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TOYOTA AYGO X-Play Plus MultiMode: Fiável e Urbano!

Os citadinos são automóveis que servem uma boa parte da população de todas as idades. Automóveis adquiridos por jovens recém encartados, pessoas de meia idade e outras de idade mais avançada. O Toyota Aygo é certamente uma boa aposta, reúne as melhores características que um citadino pode ter e é capaz de agradar a gregos e troianos.

O lançamento de um citadino tem de ser sempre “cauteloso”, as marcas não podem cair no “exagero” de lançar um automóvel demasiado “foclórico”, nem tampouco lançar um automóvel excessivamente aborrecido…

Agradar a compradores de todas as idades nem sempre é fácil, uma vez que de um modo geral as pessoas com mais idade preferem um automóvel mais discreto e os jovens recém encartados preferem dar mais “nas vistas”. O Toyota Aygo consegue um bom compromisso como quase nenhum citadino, uma vez que é sóbrio q.b para ser adquirido por um casal de idosos, como se pode tornar um automóvel capaz de dar nas vistas com uma cor mais “berrante”.

O design do Toyota Aygo é interessante e atraente, tem uma frente desportiva acentuada por uma grelha aberta, ópticas rasgadas e o logo da marca saliente, todos estes elementos ajudam o Aygo a ter uma “identidade” Toyota com o formato de um “X”. Continuamos o estilo jovem com um capô mergulhante, um lábio do pára-choques dianteiro que se destaca e uma carroçaria bi-tom (opcional). Nas laterais temos uma linha de cintura elevada que sobe até à traseira e ilhargas e guarda-lamas mais “musculados”. Na traseira temos um spoiler discreto, farolins compridos que se estendem toda a tampa da bagageira que é vidrada. O pára-choques traseiro é musculado e tem um difusor que pode ter apontamentos à cor da carroçaria.

No que toca ao equipamento exterior temos luzes de iluminação diurna LED que conferem ao Toyota Aygo um aspecto de segmento superior, temos farolins traseiros com assinatura luminosa LED, vidros traseiros escurecidos e jantes bi-tom de 15 polegadas, faróis de nevoeiro e retrovisores aquecidos. Damos destaque às várias opções de personalização que incluem apontamentos de cores à escolha nas portas e pára-choques traseiro e dianteiro.A versão ensaiada contava também com um vinil preto que ligava as ópticas ao Pilar “A”.

O interior é simples e minimalista, as cores presentes dependerão da cor da carroçaria que fica presente nas portas, saídas de ar e punho da caixa de velocidades. No que toca aos materiais, como é já habitual nos citadinos, há ausência de superfícies emborrachadas que são compensadas pela boa qualidade de construção que deixa o Toyota Aygo livre de ruídos parasitas.

O espaço a bordo como seria de esperar não é o melhor, mas está ao nível do segmento, nos lugares traseiros é difícil circularem pessoas de estatura mais alta e o acesso também não é o melhor. A bagageira tem 168 Litros de capacidade, e é uma das bagageiras mais pequenas do segmento.

Ao contrário do que acontece em alguns citadinos, o Toyota Aygo é confortável q.b, os assentos são ergonómicos e a configuração de suspensão condescendente fornece viagens agradáveis.

No equipamento interior temos ar-condicionado manual, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, ecrã de multimédia com 7 polegadas, sistema de navegação XNAV (opcional 413,18€), patilhas da caixa de velocidades no volante (raro no segmento), 4 colunas de som, entradas 12v, AUX, USB e Bluetooth. Ainda no equipamento interior temos volante multifunções e vidros eléctricos na dianteira.

O sistema de navegação e multimédia do Toyota Aygo é intuitivo, tem uma imagem aceitável relativamente ao segmento e preenche os requisitos dos utilizadores que pretendam a utilização mais comum de multimédia para streaming de audio, navegação e configurações básicas do sistema.

O painel de instrumentos bastante simples, assim como o computador de bordo. Apresenta as rotações de forma digital à esquerda, aviso de troca de caixa e alertas à direita com o velocímetro a aparecer ao centro. O computador de bordo é simples e apresenta informações da viagem e consumos, temperatura exterior e nível do depósito de combustível.

No que toca à condução e comportamento em estrada, temos uma direcção pouco comunicativa e leve que torna o Toyota Aygo relativamente fácil de manobrar, estando ao nível do segmento. Não sendo um automóvel de corridas, tem um comportamento em curva previsível. A caixa de velocidades automática é lenta tanto no modo sequencial como no modo automático, o que provoca algum desconforto e perda de eficiência.

Como seria de esperar temos um motor 1.0 Litros de 3 cilindros com fiabilidade Toyota mais do que comprovada que faz deste automóvel um sério candidato na altura de escolher um citadino, os andamentos são vivos q.b e os consumos são realmente simpáticos uma vez que conseguimos no nosso ensaio realizar médias melhores do que as anunciadas no site da marca.

No nosso teste com percursos mistos o Toyota Aygo 1.0 realizou uma média de 4,9 Litros a cada 100km, o que é bastante simpático face a outros modelos citadinos bem mais gastadores. Relembramos que o motor 1.0 VVTi tem uma potência de 72cv e um binário de 93Nm, o que se traduz numa aceleração dos 0 aos 100km/h em 13,8 segundos e numa velocidade máxima de 160km/h.

No campo da segurança, o Toyota Aygo conta com monitorização da pressão dos pneus, sistema de ISOFIX, Airbags laterais e de cortina, aviso de colocação de cintos de segurança e ainda sistema de ajuda ao arranque em subida. Nos teste Euro NCAP o Toyota Aygo obteve as 4 estrelas em 2017 com 82% na protecção dos adultos, 63% na protecção das crianças, 64% na protecção de peões e 57% nas ajudas à condução.

O Toyota Aygo está disponível a partir dos 12.845,00€ para a versão X-Plus com o motor 1.0 VVT-i com caixa manual de 5 velocidades. A versão ensaiada X-Play Plus com caixa automática MultiMode está disponível por 15.638,18€. Paga de IUC: 102,81€.

Fotos: João Santos

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