Comunicados de ImprensaNoticias

Ford Quer Carros Mais Silenciosos

Ocupantes de carros modernos conseguem fazer-se ouvir mais facilmente do que no passado.

Houve um tempo em que os condutores tiveram de gritar para se fazerem ouvir acima de certas velocidades. Os carros modernos assemelham-se a oasis de calma onde as conversações e a música são claramente audíveis, mesmo com volume baixo.

A “Whisper Strategy” da Ford oferece muitas pequenas melhorias ao redor do veículo que fazem a diferença, ajudando a tornar as viagens mais confortáveis e menos cansativas para condutores e passageiros.

Whisper strategy

Para o novo SUV Kuga, a Ford estudou os elementos geradores de ruído desde a suspensão até à vedação das portas para ajudar a encontrar maneiras de optimizar o refinamento interior.

As perfurações que foram introduzidas nas almofadas laterais dos assentos de pele do Kuga Vignale reduziram a área total de superfícies planas dentro do habitáculo, ajundando a absorver e a não reflectir o ruído.

Os escudos de som aerodinâmicamente ajustados foram incluídos em baixo da carroçaria do veículo, ajudando a limitar o ruído da estrada e do vento que entra do lado de fora.

Os engenheiros Ford testaram, durante 2 anos, 70 diferentes pneus em diferentes superficíes de alcatrão, empedrado irregular, em condições húmidas e secas e em uma variedade de velocidades para encontrar as condições exactas para manter o ruído da estrada no mínimo, ao mesmo tempo que forneciam elevados níveis de conforto e aderência.

Os canais atrás dos painéis externos que permitem ocultar a passagem de cabos, fios e componentes para outras áreas são mais pequenos e estreitos para limitar o fluxo de ar no interior.

“A ‘whisper strategy’ é desenhada para tornar as viagens tão silenciosas quanto possível – desde a absorção do som através de assentos perfurados até ao teste de dezenas de pneus, ouvindo cuidadosamente o padrão de som criado por cada um.” Glen Goold, Ford Kuga Engenheiro chefe de programa

Refinamento Elétrico

A possibilidade de conduzir sem motores a combustão permite viagens mais silenciosas. O Kuga Plug-In Hybrid combina combustão, motor eléctrico e gerador, e uma bateria de iões de litío de 14.4 kWh para uma capacidade condução puramente eléctrica a zero emissões.

Recorrendo ao EV Now, os modos de condução desligam o motor a combustão e accionam o veículo usando apenas a bateria e o motor elétrico, atingindo um nível de ruído de estrada no interior de apenas 52dB(A) em testes controlados – o equivalente a uma chuva suave.

O Kuga Plug-In Hybrid Vignale também recorre à tecnologia Active Noise Cancellation. O sistema trabalha como o popular noise-cancelling nos headphones – detectando suaves mas não desejados sons no habitáculo através de microfones estratégicamente colocados, neutralizando-os com uma onda sonora no sentido oposto, desde o B&O Sound System.

Uma ruptura geracional

Um teste* levado a cabo pela Ford mostrou que os ocupantes num novo Ford Kuga Plug-In Hybrid experimentam níveis de ruído interior que representam um quarto do ruído ouvido pelos seus avós em 1966 num Ford Anglia.

A maior parte das pessoas percebe um som duplamente mais elevado que outro quando este seja aproximadamente 10 décibeis mais elevado.

Ruído interno máximo a aproximadamente 50 km/h (30 mph) medido em terceira velocidade (modelos de caixa de velocidades manual):

Veículo Max decibels dB(A)

1966 Ford Anglia (89.4)

1970 Ford Cortina (80.9)

1977 Ford Granada (82.5)

1982 Ford Cortina (78.5)

2000 Ford Mondeo (77.3)

2020 Ford Kuga Plug-In Hybrid (69.3)

“Tivemos uma visão clara do que desejávamos para o Kuga desde o início – um design exterior acessível e elegante e um interior espaçoso. O resultado é um SUV que se conecta com a sua vida de um modo positivo.”
Amko Leenarts, director, Design, Ford Europa

Artigo anterior

Mopar ao lado dos clientes FCA

Artigo seguinte

Aston Martin "aumenta" garantias durante período de confinamento!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.