EnsaiosNoticias

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico!

Seria difícil ensaiar um Alfa Romeo 4C e não me envolver de uma forma altamente emocional, no fim de contas, todos somos seres sensíveis a coisas bonitas, sejam elas uma mulher, uma obra de arte ou um automóvel. Seria impossivel não nos apaixonarmos por tamanha obra de arte com 4 rodas, que esconde valores dos tempos áureos da Alfa Romeo e que junta uma série de desejos e emoções numa carroçaria tão pequena, delicada e sublime. Este ensaio é mais ou menos um Romance como o de Pedro e Inês, só que… Com 4 rodas!

Comecemos pela primeira impressão, a aparência… O Alfa Romeo 4C faz qualquer Angelina Jolie deixar de ser o centro das atenções. Toda a gente olha e tira fotos, por onde quer que se passe, ou não seria um automóvel tão exclusivo e raro que valerá certamente muito dinheiro daqui a uns bons anos!

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 22

A altura ao solo é muito baixa, pelo que convém ter cuidado com as pequenas lombas ou ressaltos na estrada. A carroçaria é curta e larga, contando com detalhes que fazem toda a diferença. Falamos de um capô curto e baixo e de entradas de ar bastante generosas no pára-choques dianteiro, o logo da Alfa Romeo está como seria de esperar centrado na grelha em forma de escudo, como é já habitual na marca. As portas são grandes e robustas, as jantes são de 18 polegadas envolvidas em pneus e 205/40 ZR18 na dianteira e 235/40 ZR18 no eixo traseiro. Outro elemento de destaque é as entradas de ar de grandes dimensões nas laterais, que quase nos fazem lembrar o Ferrari Enzo. Para terminar contamos com uma traseira curta que alberga o motor, um difusor e duas saídas de escape.

É à primeira passagem que sentimos que estamos perante um automóvel realmente diferente e especial. Podemos trazer desportivos mais caros e potentes, mas é o Alfa Romeo 4C que é verdadeiramente apaixonante, não só pelo facto de ser bonito e construído à mão pelos maiores artesãos da Alfa Romeo, como também por transportar uma linhagem bastante importante com o nome “4C” que nos leva de volta para os antigos e grandes modelos da Alfa Romeo: 16C Bimotore, 6C 1750 e 2500, o 8C 2900 ou mesmo o último e magnifico 8C que transportava o motor do Ferrari F430.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 23

Os conhecedores da história da marca, sabem a tarefa complicada que foi atribuída ao Alfa Romeo 4C, ser um desportivo de baixo peso, capaz de intimidar os maiores nomes da praça. Mas mais do que intimidar os concorrentes, foi desenvolvido para oferecer uma felicidade extrema ao volante, percebemo-lo quando nem sequer precisamos de nos sentar, para esboçarmos um sorriso com tamanha perfeição sobre rodas.

Estas são as princesas de ouro do grupo FCA! Como tal, tivemos de realizar uma bela carta com um pedido de namoro, para poder ter o privilégio de ensaiar estes dois magníficos que ficarão para sempre na nossa memória. Tivemos de os tratar como se da mulher da nossa vida se tratasse, com carinho, amor e respeito, tal como uma verdadeira princesa.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 24

É difícil conceber automóveis rápidos e de performances invejáveis. Mas mais difícil é conceber automóveis rápidos com performances invejáveis, que exaltem nos seus condutores, uma paixão e um romance difícil de explicar. Marquei com tinta no corpo a minha paixão pelos automóveis, com duas tatuagens, sempre disse que se fosse para ser pintado para a vida, tinha de ser algo que teria a certeza que nunca iria deixar de gostar, seria certamente um amor eterno. Se muitas das vezes as pessoas olham para mim como se fosse louco, é quando ensaio automóveis como o Alfa Romeo 4C que tenho a certeza que não me irei arrepender de ter tatuado o amor aos automóveis na minha pele.

Seria sempre injusto comparar uma vida humana a uma máquina, mas este ensaio foi como o amor de Pedro e Inês, absolutamente inesquecível, intemporal e cheio de significado. A partir do momento em que rodamos a chave e ouvimos o motor, a nossa vida nunca mais será igual, de ora em diante sabemos que existem automóveis que nos irão marcar mais do que qualquer outro. O Alfa Romeo 4C, transporta o ADN desportivo italiano e a história intemporal da primeira marca a ser campeã do mundo de Formula 1 e que em tempos impulsionou o desporto automóvel.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 25

A Alfa Romeo também sabe da importância deste modelo, pelo que pretende oferecer aos seus clientes 4C um atendimento realmente especial e exclusivo. O longo período de espera vale a pena… Vale a pena pelo design e exclusividade e vale a pena pelo cuidado na construção deste modelo tão único, produzido à mão, com um chassi totalmente em carbono, que oferece ao Alfa Romeo 4C uma rigidez e leveza invulgar. Este é provavelmente um dos Super Carros mais acessíveis e exclusivos da actualidade.

No interior, pouco ou nada existe para falar. Ganhamos uma forte dor de costas ao entrar e sair e não contamos com os menores luxos, muitas das vezes comuns nos citadinos e utilitários mais básicos. Quem compra um Alfa Romeo 4C sabe que não procura conforto, mas procura uma experiência de condução única, quase mística e diferente de tudo aquilo a que está habituado. Temos ar-condicionado e um rádio da Alpine que custa cerca de 300€. O ABS e o ESP são um beneficio, mas esqueçam a ajuda da direcção assistida. Há quem ache um exagero não ter direcção assistida, nós achamos que é purismo, ou não teríamos ficado tão encantados. Aumenta a exigência à perícia do condutor, aumenta o nosso estado de alerta durante a condução, assim como nos faz obter um melhor feedback da estrada. Se forem mais exigentes, a Alfa Romeo disponibiliza o UConnect como opção. Para nós chegam os pedais de alumínio, o volante desportivo, o carbono em toda volta e os 3 botões da caixa de velocidades. As patilhas da caixa de velocidades no volante, podiam ser fixas à coluna de direcção e de maiores dimensões, como acontece noutros modelos da marca. Haverá sempre quem prefira as patilhas fixas ao volante, é uma questão de gosto e não nos tira o sono. De todo! Os assentos são envolventes e apesar de ser um automóvel purista e desportivo, a Alfa Romeo não prescindiu de oferecer ao 4C, alguns pormenores dignos de um automóvel desta marca como: Pesponto vermelho, o logo cozido nos encostos de cabeça e uma aplicação em alumínio escovado com a designação da marca e modelo no tablier. O interior minimalista acentua o espírito desportivo do Alfa Romeo 4C.

O painel de instrumentos é sem duvida o elemento mais digital deste mundo 4C, tem muitas cores, um grafismo excelente e transforma-se consoante o modo de condução. Apresenta todos os dados necessários de forma bastante clara e está colocado de forma perfeita.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 26

Chegou a altura de mudar a nossa vida, basta rodar a chave e o barulho do motor de 4 cilindros invade-nos a cabeça, numa das mais belas melodias italianas. Um dia chuvoso passa a ser um dia de sol, os pombos são substituídos pelas gaivotas e mesmo que o mundo acabe, existe um sitio onde nos sentiremos sempre “em casa”, dentro do Alfa Romeo 4C. Mais do que um automóvel, torna-se um abrigo, um porto seguro e uma fonte inesgotável de felicidade, apenas e só com o rodar da chave na ignição. O sentimento de histeria invade o nosso corpo e o sentimento de liberdade passa a ser constante.

A posição de condução é perfeita para entrarmos em sintonia com o automóvel. O DNA está à nossa disposição para um passeio à beira-mar com consumos mais baixos ou para extrairmos o melhor que o Alfa Romeo 4C tem para nos dar, performance!

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 27

A direcção é directa, o chassi é perfeito, a caixa de velocidades é rápida e a travagem incansável. Devido ao peso e à tracção traseira, o Alfa Romeo 4C não é para todos, é necessário “tê-los no sitio” para o levar aos limites, fazendo dele um automóvel para quem pode e não para quem quer. Se pretendem um automóvel confortável, com alguns luxos e materiais dignos do palácio de Versalhes o Alfa Romeo 4C não é para vocês, está feito para homens de barba rija que preferem uma boa estrada de Serra, ao engate de umas miúdas num bar ou discoteca qualquer. Sendo que o Alfa Romeo 4C fará sem duvida furor nos seres do sexo feminino, como não poderia deixar de ser. “Os humanos são sensíveis a tudo o que é belo.”

O Alfa Romeo 4C é um automóvel para ser conduzido com suavidade e não à bruta. Não nos podemos esquecer que conta com um motor com 1750cc colocado ao centro na transversal, que conta com 4 cilindros, 240cv de potência e 350Nm de binário. Uma potência que é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de 6 velocidades extremamente obediente e capaz de nos colocar um sorriso de orelha a orelha. Estas características aliadas ao peso de 895kg a seco, podem fazer dele o automóvel mais agradável e fantástico de conduzir, como também um produtor de catástrofes ao volante.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 28

No que toca à performance, intimidou grandes nomes do circuito em Nurburgring com um tempo estonteante de 8 minutos e 4 segundos, menos 1 segundo que o BMW M3 E92. Acelera dos 0 aos 100km/h em apenas 4,5 segundos antes de atingir uma velocidade máxima de 258km/h.

Se pensam que tem de fazer um contrato com uma gasolineira para o manter, estão muito enganados! No nosso ensaio, conseguimos médias de 8,5 Litros a cada 100km em percursos mistos e com algumas inevitáveis aceleradelas.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 29

Se procuram um romance automobilístico, o Alfa Romeo 4C é o automóvel que precisam. É lindo e intemporal, tem uma performance capaz de intimidar os mais afoitos, carrega um pedaço de história do desporto automóvel e detém uma exclusividade capaz de virar mais cabeças do que a própria Pamela Anderson. É um automóvel digno de uma paixão eterna e não apenas mais um desportivo!

A versão cabrio do Alfa Romeo 4C pesa apenas mais 45kg do que o seu irmão coupé. Conseguimos extrair as mesmas sensações de cabelos ao vento e para isso temos de despender de mais 10.000€.

Alfa Romeo 4C e 4C Spider: Romance Automobilístico! 30

O Alfa Romeo 4C Coupé começa nos 72.500,00€ e a versão cabrio começa nos 82.500,00€. Ambos pagam de IUC: 166,65€ (2017) / 168,98€ (2018).
Fotos: Raul Martires

Artigo anterior

Pagani lança serviço exclusivo de restauro!

Artigo seguinte

Aston Martin lança nova imagem teaser do novo Vantage!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.