Noticias

Viritech Apricale: O hiper carro a hidrogénio desenhado pela Pininfarina com 1090cv de potência!

A Viritech é uma empresa Inglesa especializada em motorizações a hidrogénio. Acaba de revelar a versão de produção do modelo Apricale a hidrogénio, que pesa apenas 1000kg, tem 1090cv de potência e é desenhado pela Pininfarina.

Este modelo foi revelado no Festival de Goodwood muito antes do seu lançamento oficial que está previsto para o início de 2024.

Viritech Apricale: O hiper carro a hidrogénio desenhado pela Pininfarina com 1090cv de potência! 16

Graças à tecnologia Graph-Pro da Viritech, que utiliza compósitos leves e uma tecnologia específica à base de resina, os depósitos de hidrogénio são componentes estruturais do chassi em fibra de carbono. As células de combustível de centenas de kW e as minúsculas células da bateria de iões de lítio de alta potência fornecem energia aos dois motores elétricos (um em cada eixo).

A autonomia alvo são 560km entre o reabastecimento dos tanques de hidrogêni. Matt Faulks, ex-engenheiro de F1 e co-fundador da Viritech, afirmou que o objetivo era manter o baixo peso e tornar a condução divertida. Neste sentido, o hiper carro apresenta uma suspensão dianteira e traseira de duplo triângulo com barras de torção accionadas por uma haste de tração. A travagem é composta por discos de carbono de 390 mm com pinças AP Racing.

Viritech Apricale: O hiper carro a hidrogénio desenhado pela Pininfarina com 1090cv de potência! 17

O sistema tem uma potência de 1080cv e 1000Nm de binário. De acordo com a Viritech este modelo será capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em menos de 2,5 segundos, enquanto se espera que atinja os 322km/h de velocidade máxima.

Na dianteira do Viritech Apricale encontramos um pára-brisas curvo, um capô longo, guarda-lamas exuberantes, óticas LED, entradas de ar generosas no pára-choques dianteiro e um spoiler traseiro ao estilo Formula 1. Na traseira, encontramos farolins LED finos, um spoiler integrado, dois apoios aerodinâmicos na zona do óculo traseiro e uma espécie de grelha em favo de mel esculpida para-choque traseiro pintado a azul. Este hiper carro mede 4 metros e 55 centimetros de comprimento, 1 metro e 90 centimetros de largura e 1 metro e 15 centimetros de altura.

Viritech Apricale: O hiper carro a hidrogénio desenhado pela Pininfarina com 1090cv de potência! 18

Este modelo terá uma produção muito limitada a 25 unidades, será vendido a 1,7 milhões de Euros. As entregas terão início em 2024 depois de uma temporada de testes intensivos e do início da produção em 2023.

Para além deste hiper carro, a Viritech apresentou um protótipo de um SUV apelidado Tellaro que apresenta as potenciais utilizações da tecnologia de hidrogénio da empresa. A Viritech vai fornecer a tecnologia de “transporte sustentável” a outras marcas, a BAC é uma delas.

Artigo anterior

A Alfa Romeo acorda Milão com um Fórmula 1 no dia do seu 112º aniversário

Artigo seguinte

Ford Mostra A Sua Robustez Em Goodwood (vídeo)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.