NoticiasTestes

Volvo XC60 D3 Momentum: Harmonia e segurança!

Estivemos novamente ao volante do Volvo XC60, desta vez com a motorização D3 na versão Momentum, um bom conjunto, capaz de agradar a condutores e ocupantes, sem ter um preço assustador ou estar despido de equipamento como acontece com outras propostas premium!

Há automóveis premium que “perdem a graça” quando adoptam uma versão mais comedida, em que muitas marcas significa uma versão “despida” de equipamentos essenciais e de extras que tornariam tudo mais interessante. A versão Momentum do Volvo XC60 não é de todo uma versão exuberante, mas cumpre na perfeição o compromisso entre o preço de custo, o equipamento, e o conforto a bordo. Temos tudo o que precisamos e mais alguma coisa, com um design que se mantém tão atraente e elegante como o das versões mais “luxuosas”.

Na frente temos uma grelha aberta e escura, pára-choques musculados e ópticas rasgadas, o capô é longo e mergulhante. Nas laterais temos uma linha de cintura curvilínea que apesar de elevada deixa espaço para vidros de tamanho generoso que proporcionam maior entrada de claridade e harmonia ao interior, as portas tem um aspecto robusto que ajudam a vincar a personalidade premium do Volvo XC60. Na traseira temos um óculo traseiro generoso, um spoiler traseiro, pára-choques musculado com protecções plásticas que albergam duas saídas de escape. Os farolins traseiros têm vincada a linguagem de design da marca sueca.

Ainda no exterior contamos com chave mãos-livres, ópticas dianteiras e farolins traseiros Full-LED (opcional), antena barbatana de tubarão, retrovisores com recolha eléctrica, barras de tejadilho longitudinais, jantes de 18 polegadas envolvidas em pneus 235/60.

Passando ao interior, não é por nos sentarmos numa versão de entrada de gama que a qualidade não se mantém. Continuamos a ter uma qualidade de montagem e materiais de excelência onde dificilmente se irão ouvir ruídos parasitas. No interior o conforto está garantido, tanto ao nível da habitabilidade em que viajamos à vontade nos lugares dianteiros e traseiros, como ao nível dos acessos que não serão difíceis, nem para os indivíduos de estatura mais alta, nem para as pessoas de idade mais avançada. A cereja no topo do bolo é a ergonomia dos assentos que proporcionam um conforto digno de uma marca premium como a Volvo. O espaço para a bagageira é de 505 Litros que se estendem aos 1432 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros.

No equipamento do interior contamos com ar-condicionado automático de dupla-zona com saídas para os lugares traseiros, Painel de instrumentos digital, Banco de passageiro com regulação em altura eléctrica, Apoio lombar eléctrico de 2 vias, Apoio de braços traseiro com porta-copos, Inserções decorativas Iron Ore, Volante desportivo em couro (opcional), Alavanca das mudanças em couro, Espelho retrovisor interior anti-encandeamento manual, tejadilho panorâmico (opção), sistema de som premium Harmann Kardon, Volvo On Call e sistema de navegação e multimédia em ecrã de 9,5 polegadas, modo “Eco”, iluminação ambiente no interior, entre outros.

O sistema Volvo Sensus é extremamente competente, uma vez que conjuga a boa imagem e a fácil utilização com os mais diversos serviços de internet e as mais diversas aplicações como android auto, apple carplay, spotify, Wikipédia, entre outros. O sistema Volvo On Call permite-nos chamar a assistência no caso de algum infortúnio, ou mesmo “comandar” o nosso automóvel à distância. Conseguimos com um smartphone ou um smartwatch ligar o motor à distância, regular a temperatura do ar-condicionado antes de chegarmos ao automóvel, ou até definir um destino na navegação.

O painel de instrumentos é digital, aparece num ecrã de dimensões generosas e permite-nos consultar várias informações acerca da viagem, navegação, estado do veiculo, alertas de segurança, informações do reconhecimento de sinais de transito, multimédia, entre outros.

No lugar do condutor é fácil sentirmo-nos seguros e em conexão com o Volvo XC60 que tem uma condução confortável e envolvente. Os comandos são ergonómicos, a visibilidade é óptima, tanto para estacionar, como na condução do dia a dia.

A direcção é comunicativa e não é excessivamente pesada, a caixa manual de 6 velocidades tem uma utilização agradável e a manobrabilidade é uma constante, apesar de ser um SUV com dimensões mais generosas, circular na cidade ou estacionar em sítios apertados não é de todo uma tarefa complicada.

O comportamento em estrada é agradável, as suspensões afinadas em prol do conforto fazem com que o adornar da carroçaria seja mais notável face a outros modelos do segmento, o comportamento não é por isso o mais desportivo, o que não quer dizer que a condução não seja agradável, mesmo quando pretendemos “dar fogo à peça”.

Nas estradas mais acidentadas de terra, o Volvo XC60 promete ser “desenrascado” e continuar a ser um automóvel confortável. O sistema de ajuda à descida permite-nos enfrentar descidas com pisos mais escorregadios a baixa velocidade com o automóvel desengatado, sem que tenhamos de nos preocupar com a travagem, deixando-nos apenas com a “coordenação” da direcção.

A versão ensaiada contava com o motor D3 que apesar de não ser o motor mais despachado do Volvo XC60 cumpre a sua função na perfeição, tanto do ponto de vista da economia como do ponto de vista da performance, sendo uma motorização com um compromisso perfeito. Falamos de um motor diesel de 4 cilindros Turbo com 150cv de potência e 350Nm de binário. Esta motorização é despachada q.b quando necessário e realiza consumos mistos extraordinários que no nosso ensaio rondaram os 5,8 Litros a cada 100km, com uma condução comedida.

No que toca à segurança, o Volvo XC60 é uma referência no seu segmento e podemos até dizer que é um dos automóveis mais seguros do mundo, basta que olhemos para os resultados dos testes Euro NCAP. O Volvo XC60 foi classificado com as 5 estrelas e 98% na protecção dos adultos, 87% na protecção das crianças, 76% na protecção dos peões e 95% nas ajudas à condução. O Volvo XC60 é um automóvel que nos brinda com várias ligas e materiais, colocados meticulosamente em prol da segurança dos ocupantes, materiais mais “leves” nas extremidades, que absorvem melhor impactos e materiais mais resistentes em torno do habitáculo para proteger melhor os ocupantes.

Ainda no campo da segurança, temos sensores de chuva e luminosidade, sistema de ajuda ao arranque em subida, encostos de cabeça anti-chicotada, travagem autónoma de emergência, aviso de transposição involuntária de faixa, entre outros.

No que toca a preços, o Volvo XC60 está disponivel a partir dos 50.522,00€ para a versão Momentum com a motorização D3 sem extras. A versão ensaiada Momentum com motorização D3 pintura metalizada – 959€, Pack Light – 1.230€, Pack Business Connect Pro – 2.239€, Pack Xenium – 2.423€, Pack Versatility Pro – 1.304€ e Pack Luxury Seats – 3.862€, levam a que a versão Momentum D3 fique a custar 63.166,00€. Paga de IUC: 255,71€.

Fotos: José da Palma

Artigo anterior

EUA e Canadá recebem novo Land Rover Defender em 2020!

Artigo seguinte

Piores condutores do Reino Unido conduzem carros alemães revela estudo!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.