ArtigosEnsaios

Toyota Yaris Hybrid: Utilitário ecológico!

O Toyota Yaris tem uma nova cara mais atraente que promete conquistar novos clientes! Nesta versão Híbrida, continua a ser uma alternativa viável e económica face aos automóveis diesel. Tem agora um design exterior mais elaborado e algumas novidades no que toca à segurança!

A versão ensaiada é a Confort + Pack Style que tem equipamento para dar e vender. A lista de acessórios pode ser extensa quando falamos do Toyota Yaris, pois podemos alterar os centros das jantes, aplicar autocolantes na carroçaria, um spoiler, uma ponteira de escape em inox, entre outros “extras” de personalização que a Toyota disponibiliza.

Sem contar com os extras possíveis e imaginários o Toyota Yaris, ganhou novas ópticas, um novo pára-choques dianteiro e uma grelha já semelhante aos restantes modelos da marca. Na traseira contamos com novos farolins com iluminação LED. Os “badges Hybrid” espalhados por toda a carroçaria não deixam esta versão mais ecológica passar “despercebida”.

O interior manteve-se inalterado, adoptando apenas mais algum equipamento e principalmente mais sistemas de ajuda à condução como os máximos automáticos ou o aviso de transposição involuntária de faixa. Mantendo-se o design simples, funcional e agradável. Um sistema de navegação e multimédia de fácil utilização e com boa imagem, assim como ar-condicionado automático dupla-zona. A qualidade dos materiais está ao nível da concorrência.

A posição de condução é agradável e os passageiros também se sentem bem dentro do Toyota Yaris, ou não seria um automóvel que nos convence em termos de espaço nos lugares traseiros. A bagageira conta com 286 Litros, que com o rebatimento dos assentos traseiros chega aos 770 Litros.

O Toyota Yaris não é o automóvel com a condução mais entusiasmante, contudo, é um automóvel que nos ajuda a obter uma condução económica e amiga do ambiente, através de aplicações que mostram a travagem regenerativa e o aproveitamento de energia, consoante as acelerações, travagens e desacelerações. Também no painel de instrumentos, temos à nossa esquerda um 1 ponteiro e 3 cores, a azul “charge” quando estamos a carregar a bateria, a verde o “eco” que nos permite circular nos regimes ideais para a poupança de combustível, e a branco o “power”, que é quando exigimos toda a performance dos motores eléctrico e combustão.

O desafio ao guiar o Toyota Yaris é mesmo poupar o mais possivel, aproveitando toda a inercia do automóvel, através de uma condução suave e comedida.

A poupança é significativa quando arrancamos no modo totalmente eléctrico, quando estamos no pára arranca, ou mesmo, quando estamos a rolar e o motor eléctrico se vai encarregando da resistência aerodinâmica. Ao volante do Toyota Yaris Hybrid podemos constatar que os quilómetros que percorremos sem gastar gasolina aumentam significativamente face a um automóvel totalmente a combustão.

Debaixo do capo encontramos um motor 1.5 litros de 4 cilindros a gasolina que é auxiliado por um motor eléctrico. A potência combinada é de 100cv e 111Nm de binário, sabemos que este receita leva o Toyota Yaris Hybrid a acelerar dos 0 aos 100km/h em 11.8 segundos, antes de atingir a velocidade máxima de 165km/h.

A caixa CVT é confortável, mas a sua utilização requer alguma prática, quando queremos andar depressa é inevitável o barulho “tipo aspirador”. Contudo, é uma caixa de velocidades, que quando é bem aproveitada proporciona consumos excepcionais.

Falando em consumo de combustivel, no nosso ensaio, o Toyota Yaris Hybrid ficou-se pelos 5 Litros a cada 100km!

O comportamento está longe de ser o mais entusiasmante, mas podemos assumir que o Toyota Yaris é um automóvel seguro. A direcção podia ser mais precisa, assim como o chassi que já tem uns bons anos em cima. Como é óbvio, não estamos a falar de um automóvel de corridas, pelo que o comportamento do Toyota Yaris, preenche perfeitamente os requisitos de quem decide optar por uma condução mais serena.

Na segurança a EuroNCap atribuiu as 5 Estrelas ao Toyota Yaris, quando saiu esta geração em 2011/2012. Nessa altura obteve 89% na segurança dos adultos, 81% na segurança das crianças, 60% na protecção de peões e 86% nas ajudas à condução. Não nos podemos esquecer que desde 2011 até agora houve alterações que tornaram este utilitário ainda mais seguro!

O Toyota Yaris, está disponivel a partir de 13,120,00€ e a versão hibrida está disponivel a partir de 17.450,00€. A versão ensaiada Confort + Pack Style começa nos 18.700,00€. Paga de IUC: 133,10€ (2017) / 134,98€ (2018).

Fotos de: José da Palma

Artigo anterior

Alfa Romeo Stelvio Super 2.2 JTDM 210CV Q4: Performance Perfeita!

Artigo seguinte

Lamborghini Urus já anda na terra!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *