Comunicados de ImprensaNoticias

CUPRA avança com meta ambiciosa para se converter numa marca 100% elétrica até 2030

O CUPRA UrbanRebel Concept foi apresentado publicamente no evento de pré-inauguração da nova City Garage em Munique.

Griffiths: “O CUPRA UrbanRebel desafia o convencional, acrescentando emoções à nova era elétrica. Lançaremos o veículo elétrico urbano primeiro como um CUPRA”.

As primeiras unidades do CUPRA Born já começaram a ser produzidas na fábrica de Zwickau.

CUPRA expande a sua rede global de distribuição com a nova City Garage de Munique e anuncia novas aberturas em Milão, Roterdão, Lisboa e Berlim. 

A CUPRA chega a Munique para apresentar a visão da marca para o futuro elétrico. O seu novo protótipo, o CUPRA UrbanRebel Concept, fez sua primeira aparição pública no evento de pré-inauguração da nova City Garage em Munique, durante o IAA Munich International Motor Show 2021.

No evento, o CEO da CUPRA, Wayne Griffiths, referiu-se à ofensiva elétrica da marca: “Temos a ambição de nos convertermos numa marca totalmente elétrica até 2030. Estamos a lançar o CUPRA Born este ano e o CUPRA Tavascan chegará em 2024. O CUPRA UrbanRebel desafia o convencional, acrescentando emoções à nova era elétrica com uma interpretação radical do veículo elétrico urbano da companhia, que chegará em 2025. Lançaremos o veículo elétrico urbano sob a marca CUPRA, uma vez que será a marca focada inicialmente na eletrificação, enquanto a SEAT se concentrará nos híbridos e motores de combustão interna de alta eficiência. Acompanharemos de perto a aceitação dos veículos elétricos pelos clientes e o desenvolvimento da infraestrutura na Europa”. Este protótipo influenciará a versão de rua do veículo elétrico urbano e será a nova referência da empresa em termos de eletrificação e tecnologia.

Segundo Griffiths, o veículo elétrico urbano é um pilar estratégico da empresa. A SEAT S.A., juntamente com o Grupo Volkswagen, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do projeto elétrico urbano. A SEAT S.A. está a desenvolver as viaturas da família elétrica urbana, enquanto a Volkswagen é responsável pela plataforma e a CARIAD, pelo software. A meta é produzir mais de 500.000 veículos elétricos por ano em Espanha para diferentes marcas do Grupo a partir de 2025.

Baseada neste projeto, a companhia tem um plano ambicioso em Espanha, Future: Fast Forward. O factor-chave deste plano é a produção do veículo elétrico urbano, que poderá converter-se no motor da transformação da indústria automobilística espanhola, a segunda maior produtora de automóveis da Europa.

CUPRA avança com meta ambiciosa para se converter numa marca 100% elétrica até 2030 14

Crescimento exponencial

Griffiths explicou na pré-inauguração que a CUPRA continua a crescer acima das expetativas iniciais. Desde o seu lançamento, há três anos, esta marca desafiadora e não-convencional vendeu mais de 100.000 carros. Impulsionada pelo sucesso do Formentor, que responde por dois em cada três viaturas vendidas pela marca entre janeiro e agosto deste ano, a CUPRA tem registado um crescimento de três dígitos em relação ao mesmo período de 2020. A marca também superou o objetivo inicial de alcançar uma faturação de 1.000 milhões de euros em 2021. A CUPRA conseguiu estabelecer um forte impacto na Europa em mercados como Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália e França, e expandiu internacionalmente para países como México, Israel e Turquia.

Uma nova City Garage no centro de Munique

Como parte de sua estratégia de globalização, a CUPRA escolheu Munique para inaugurar a sua nova City Garage, uma localização única no coração da cidade alemã. É um espaço aberto com nove montras, inspirado numa garagem e dedicado à marca CUPRA. Situado num edifício histórico icónico na Odeonsplatz, os elementos de design da CUPRA fundem-se com os materiais arquitetónicos e originais do prédio, respeitando a história do espaço.

Griffiths explicou a visão por detrás da criação deste novo modelo de estabelecimentos em zonas urbanas: “Com as City Garages, queremos unir as cidades e a sua cultura, celebrando eventos e exposições e apoiando novos talentos locais e estabelecendo colaborações. Estarão localizadas em pontos emblemáticos e serão inspiradas na cidade em que estão instaladas”.

As novas City Garages permitirão que a marca ofereça uma experiência pouco convencional e única ao cliente, colocando as pessoas no centro da sua estratégia de distribuição. Depois da Cidade do México e de Hamburgo, Griffiths anunciou os novos espaços que vão inaugurar em breve: “Amanhã abriremos uma nova City Garage em Milão, e muito em breve estaremos em Madrid, Rotterdão, Lisboa e Berlim. Também planeamos abrir uma City Garage Garagem em Sydney até 2022. A nossa ambição é tornarmos-nos uma marca global, por isso vamos construir uma rede de distribuição sólida em todo o mundo, com 1.200 CUPRA Masters até o final de 2022. “

Criada para ser o impulso de uma nova geração
A CUPRA começou a produzir as primeiras unidades do seu primeiro veículo totalmente elétrico, o CUPRA Born, na fábrica de Zwickau (Alemanha). Com o ADN CUPRA, esta viatura nasceu para ser a força propulsora de uma nova geração e pretende demonstrar que performance e eletrificação são uma combinação perfeita.

O CUPRA Born acrescenta novas emoções aos veículos elétricos e à condução. O seu design inspira-se na vitalidade e no espírito do bairro de El Born, em Barcelona: “O CUPRA Born será também o motor da transformação da companhia e do início da ofensiva elétrica da CUPRA. Com esta viatura, pretendemos aumentar o mix da CUPRA para 20% das vendas totais da SEAT S.A. O Born estará no mercado a partir de novembro e o seu lançamento dará início a uma nova estratégia de distribuição para um relacionamento diferente com o cliente”.

O CUPRA Born vai ajudar a companhia a cumprir as metas europeias e contribuirá para a redução das emissões globais de CO². Ao mesmo tempo, abrirá as portas a novos mercados internacionais e aumentará a presença da marca nos países mais eletrificados. Além disso, o CUPRA Born ampliará a base de clientes em direção a uma Tribo CUPRA com maior equilíbrio entre os géneros. Haverá ainda uma oferta ao abrigo de contratos de subscrição com uma mensalidade.

Um rebelde para a era elétrica

A companhia apresentou, em Munique, o CUPRA UrbanRebel Concept, a interpretação mais radical do veículo elétrico urbano, cujo lançamento está previsto para 2025. O CUPRA UrbanRebel Concept é inspirado nos fundamentos do design do veículo urbano 100% elétrico. A versão de estrada combinará um design atraente e uma dinâmica surpreendente e será baseada na pequena plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

Artigo anterior

Lançamento mundial do novo EQE (vídeo)

Artigo seguinte

Nova coleção de merchandise Abarth: performance que se veste

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.