Comunicados de ImprensaNoticias

Toyota Aygo X – Uma Nova Geração de Estilo e Diversão Acessível

Aygo X é o novo crossover urbano desenvolvido especificamente para o segmento A.

O conceito de cores com base em especiarias com um design robusto, acrescenta uma nova dimensão ao carácter irreverente do Aygo.

Compacto, mas espaçoso ao mesmo tempo, oferece excelente agilidade, como convém a um modelo do segmento A.

Condução segura e melhor visibilidade proporcionado pela carroçaria crossover.

Mais emoção com o tejadilho em lona retrátil.

Repleto de tecnologia, mantem-se acessível e poupado.

Toyota Aygo X – Uma Nova Geração de Estilo e Diversão Acessível 13
Toyota Aygo X

O novíssimo Toyota Aygo X (Aygo Cross) é um crossover único para o segmento A, concebido e produzido na Europa para satisfazer as preferências da vida urbana e suburbana na Europa.

Com o objetivo de tornar o novíssimo Aygo X no melhor produto do segmento, a Toyota estudou, de forma detalhada, os requisitos de condução urbana em todo o continente europeu, ouvindo o desejo dos clientes que procuram um carro elegante, compacto e seguro.

O resultado é o mais recente carro compacto da gama Toyota, assente na bem-sucedida plataforma GA-B da Nova Arquitetura Global (TNGA – Toyota New Global Architecture), introduzida pela primeira vez com o novo Yaris (o carro do ano europeu 2021) e mais recentemente com o novo Yaris Cross.

Seja na cidade ou em estrada aberta, um carro para ser verdadeiramente do segmento A deve destacar-se por ser compacto e ágil, para comunicar confiança ao condutor. Também precisa de criar e transmitir um sentimento de emoção, integrando ao mesmo tempo os melhores avanços tecnológicos num conjunto compacto que é económico e poupado.

O novíssimo Aygo X entrega tudo isto e muito mais, para ser tudo o que os clientes europeus procuram num automóvel do segmento A.

“O segmento A é muito importante para nós. Não só trouxe muitos novos clientes à Toyota, como também cumpre a nossa missão de fornecer a todos a solução certa de mobilidade”. Andrea Carlucci, Vice-presidente, Produto & Marketing, Toyota Motor Europe
Andrea Carlucci, Vice-presidente, Produto & Marketing, Toyota Motor Europe

Toyota Aygo X – Uma Nova Geração de Estilo e Diversão Acessível 14
Toyota Aygo X

UM TOQUE DE ESPECIAIRIA
Começando com o concept – o Aygo X Prologue que foi desenvolvido no centro de design e desenvolvimento europeu (ED2) em Nice, França, os designers da Toyota quiseram trazer uma sensação de ousadia e tempero aos que procuram um automóvel compacto na Europa.

Desde a chegada do Aygo ao mercado, em 2005, que o modelo é muito mais do que o carro mais acessível da Toyota na Europa. Também encantou os clientes com o seu carácter irreverente e divertido. Estas qualidades atraíram muitos compradores europeus à marca, principalmente os que procuravam mais estilo.

Mais do que nunca, os novos clientes da Toyota estão a exigir um estilo único, algo distinto e a oportunidade de se afirmarem pessoalmente. Ao construir sobre um dos ícones de estilo do segmento A, ED² propôs-se a conceber um conceito especificamente para eles.

“Toda a gente merece um carro fixe. Quando olho para o Aygo X Prologue, tenho muito orgulho em poder dizer que a Equipa ED² criou exatamente isso. Estou entusiasmado por vê-lo a revolucionar o segmento”. Ian Cartabiano, Director de Design, Design e Desenvolvimento Europeu (ED2)

Após a revelação bem-sucedida e receção entusiástica do Aygo X Prologue “Sparkling Chilli Red”, o projeto Aygo X foi transferido para a Toyota Motor Europe na Bélgica, onde as equipas de design trabalharam de perto com o planeamento do produto e Investigação e Desenvolvimento para transformar o conceito em realidade.

A ousada execução em dois tons do Aygo X, associada ao novo conceito de cor picante, cria uma assinatura gráfica que é única e que capta a atenção, enfatizando a prontidão do novo modelo para “acelerar”.

A nova linha de tejadilho em cunha também aumenta a sensação dinâmica e cria uma imagem mais desportiva. Na frente, as óticas LED abraçam o capot superior para desenhar a forma de uma asa, enquanto na zona inferior, a grelha de grandes dimensões, os faróis de nevoeiro e a proteção inferior estão dispostas com base no tema do trapézio duplo que faz parte da identidade do Aygo, dando-lhe o aspeto que está “pronto para ir a qualquer lado”.

O novo conceito de cor é inspirado por várias especiarias para desenvolver uma paleta única de cores para o Aygo X, cada uma delas captando os estilo e personalidades do carro.

Verde Cardamom (Cardamomo) conjuga estilo e elegância, proporcionando uma estética refinada e um pouco mais discreta com o efeito de baixa saturação do verde.

O Vermelho Chilli (Pimenta) é uma cor ardente e premium que chama a atenção com um reflexo de cor quente e profundo graças à inclusão de uma fina aspersão de flocos metálicos azuis na tinta vermelha.

O Bege Ginger (Gengibre) é sofisticado e duradouro, que inspira um espírito de aventura e uma complexidade quente na sua tonalidade.

O Azul Juniper (Zimbro) é jovem com um toque de masculinidade e é um azul criado especificamente para que o modelo lhe dê uma frescura gelada ao mesmo tempo que lhe acrescenta subtis toques avermelhados.

Cada uma destas poderosas cores de especiarias contrasta fortemente com o preto bicolor do telhado e da traseira que faz com que o Aygo X se destaque instantaneamente e seja reconhecido na estrada.

Este tema das especiarias não é apenas à superfície. Os detalhes interiores combinam com as cores exteriores das especiarias para dar um design distinto ao habitáculo, incluindo o painel de bordo e a consola central. Um olhar mais atento dos bancos mostrará o símbolo “X” discretamente cosido no tecido. O nome do modelo Aygo X é também subtilmente colocado nos faróis de aspeto aguçado para proporcionar uma identidade forte e coerente.

“O bi-tom do Aygo X prende imediatamente a atenção das pessoas. Não se trata apenas de um pormenor. É uma parte integrante do design”. Anastasiia Stoliarova, gestora de produto Aygo X, Toyota Motor Europe

Uma edição limitada de Aygo X em Verde Cardamom estará disponível durante os primeiros seis meses de vendas, apresentando detalhes adicionais em laranja Mandarina mate no exterior e nas rodas de liga leve de 18″ mate. O tema Mandarina é também continuado nos painéis interiores e no design do tecido dos bancos.

Toyota Aygo X – Uma Nova Geração de Estilo e Diversão Acessível 15
Toyota Aygo X

COMPACTO E ÁGIL
Ao adaptar a comprovada e bem-sucedida plataforma GA-B ao Aygo X, ao novo modelo do segmento A, a Toyota desenvolveu um produto crossover único, apresentando uma chassis traseiro modificado e reduzidas projeções dianteiras e traseiras.

Com 3.700mm de comprimento, o novo Aygo X é 235mm mais comprido que o anterior, com uma distância entre eixos aumentada em 90mm. A projeção dianteira é 72mm inferior ao Yaris, enquanto o tamanho máximo das jantes cresceu para 18 polegadas.

Concebido para as ruas mais estreitas da cidade, o Aygo X tem também um raio mínimo de viragem excecionalmente pequeno de apenas 4,7m, um dos mais pequenos do segmento.

A largura total da carroçaria é mais larga 125mm que a anterior geração do Aygo passando para 1,740mm. Como resultado, a largura entre bancos dianteiros aumentou 20mm, aumentando o espaço para ombros em 45mm. O espaço de bagagem é também líder no segmento com um aumento de 125mm de comprimento e um aproveitamento de espaço inteligente atrás dos bancos traseiros, aumentando assim a capacidade de carga em mais de 60 litros para 231 litros (até à chapeleira).

Além disso, o design do tejadilho “Pagoda” (mais baixo no centro) mantém as dimensões totais compactas, ao mesmo tempo que proporciona um habitáculo confortável e espaçoso para o condutor e passageiros. A altura do veículo foi aumentada em 50mm para 1.525mm.

Ao volante, a direção foi afinada para a condução urbana e suburbana na Europa, com a nova transmissão S-CVT (em Portugal apenas noa versão X-Play Plus) a proporcionar uma resposta imediata e linearidade, mantendo ao mesmo tempo um forte equilíbrio entre potência e consumo de combustível.

CONFIANTE
Quer se trate de trânsito citadino ou a circular em auto-estradas, todos os condutores querem sentir-se confiantes, e o Aygo X transmite confiança em mais do que uma forma.

Como uma posição de condução mais alta, a distância ao solo foi aumentada em 11mm em relação à geração anterior. A posição do banco foi aumentada em 55mm, permitindo um fácil contacto visual com outros condutores em estrada, especialmente ciclistas e peões. Além disso, o ângulo do pilar A foi aumentado em 10% para 24º para uma melhor visibilidade.
Jantes e pneus maiores também funcionam com a comprovada suspensão TNGA que, juntamente com uma maior rigidez torcional e menor rolamento, proporcionam um conforto e controlo dinâmico excecionais.

EMOCIONAL
Aygo X tem presença, mesmo quando está parado. Para além do design arrojado e das cores vibrantes, o Aygo X também dá uma sensação de robustez e “atitude” de que pode “ir a qualquer lado” que é característico de um crossover.

Os níveis de ruído interior foram reduzidos através da maior utilização e otimização de materiais insonorizante para criar um habitáculo mais silencioso.

O céu é o limite com o Aygo X a propor como opcional um tejadilho retráctil em lona, uma estreia para um crossover de segmento A. O novo tejadilho em lona foi concebido para maximizar a experiência a céu aberto dos condutores com a abertura a ser aumentada em 40mm e com um aumento do ângulo de visão em 20%.

Utilizando materiais de alta qualidade normalmente encontrados em modelos premium, a lona oferece uma melhor proteção contra água e poeira. A nova pala defletora de vento também melhora a durabilidade e robustez da capota. Parado, a desfrutar do silêncio, ou a circular de cabelo ao vento, o Aygo X promete uma experiência de condução única.

TECNOLOGICAMENTE AVANÇADO
O Aygo X é um carro compacto equipado com algumas das mais recentes novidades.

Os clientes poderão permanecer ligados ao seu Aygo X através da aplicação Toyota Smart Connect e MyT no seu smartphone.

O Toyota Smart Connect centra-se num grande ecrã táctil de 9″ de alta-definição, iluminação ambiente e carregamento sem fios, oferecendo aos clientes uma experiência mais “ligada” com a aplicação para smartphones MyT que o acompanha. Com a aplicação MyT, os clientes podem acompanhar várias situações no seu veículo, tais como dicas de condução, níveis de combustível e avisos do veículo.

O mais recente sistema multimédia da Toyota também oferece navegação baseada na nuvem para fornecer informações de rotas e informação de trânsito. Novos serviços serão introduzidos ao longo do tempo através de atualizações remotas, pelo que o novo software e os serviços conectados serão atualizados automaticamente. O Toyota Smart Connect também oferece conectividade com e sem fios via smartphone através do Android Auto e Apple CarPlay.

A tecnologia avançada de iluminação LED está também a ser introduzida no mais recente modelo do segmento A da Toyota, tornando esta tecnologia acessível a mais clientes. As luzes de circulação diurna e piscas consistem em dois perfis de luz rodeados por uma luz subtil para realçar o icónico perfil de assinatura Aygo em todas as condições de iluminação.

“Com os faróis Aygo X, tornámos a frente focada e confiante. Ou, na linguagem de design Toyota, ‘Keen”. Tadao Mori, Chefe da Styling, Toyota Motor Europe

O Aygo X dá um salto em termos de segurança, introduzindo o Toyota Safety Sense de série em todos os mercados pela primeira vez num modelo compacto do segmento A.

O mais recente Toyota Safety Sense combina uma câmara monocular e um radar de ondas milimétricas, e apresenta: Sistema de Pré-Colisão (PCS) com a velocidades superiores, Deteção de Peões de dia e de noite, Deteção de Ciclistas durante o dia, Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Inteligente, Assistência de Condução Inteligente (LTA), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA), Luzes de Máximos com Controlo Automático (AHB). O Aygo X apresenta características adicionais de segurança passiva, tais como reforços estruturais para absorção de impactos, a fim de garantir uma segurança total.

Toyota Aygo X – Uma Nova Geração de Estilo e Diversão Acessível 16
Toyota Aygo X

ECONÓMICO
O Aygo X foi concebido para ser poupado e acessível. Por exemplo, o Aygo X tem o peso mais baixo de qualquer carro dos segmentos A ou B, o que ajuda a proporcionar uma excelente economia de combustível.

As molduras do para-choques dianteiro e guarda-lamas também servem para melhorar a economia de combustível, orientando ligeiramente o fluxo de ar para fora dos pneus, reduzindo assim a turbulência à volta da frente e dos lados do carro. As molduras das rodas traseira também guiam o fluxo de ar para longe dos pneus, e direcionam-no para um ponto de convergência na traseira do carro.

O motor do Aygo X é o galardoado motor de mil centímetros cúbicos e 3 cilindros 1KR-FE que foi melhorado para cumprir os regulamentos europeus, oferecendo ao mesmo tempo elevados níveis de fiabilidade e desempenho, com um consumo de combustível previsto de apenas 4,7l/100km e 107 g/km de CO2.

Concebido e produzido na Europa para clientes europeus, o novíssimo Aygo X está previsto na Europa e em Portugal em 2022.

Artigo anterior

Volvo XC40 Recharge - 5 Estrelas Euro NCAP

Artigo seguinte

Design elegante e tecnologias inovadoras para um carro emblemático: o novo Audi A8 (vídeo)

1 Comentário

  1. Carlos Alberto Vasconcelos Borges
    7 Novembro, 2021 a 15:10 — Responder

    Gastaria de trocar o meu Aygo de 2021 por AYGO X. Preços sff.
    borges49aygo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.