Noticias

Bugatti Chiron Pur Sport ataca Bilster Berg! (Vídeo)

Desenvolver um automóvel a partir do zero não é tarefa fácil, contudo, desenvolver um hiper carro como o Bugatti Chiron é ainda mais complexo, uma vez que foi concebido para ser rápido nos circuitos, mas também para ser um automóvel extremamente confortável.

O desenvolvimento Bugatti Chiron terminou em 2016, com a sua apresentação no salão automóvel de Genebra. Como nos habituou no Bugatti Veyron, a marca foi lançando algumas versões deste hiper carro, uma delas apelidaram Pur Sport. Esta versão foi concebida a pensar nos circuitos e nos tempos por volta, assim como num prazer de condução elevado ao extremo.

Por norma, os engenheiros da Bugatti deslocam-se a Nurburgring ou Nardo para um processo intensivo de afinações. Para esta versão, o circuíto escolhido foi Bilster Berg, com 19 curvas, 44 subidas e descidas, e ainda com uma variação de 70 metros de altitude, ao longo de apenas 4,2 km. Após semanas de paragem, devido à pandemia do novo coronavírus, Sven Bohnhorst, o engenheiro da Bugatti responsável pelo desenvolvimento e testes do chassi, juntamente com a sua equipa, também conseguiu deslocar-se ao circuito para tornar o Bugatti Chiron Pur Sport um automóvel realmente “puro” de conduzir.

O trabalho destes engenheiros inclui uma volta de aquecimento, duas voltas rápidas e uma volta de arrefecimento. Além de guiarem o mais rápido possível, também têm o trabalho de estar concentrados no feedback da direcção, amortecimento, ajudas eletrónicas, taragens barras estabilizadoras, pneus, entre outros factores que influenciam o desempenho e o comportamento de um automóvel. A parte mais complicada, pode ser encontrar o equilíbrio de toda a equipa e conciliar todas as “sugestões”.

“O melhor do Bugatti Chiron Pur Sport é é capaz de fornecer um feedback muito puro de forma contínua. É um automóvel extremamente ‘controlável’, também graças a uma configuração básica, ajustada mecanicamente, que é melhorada com a intervenção das ajudas eletrónicas, para evitar acontecimentos inesperados ”, afirmou Sven Bohnhorst. “Estes factores criam uma experiência de condução natural, muito poderosa e nada artificial. É importante para mim ser quem controla o carro e não o contrário. ”

Limitado a apenas 60 unidade, é vendido a 3 milhões de euros (sem contar com impostos). O Bugatti Chiron Pur Sport beneficia não só de afinações específicas, mas também de um peso reduzido face à versão convencional e uma é aerodinâmica melhorada. O motor é o mesmo 8.0 Litros de 16 cilindros em W com turbo, capaz de debitar 1500cv de potência e 1600Nm de binário. Na lista de alterações, acrescentamos uma actualização na caixa de velocidades que permite um aumento de 200rpm.

Artigo anterior

Novo SEAT Ateca 2020: revigorar uma história de sucesso

Artigo seguinte

Novo Ë-C4 - 100% Ëlectric e novo C4: Apresenta-se a berlina Citroën de nova geração

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.