Ensaios

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e… potente!

Todas as pessoas gostam de automóveis bonitos e vistosos, todavia, as marcas parecem ter perdido o “know-how” de desenhar automóveis consensuais com conta, peso e medida. O mais simples dos utilitários ou mesmo citadinos com o motor mais básico ostentam, nos dias de hoje, uma panóplia de equipamentos que sabem como dar nas vistas mas que não servem para rigorosamente nada. Abundam os ST, AMG, M, GT, que são tudo e ao mesmo tempo não são nada. Este VOLVO XC40 P8 RECHARGE mostra que não precisamos de um automóvel “armado ao pingarelho” para sermos felizes… Para este Volvo ser é mais importante do que parecer e acredite… Este automóvel é muito!

O VOLVO XC40 é um automóvel que sabe parecer bem em todas as suas versões. É um SUV compacto, elegante, moderno e civilizado, que faz boa figuram em qualquer ocasião ou qualquer local. No caso deste VOLVO XC40 P8 RECHARGE temos a vantagem de se tratar de uma versão ecológica que atraí pela sua solidariedade para com o meio ambiente. Por outro lado, quem tem este modelo sabe que não precisa de um Pack R-DESIGN para deixar alguns “wanna be” mal vistos. Na verdade, ser discreto e elegante é um ponto a favor, o parecer “inofensivo” atraí menos os curiosos ou os “fitiparvos” das estradas, o que significa um dia-a-dia mais tranquilo.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 24

As diferenças face a um Volvo XC40 térmico encontram-se essencialmente na dianteira, com grelha na versão elétrica a receber uma “tampa” à cor da carroçaria, deixando espaço apenas para uma abertura em todo o comprimento da grelha, acentuada com um preto brilhante. As outras alterações visíveis são o pilar “C” com a palavra “RECHARGE” bem presente na versão elétrica. O portão traseiro também recebe o badge “RECHARGE”. Se as diferenças ao nível do design não são significativas face às versões térmicas, dizemos que existe diferença no coeficiente de arrasto com a versão térmica a apresentar 0.340 e esta versão elétrica a apresentar 0.329.

Ainda no exterior, o Volvo XC40 RECHARGE apresenta equipamentos como óticas FULL-LED, barras de tejadilho longitudinais, vidros traseiros escurecidos, chave mãos-livres, portão traseiro automático e jantes de 20 polegadas envolvidas em pneus 235/45.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 25

O interior dotado de requinte permanece minimalista tendo apenas o que é necessário, o que não significa que se torna espartano ou que passe a sensação de tablet com rodas. A Volvo continua a dar muita importância aos detalhes. O tablier é quase direito, cobrindo a consola central como se se tratasse de um manto, encontramos as curvaturas do painel de instrumentos e sistema de multimédia e também as das saídas da climatização verticais típicas da Volvo. Estas saídas da climatização dão continuidade do design direito, mas oferecem-lhe maior requinte e exclusividade, tornaram-se já uma imagem da marca.

Ao nível dos materiais, quase todos são nobres, o tablier é emborrachado, assim como as portas dianteiras e traseiras acima do nível da cintura. A saídas da climatização adotam molduras a preto brilhante, uma escolha que se apodera do túnel central e da consola. Os contrastes que vincam o design interior são assumidos pelos cromados nas saídas da climatização, volante e botões da consola central, enquanto encontramos alumínio escovado no tablier e portas. Neste modelo a Volvo teve a preocupação de não utilizar qualquer tipo de couro, o que ajuda a enfatizar a preocupação ambiental.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 26

Para além do interior atraente do ponto de vista do design e da qualidade dos materiais, o Volvo XC40 Recharge tem uma boa insonorização que torna as viagens mais confortáveis. Lembramos que a insonorização num automóvel elétrico se torna ainda mais importante, uma vez que na ausência de ruído do motor faz com que todos os ruídos se notem com maior facilidade. Também ao nível da construção encontramos uma montagem de qualidade que proporciona ausência de ruídos parasitas.

O equipamento deste Volvo XC40 P8 RECHARGE satisfaz bastante. Encontramos ar-condicionado automático dupla-zona, banco do condutor com regulação elétrica e memória, sistema de som premium Harman Kardon, chave mãos-livres, portão traseiro automático, entradas USB-C na dianteira e nos lugares traseiros, saídas da climatização para os lugares traseiros, câmara de ajuda ao estacionamento 360º, painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas e ainda um sistema de navegação e multimédia com sistema Google Integrado implementado num ecrã com ótima definição.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 27

No painel de instrumentos temos acesso a informações de navegação, multimédia, sistemas de ajuda à condução, consumo e viagens, assim como informações dos sistema híbrido. Este ecrã apresenta as informações de forma clara e organizada, tendo uma definição de ecrã satisfatória.

O sistema de navegação e multimédia tem software Google, por isso, é rápido, intuitivo, tem todas as funcionalidades que qualquer condutor precisa e ainda atualiza automaticamente. Para os condutores mais exigentes, a Play Store da Google está também disponível e possibilita o download de outras aplicações que nos sejam convenientes. O assistente Google funciona na perfeição e em português, basta dizermos: “OK Google! Liga o ar-condicionado a 20º graus!” e a ordem é cumprida sem grandes demoras. Se quisermos utilizar a fundo o sistema Google Assistant, este permite ainda definir um destino da navegação, podemos “brincar” e pedir para contar piadas, saber informações de postos de carregamentos, realizar pesquisas google por voz.

Particularmente útil para um automóvel elétrico, google maps integrado está habilitado a auxiliar os condutores de veículos elétricos ao permitir um planeamento do percurso com paragens para recarregamentos. Outras funcionalidades do sistema de navegação e multimédia que podem ser úteis neste tipo de veículos são o limitador de carga na bateria, pré-climatização do habitáculo e ainda programação do carregamento.

Além do design, da qualidade a bordo e da tecnologia a pensar no utilizador, o Volvo XC40 Recharge tem espaço suficiente para a família, uma característica que se nota logo no acesso. Entrar dentro do Volvo XC40 é bastante fácil, tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros. Apesar de ser um SUV não é excessivamente alto, mas é o suficiente para evitar ginásticas de entradas e saídas muito baixas ou apertadas. As portas traseiras podiam ter uma abertura mais generosa que facilitasse ainda mais a colocação e montagem de cadeirinhas de criança.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 33

Uma vez sentados a bordo, encontramos conforto em todos os lugares onde viajamos sempre à vontade, independentemente da nossa estatura física, com espaço suficiente para ombros, pernas e cabeça. Os espaços de arrumação são generosos na dianteira, onde encontramos bolsas das portas dianteiras extensas, embora pouco fundas e um apoio de braço que esconde mais um bom espaço para armazenamento de objetos, para além dos porta-copos.

Ainda no espaço de armazenamento, este Volvo XC40 P8 RECHARGE não perde muito espaço de bagageira quando comparado com as suas versões térmicas. Tem 419 Litros com 5 lugares sentados e 1295 Litros com os bancos traseiros rebatidos, o que representa apenas menos 33 Litros face às suas versões térmicas.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 34

A capacidade de reboque do VOLVO XC40 P8 RECHARGE que tem tração integral e paga apenas classe 1 nas portagens, é também ela muito interessante. Este Volvo tem a capacidade de rebocar até 750kg de um atrelado sem travão e até 1800kg num atrelado com travão.

Sentados no lugar do condutor a simplicidade é constante, nunca foi tão fácil guiar um automóvel. Neste caso, nem sequer temos ranhura de ignição ou botão. Basta entrarmos no VOLVO XC40 P8 RECHARGE, sentarmos, colocarmos o cinto e está pronto a circular. A posição de condução é elevada e oferece uma visibilidade digna de registo para a dianteira devido a pilares A e B finos, que privilegiam a visibilidade do condutor. A visibilidade para a traseira deixa a desejar com um “Pilar C” de dimensões generosas e um óculo traseiro tímido.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 35

O Volvo XC40 P8 RECHARGE é um automóvel que comunica com o condutor e que o envolve numa condução elétrica digna de registo. Embora o comportamento dinâmico esteja longe de ser desportivo, o Volvo XC40 P8 RECHARGE é o automóvel civilizado que queremos ter: seguro, previsível. Mesmo quando impomos um ritmo mais despachado, o Volvo XC40 tem um comportamento muito neutro que faz com que o mais simples condutor se sinta um verdadeiro piloto. Esta “cortesia” deve-se a uma direção comunicativa q.b, um chassis competente e também à tração integral que faz questão de manter o Volvo XC40 sempre agarrado à estrada e sem perdas de aderência. Os modos de condução são geridos com o pedal do lado direito, pois só temos um modo de condução com apenas um pedal e um modo Off-Road que melhora a aderência em superfícies mais escorregadias.

Debaixo do capô encontramos mais uma zona para armazenamento de bagagem com um espaço muito generoso! Embora útil, este espaço adicional de armazenamento não é o que mais entusiasma quem gosta de ocupar o lugar do condutor. O capô esconde dois motores elétricos que debitam 204 cv de potência e 330Nm de binário cada um. Em conjunto, estes dois motores têm uma potência 408cv e 660 Nm de binário! Para além da potência digna de alguns desportivos com nomes sonantes na praça, este binário faz com que queiramos gritar: “Desculpa Lamborghini Huracán EVO!! (Apenas 600Nm)”

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 36

Como seria de esperar, estes números têm efeitos práticos que não se ficam por partir o pescoço aos passageiros sempre que carregamos a fundo no pedal do acelerador! Trata-se de uma aceleração dos 0 aos 100km/h que ocorre em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima real está limitada aos 180km/h, não só deste modelo como também da restante gama Volvo, uma marca que tomou a iniciativa de limitar os seus modelos porque acredita que os 180km/h são suficientes para uma emergência e que é importante reduzir a sinistralidade rodoviária… Bravo Volvo!

Os 408cv de potência associados a um binário monstruoso requerem uma bateria de dimensões generosas, neste caso, a Volvo optou por uma bateria de lítio de 78kWh dos quais 75kWh são utilizáveis. Esta bateria proporciona uma autonomia de cerca de 420 quilómetros. Aa média anunciada pela marca é de 23kWh/100km, no nosso ensaio, conseguimos inclusivamente baixar dos 20kWh/100km apesar de algumas “marotices” no pedal do lado direito.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 37

Na verdade, conduzir este Volvo é absolutamente incrível, principalmente por ser discreto. Uma simples ultrapassagem é suficiente para deixar os outros condutores mais curiosos em estado de “alerta”. De facto, a aceleração e as recuperações são surpreendentes e deixam muitos desportivos nas ruas da amargura, algo que é notável quando esmagamos o pedal do acelerador e simplesmente desaparecemos!

Seria de esperar que uma bateria de dimensões tão generosas fosse uma dor de cabeça para recarregar, no entanto, o Volvo XC40 P8 RECHARGE tem uma proposta de on board charger em linha com o que o mercado oferece… A marca Sueca deu a este SUV elétrico um carregador trifásico de 11kW que permite carregar a bateria em postos públicos de recarregamento (trifásicos) dos 0 aos 100% em cerca de 8 horas. Claro que são poucas as pessoas que deixam a bateria descarregar completamente, o que significa que o tempo de carregamento será sempre inferior. Quando ligamos o VOLVO XC40 a um posto público de recarregamento ou wallbox monofásica (passando a corrente só por uma fase) o carregamento passa a ser efetuado a 3,7kW, o que acaba por aumentar consideravelmente o tempo de carregamento deste automóvel que, neste caso, precisa de 20 horas para recarregar a bateria dos 0 aos 100%. O carregamento rápido em corrente contínua é aceite até 140kW, conseguimos parar e recarregar 80% da bateria em 40 minutos.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 38

No que toca à segurança, o Volvo XC40 P8 RECHARGE oferece de série sistemas como: Alerta de piso escorregadio, Sistema de centragem na via, alerta de ângulo-morto e sistema de ajuda em descida. Embora seja uma variante do Volvo XC40 a estrutura frontal foi redesenhada e reforçada para se confrontar com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança. A retaguarda foi reforçada e a bateria está protegida por uma safety cage integrada na estrutura
do automóvel, enquanto a motorização elétrica está integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora do habitáculo.

Este modelo obteve 5 estrelas nos testes Euro NCAP em 2018 com 97% na proteção dos adultos, 87% na proteção das crianças, 71% na proteção dos peões e 76% nas ajudas à condução. Esta pontuação é aplicável a todos os Volvo XC40 inclusive os Fase 2 produzidos a partir de 2021.

VOLVO XC40 P8 RECHARGE AWD: Elegante, familiar e... potente! 39

O Volvo XC40 P8 RECHARGE AWD está disponível a partir dos 57.150,00€ (IVA Incluído), enquanto a unidade ensaiada tem o custo de 63.987,00€ devido a: pintura Azul Denim (1.371€), estofos Couro antracite (1.541€), Jantes de 19 polegadas e vidros traseiros escurecidos (384€). Este automóvel está livre de IUC, o IVA é dedutível a 100% para as empresas e não paga tributação autónoma.

FOTOS E TEXTO: CARZOOM

Leia aqui o nosso ensaio ao Volvo XC40 T2 Momentum

Saiba mais em aqui!

Artigo anterior

Automóveis elétricos sim... Mas não para a PAGANI!

Artigo seguinte

Jeep® estreia duas novas opções de cor de carroçaria para o model year 2023 do Wrangler

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.