TestesNoticias

Volvo XC40 T3 Tech Edition Momentum: Um SUV sem complicações!

O Volvo XC40 é o SUV de entrada de gama da Volvo, o que não o impediu de ser o automóvel internacional do ano 2018. A versão ensaiada é também a versão base Momentum que nos mostra que não precisamos de uma versão topo de gama para ter um automóvel premium agradável, bem construído e que sabe dar nas vistas sem grandes “folclores” .

O aspecto do Volvo XC40 convence, até por romper de forma ligeira com determinadas linhas da marca sueca, adoptando uma carroçaria mais arredondada e menos “preocupada”, face à restante gama que leva o conceito “premium” mais “a sério”. O Volvo XC40 é imponente, sem deixar de ser divertido, é urbano sem deixar de ser premium e consegue ser “fashion” sem excesso de “adornos”. Consegue ser um automóvel que assenta bem a todas as idades e géneros, devido à quantidade de cores disponíveis para a carroçaria e personalizações.

O exterior é composto por um capô longo e direito, uma grelha aberta flanqueada pelas ópticas com assinatura luminosa em “martelo” inconfundível da Volvo e um pára-choques dianteiro com uma protecção metálica no lábio. A linha de cintura tem a altura exacta do capô e é direita, pelo menos até aos 3/4 da janela traseira, onde sobe até se fundir com o pilar “C” de dimensões generosas. As portas são altas e concedem-nos uma ideia de robustez, que também é acentuada com as protecções plásticas na embaladeira. Quando adoptamos uma cor contrastante para o tejadilho, esta apodera-se da totalidade do pilar “A” e da metade do Pilar “C” e Spoiler. A traseira é saliente e larga, tem um óculo traseiro generoso, ao contrário do que costuma de acontecer nos crossovers e não podia prescindir dos farolins com o recorte típico da Volvo, mas mais arredondados neste Volvo XC40. Como bom crossover traz também uma protecção metálica na parte inferior do pára-choques traseiro.

Ainda no exterior temos algum equipamento nesta versão Tech Edition Momentum como ópticas dianteiras com assinatura luminosa em LED, farolins traseiros LED, chave mãos-livres, jantes de 18 polegadas envolvidas em pneus 235/55, pintura bi-tom(opcional), retrovisores com recolha automática (opcional) e portão traseiro automático (opcional).

Chegamos ao interior, onde o Volvo XC40 nos brinda com uma boa qualidade de montagem. No que toca aos materiais, estes são mais “fracos” nesta versão Momentum, em que prescindimos de materiais emborrachados na parte inferior da consola central e zonas forradas a couro, como acontece nas versões mais equipadas. Ainda assim, temos uma qualidade de materiais que satisfaz de forma geral, com as guarnições das portas recheadas de materiais agradáveis ao toque como tecido e couro. O design do interior agrada, uma vez que é simples, harmonioso, moderno e elegante, estando ao nível da concorrência premium.

O espaço no interior satisfaz nos lugares dianteiros e traseiros. A acessibilidade é também uma mais valia, sendo relativamente fácil. A bagageira tem 479 Litros de capacidade até ao topo dos assentos traseiros, estes rebatem aumentando a capacidade da bagageira e permitindo um transporte plano da carga. Outros destaques incluem gavetas de arrumação debaixo dos assentos dianteiros e um porta-luvas generoso.

O conforto a bordo está garantido por assentos ergonómicos que oferecem bom apoio lombar e bom apoio para as pernas, não podíamos deixar de dar destaque aos encostos de cabeça anti-chicotada.

No que toca ao equipamento interior temos ar-condicionado automático de dupla-zona com saídas para os lugares traseiros, um sistema de navegação e multimédia Volvo Sensus embutido num ecrã de 9 polegadas, painel de instrumentos em ecrã TFT, tejadilho panorâmico (opcional), sistema de ajuda ao estacionamento, iluminação ambiente, volante multi-funções em couro, punho da caixa de velocidades em couro, assentos em couro e tecido, apoio de braço nos assentos traseiros, entradas várias entradas USB, entrada AUX, 2 entradas de 12 Volts, carregador de smartphone sem fios, sensores de chuva e luminosidade, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Volvo tem uma boa apresentação, é rápido e intuitivo. Oferece várias aplicações como TuneIn, Spotify, Wikipédia, gravador de áudio, está preparado para Android Auto e Apple CarPlay. A navegação é eficaz e em 3D. A este sistema de navegação e multimédia temos um sistema de som standard com excelente qualidade e como opção a Volvo disponibiliza um sistema Harman Kardon com 13 colunas.

No painel de instrumentos totalmente digital em ecrã TFT temos uma qualidade de imagem semelhante à do sistema de navegação e multimédia. O computador de bordo é completo, temos dados de viagens e consumo, informações do automóvel, informação dos sistemas de ajuda à condução, informações da navegação e da multimédia, entre outros.

A posição de condução transmite conforto e segurança, conseguimos ter a percepção de que circulamos num SUV e ao mesmo tempo não estarmos excessivamente elevados relativamente aos outros veiculos. Os comandos estão acessíveis e a pega do volante e punho da caixa de velocidades são ergonómicos.

A condução é envolvente e o comportamento é entusiasmante. A configuração das suspensões oferece conforto e dinâmica, a carroçaria adorna sem excessos, a direcção é directa q.b e a caixa manual de 6 velocidades é precisa e de agradável utilização.

Debaixo do capô está um motor 1.5 litros turbo com 3 cilindros em linha que debita 156cv de potência às 5000rpm com uns surpreendentes 265Nm de binário entre as 1850rpm e as 3850rpm. Este motor oferece andamentos vivos ao Volvo XC40, com performances capazes de rivalizar com berlinas de potências semelhantes.

A aceleração dos 0 aos 100km/h acontece em 9,4 segundos e a velocidade máxima é de 200km/h. As emissões rondam as 144g/km de CO2 e o nosso consumo médio em percursos mistos com e sem trânsito rondou os 8,4 Litros a cada 100km.

Não seria de esperar que um Volvo fosse inseguro, ou esta não seria uma marca pioneira na segurança, que já anunciou o limitador dos seus automóveis aos 180km/h, que inventou o cinto de segurança e que tem como objectivo que ninguém morra no interior dos seus automóveis produzidos a partir de 2025. Este Volvo XC40 tinha retrovisor interior com escurecimento automático, travagem autónoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras ajudas à condução.

Nos teste Euro NCAP o Volvo XC40 obteve as 5 estrelas com 97% na protecção dos adultos, 87% na protecção das crianças, 71% na protecção dos peões e 76% nas ajudas à condução.

No que toca a preços o Volvo XC40 está disponível a partir dos 35.950,00€, enquanto o preço base para o Volvo XC40 T3 Tech Edition é de 36.005,00€, o da versão T3 Tech Edition Momentum é de 38.530,00€ e o da versão ensaiada é de 43.127,00€. O Volvo XC40 T3 paga de IUC: 171,18€.

Fotos de: José da Palma

Artigo anterior

ABT realiza sessão fotográfica com Audi RS2 e Audi RS4!

Artigo seguinte

Ford KA+ sai da Europa até ao final deste ano!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.