluminado, que preside orgulhosamente ao capot com as suas profundas superfícies esculturais. O Tavascan é um dos primeiros modelos europeus de produção em série a iluminar o seu logótipo. Da mesma forma, na parte inferior da frente do veículo, o design é totalmente funcional para canalizar o fluxo de ar e arrefecer as baterias do Tavascan da forma mais eficiente possível.

O perfil lateral do CUPRA Tavascan é realçado pelo design das jantes de liga leve, que estão disponíveis em dimensões de 19” e 21”, e que transferem o caráter do SUV coupé elétrico para a estrada. As jantes de maior diâmetro são maquinadas. Além disso, as jantes com corte aerodinâmico direcionam eficazmente o fluxo de ar, o que reduz a turbulência e ajuda o automóvel a ser mais eficiente. Na traseira, o elemento central do design é o conceito de iluminação CUPRA, com a forma caraterística das luzes traseiras, com uma representação gráfica de três triângulos e o logótipo CUPRA iluminado, que se tornam os principais protagonistas.

A presença do SUV elétrico é reforçada pela sua gama de pinturas exteriores: Azul Tavascan, Prata White, Atacama Desert, Cinzento Basalt e Bronze Mate Century – esta última cor estará disponível no terceiro trimestre de 2025.

Design interior

No habitáculo, design e tecnologia convergem para oferecer uma experiência inesquecível. O caraterístico design paramétrico 3D da “espinha central” liga a consola central ao painel de instrumentos e ao revestimento das portas dianteiras. Trata-se de um recurso escultórico e arquitetónico que proporciona uma sensação de leveza.

O CUPRA Tavascan vem equipado de série com os bancos desportivos tipo Bucket A elegância é reforçada pela escolha das cores interiores: Soul Black, Dark Night Blue Os bancos são revestidos com uma seleção de materiais sustentáveis: tecido – com até 90% de poliéster reciclado – ou microfibra – com até 50% de microfibra reciclada.

O SUV elétrico combina perfeitamente a mais recente tecnologia com um design inovador. O sistema de infotainment inclui um ecrã central flutuante de 15’’, o maior alguma vez instalado num modelo da marca, que integra um controlo deslizante retro iluminado, tornando-se o ponto principal da abordagem digital. Além disso, incorpora uma nova interface homem-máquina (HMI) que facilita a operação e a torna mais intuitiva, sendo complementada pelo painel de instrumentos Digital Cockpit, localizado atrás do volante.

A iluminação desempenha um papel fundamental na criação do ambiente interior. A tecnologia LED está presente em todo o habitáculo, incluindo os painéis das portas dianteiras e traseiras, proporcionando uma iluminação ambiente envolvente que destaca elementos flutuantes como o elegante painel de instrumentos, a consola central escultural ou as saídas de ar da climatização, praticamente invisíveis graças ao seu design leve.

O espaço do habitáculo, tanto à frente como atrás, foi otimizado para oferecer o máximo conforto aos ocupantes. A capacidade da bagageira é de 540 litros e inclui um portão elétrico com função mãos-livres, graças ao sistema de Pedal Virtual.

Gama em Portugal

Para facilitar o cliente no processo de compra, a oferta comercial do CUPRA Tavascan foi simplificada ao máximo.

(O Tavascan conta com três versões: Endurance, Adrenaline e VZ. Em termos opcionais, estão disponíveis apenas a pintura metalizada ou especial, pneus Allseason e Extensão de garantia de 1 ano ou 80.000km).

Dados técnicos 

Tavascan Endurance / Adrenaline

Potência máxima210 kW (286 cv)
MotorTraseiro (tração traseira)
Binário Máximo545 Nm
Bateria77 kWh (capacidade útil)
Autonomia (WLTP)568 – 542 km
Consumo15.2 – 16 kWh/100 km
Aceleração 0 a 50 km/h3.0 s
Aceleração 0 a 100 km/h6.8 s
Velocidade máxima180 km/h

 Tavascan VZ

Potência máxima250 KW (340 cv)
Motor (frente/trás)Tração integral por dois motores:

80 kW (109 cv) / 210 kW (286 cv)

Binário máximo (frente/trás)134 Nm / 545 Nm
Bateria77 kWh (capacidade útil)
Autonomia (WLTP)522 – 512 km
Consumo16.5 – 16.8 kWh/100 km
Aceleração 0 a 50 km/h2.4 s
Aceleração 0 a 100 km/h5.5 s
Velocidade máxima180 km/h

 

* A autonomia elétrica do veículo varia consoante diversos fatores, como o tipo de terreno, as condições meteorológicas, o estado de carga do veículo (ocupantes + bagagem), a idade e condição da bateria, o equipamento opcional escolhido (jantes, pneus, etc.), a utilização de consumidores periféricos como aquecimento, ar condicionado ou bancos aquecidos, e o estilo de condução. A autonomia indicada é um valor provisório e foi calculada de acordo com a norma WLTP, que estabelece condições padrão aplicáveis a todos os fabricantes, permitindo que os valores sejam comparáveis entre todos os veículos.

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