NoticiasComunicados de Imprensa

Série especial numerada “la Prima” cabrio já não está disponível. Lançado hoje o Novo 500 “la Prima” berlina

Na esteira do sucesso da edição limitada e numerada do Novo 500 “la Prima” cabrio, abrem hoje as pré-reservas do Novo 500 “la Prima” berlina.

Fase 2 da pré-reserva: sem depósito ou obrigação de compra, para ser dos primeiros a descobrir o Novo 500.

Novo 500 “la Prima” berlina oferece um sofisticado tejadilho panorâmico de vidro, um novo spoiler traseiro e uma porta da bagageira clássica.

A autonomia do Novo 500 chega a 320 km (WLTP); na versão “la Prima”, é equipado de série com carregador rápido de 85 kW, sistemas ADAS com condução autónoma de Nível 2, novo sistema de infoentretenimento UConnect 5 e exclusivo interior com tabliê e bancos revestidos de ecopele.

Novo 500 “la Prima” berlina tem um preço de 34.900 €, com easyWallbox incluída.

A estratégia de comunicação da Fiat, direta e sem filtros, continua o seu envolvimento com os utilizadores, através do inovador formato “Chatting with Fiat”, o primeiro no mundo automóvel. O episódio 3 já está online.

 

A estratégia de comunicação direta, “sem filtros”, da Fiat continua o seu compromisso com os utilizadores por meio do inovador formato “Chatting with Fiat”, uma estreia no mundo automóvel. Está agora online o 3.º episódio.

Dando continuidade ao bem-sucedido processo de pré-reserva do 500 “la Prima” cabrio em edição numerada, apresentado no passado mês de março em Milão e já não disponível, a gama do Novo 500 está a expandir-se com a segunda “Launch Edition”: o Novo 500 “la Prima” berlina. Combina inteligentemente a nova alma “elétrica e sustentável” da terceira geração do 500 com o inconfundível design do ícone Fiat e com a atenção aos pormenores, elementos típicos dos melhores produtos “Made in Italy”. Com linhas ainda mais suaves e mais arredondadas do que a geração precedente, o Novo 500 “la Prima” conserva o famoso ar despreocupado do “Cinquino”, ícone com características únicas na indústria automóvel mundial, suscitando um alegre sorriso de cumplicidade ao lidar com a crescente complexidade e, por vezes, com as restrições da circulação em cidade. Em suma, numa altura em que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, conectada e autónoma, a terceira geração do Fiat 500 está em primeiro plano, oferecendo design e prazer de condução. Não é apenas uma revolução, é a “reincarnação” de um espírito capaz de inspirar renovação. Quando as normas e os regulamentos não são suficientes para fazer uma verdadeira revolução, é preciso algo icónico e belo: o Novo Fiat 500. Tal como no período do pós-guerra, quando a primeira geração do Cinquino deu vida à difusão da mobilidade, também agora o Novo 500 está a seguir um caminho inovador, canalizando espírito positivo e alegria de viver ao oferecer nova dimensão e nova personalidade à mobilidade elétrica urbana.

O Novo 500 “la Prima” berlina – fornecido com easyWallbox – tem o preço de 34.900€.

As particularidades do Novo 500 “la Prima” berlina

O Novo 500 “la Prima” berlina distingue-se pelo sofisticado tejadilho panorâmico de vidro, verdadeira “janela para o céu” que inunda o habitáculo de luz, melhorando o conforto em viagem e o bem-estar a bordo. Além do mais, a traseira caracteriza-se pela porta da bagageira clássica e pelo spoiler, agora mais pronunciado para melhorar a eficiência aerodinâmica. Os clientes do Novo 500 “la Prima” berlina podem escolher entre três exclusivas cores de carroçaria, inspiradas nos elementos fundamentais da natureza: Verde Ocean (micalizada), reminiscência do mar; Cinzento Mineral (metalizada), dedicada à Terra; e Azul Celestial (tricamada), recordando o céu. Os extras de série incluem faróis dianteiros Full LED, jantes em liga leve de 17”, aplicações cromadas nos painéis laterais, e tabliê e bancos revestidos de ecopele.

O design do Novo 500 “la Prima” berlina

Na inconfundível silhueta do modelo sobressai o perfil superior do habitáculo, em perfeita combinação com a característica inclinação da traseira. O espaçoso habitáculo, um dos icónicos elementos da viatura, evoluiu nesta terceira geração, dando origem ao desenvolvimento de um spoiler mais pronunciado. Aperfeiçoada especificamente para melhorar a eficiência aerodinâmica e a autonomia, a carroçaria é percebida como mais dinâmica e apelativa.

A porta da bagageira, com a sua ampla curvatura, assume uma presença mais marcante. De superfícies depuradas e sinuosas, torna a viatura ainda mais elegante e escultural. O painel por cima da chapa de matrícula inclui o característico friso cromado, com moldura simples e fluida. Mais acima, a nova insígnia FIAT acrescenta um prestigiante toque de metal. Por fim, os símbolos e as linhas horizontais presentes na porta da bagageira remetem para os faróis, realçando a largura da viatura.

Muito mais substância: a melhor autonomia possível, carregamento e condução

A autonomia e o tempo de carregamento são duas questões fundamentais para os clientes. As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh proporcionam ao Novo 500 até 320 km de autonomia no ciclo WLTP.

Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 possibilita o carregamento em DC até 85 kW, de forma a carregar a bateria muito rapidamente. Por exemplo, são precisos apenas 5 minutos para acumular energia suficiente para percorrer 50 quilómetros, mais do que o necessário, em média, para a utilização diária. E o carregamento rápido consegue também reabastecer a bateria até 80% em apenas 35 minutos. A tomada inteligente “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. Chamamos-lhe tomada ‘inteligente’ por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de feedback sobre o estado de carga da bateria. Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas. Tanto a versão berlina como a versão cabrio do Novo 500 “la Prima” incluem o sistema de carregamento easyWallbox, que pode ser ligado à rede de distribuição elétrica doméstica. A ENGIE Eps desenvolveu este dispositivo para a FCA, o qual será comercializado pela Mopar nos principais mercados europeus de modo a coincidir com o lançamento do modelo. É uma solução simples e acessível – sem necessidade de técnicos especializados para efetuar a instalação – que pode ser gerida via Bluetooth, permitindo carregar o 500 em casa de imediato com potência de carregamento até 2,3 kW. Também tem em conta outros dispositivos domésticos que estejam a ser usados enquanto faz o carregamento do veículo. Melhor ainda: a easyWallbox está preparada para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é ainda fornecido com cabo “Modo 3” que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos até 11 kW.

O Novo 500 dispõe de três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados de acordo com o estilo de condução.

O modo Sherpa, em particular, otimiza os recursos disponíveis para garantir que o destino programado é alcançado. Para tal, atua sobre diversos componentes de maneira a reduzir o consumo de energia ao mínimo, para assegurar que se consegue chegar ou ao destino definido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima. Tal como um “Sherpa dos Himalaias”, que está encarregado de toda a expedição, guiando-a até ao seu destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h, resposta do acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação dos sistemas de ar condicionado e aquecimento dos bancos, sendo que ambos podem ser reativados pelo condutor em qualquer altura.

O modo “Normal” aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com tradicional motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” ativa a função “one-pedal-drive”. Ao selecionar este modo, é possível conduzir o Novo 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. Esta opção maximiza a travagem regenerativa e, logo, também a autonomia. Em qualquer caso, é necessário carregar no pedal do travão para imobilizar completamente a viatura. O motor oferece 87 kW de potência, velocidade máxima automaticamente limitada a 150 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e de 0-50 km/h em 3,1 segundos.

Condução autónoma de Nível 2 e conectividade

Surpreendente e exclusivo, mas também high-tech e sempre conectado: o Novo 500 “la Prima” dispõe de travagem de emergência automática, câmara de visão traseira de alta resolução, sensores de luminosidade e antiencandeamento automáticos, chamada de emergência (eCall) e travão de estacionamento eletrónico, tudo de série. Além disso, o Novo 500 inclui os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), o que faz dele o primeiro citadino equipado com condução autónoma de Nível 2. A câmara frontal com tecnologia de monitorização vigia todas as áreas da viatura, tanto longitudinal como lateralmente. O Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) trava ou acelera em resposta ao surgimento de qualquer obstáculo. O sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem conserva o veículo no centro da faixa, desde que as respetivas marcações sejam devidamente detetadas.

A Assistência Inteligente à Velocidade lê limites de velocidade percetíveis e recomenda a sua aplicação, enquanto a Monitorização Urbana de Ângulos Mortos recorre a sensores de ultrassons para vigiar pontos cegos e alerta o condutor caso outros veículos estejam a aproximar-se, acendendo uma luz de aviso em forma de triângulo no retrovisor exterior. O Alerta de Fadiga, por sua vez, exibe avisos no visor, recomendando ao condutor que pare o carro e descanse quando estiver cansado. Por fim, sensores a 360° oferecem uma visão tipo drone para evitar quaisquer obstáculos ao estacionar ou ao efetuar manobras complexas.

O 500 “la Prima” berlina é equipado, de série, também com o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5: visor Full TFT de 7”, Rádio DAB, Ecrã Tátil NAV de 10,25”, CarPlay / Android Auto sem fios, disponibilizando ainda serviços conectados via UConnect Box e o conjunto de UConnect Services. Em particular, a terceira geração do 500 é o primeiro modelo da FCA equipado com o sistema de infoentretenimento de quinta geração UConnect 5, a plataforma conectada concebida para o futuro, disponível com ecrã de 10,25”. Desenvolvida com o intuito de fornecer ao cliente uma experiência de utilização fácil e prática, a plataforma da FCA usa o simples, intuitivo e personalizável sistema operativo Android Auto. Por exemplo, é possível usar menus interativos para configurar o modo como funções e apps são exibidas. O sistema Apple CarPlay já está disponível em modo sem fios. Também está preparado para oferecer as mesmas funcionalidades que o Android Auto. Em resumo, o Novo 500 oferece integração com smartphone com ecrã tátil de alta definição na horizontal, que se ajusta na perfeição ao tabliê da viatura, consistente com as suas linhas e desenhado segundo critérios tendentes a eliminar distrações do condutor.

Uma vez ligado à UConnect Box, o sistema UConnect 5 habilita a função obrigatória de chamada de emergência (eCall) em novos modelos homologados e oferece aos clientes uma série de inovadores serviços de conectividade:

  • My Assistant: sistema de assistência que liga o cliente a um operador para solicitar assistência em viagem com geolocalização em caso de avaria e para receber ajuda na resolução de problemas técnicos na viatura. Os clientes receberão por e-mail um relatório mensal, igualmente incluído no pack My Assistant, onde podem verificar a atual utilização do veículo e respetivo estado de “saúde”.
  • My Remote: através de uma app móvel no próprio smartphone, os clientes podem agendar o carregamento da viatura para os períodos mais convenientes, encontrar a localização exata do carro, bloquear e desbloquear as portas, ligar e desligar as luzes, programar o sistema de ar condicionado e definir alertas de condução com base na velocidade e na posição do veículo.
  • My Car: para verificar as condições e o estado da viatura a partir do smartphone e verificar o nível de carga da bateria, a pressão dos pneus, a quilometragem e a manutenção programada.
  • My Navigation: através de uma app móvel no smartphone, é possível enviar o próprio destino para o sistema de navegação da viatura, encontrar um itinerário e verificar as condições do trânsito e do tempo ao longo do percurso, bem como a presença de radares. É ainda possível ver a localização de estações de carregamento nas proximidades da viatura, com indicações visuais no mapa dos pontos onde é possível chegar, em função do nível de carga da bateria no momento. Os mapas serão sempre atualizados automaticamente.
  • My eCharge: para gerir todas as sessões de carregamento, seja em pontos de carregamento públicos – que também podem ser reservados e pagos –, seja na wallbox de casa.
  • My Wi-Fi: um verdadeiro hotspot que permite ligar simultaneamente até oito dispositivos eletrónicos à rede 4G, tal como em casa. Com My Wi-Fi, é possível interagir com a viatura recorrendo à tecnologia de assistência de voz Alexa Amazon, líder de mercado.
  • My Alert: os clientes são imediatamente notificados no caso de a respetiva viatura ter sido furtada. Assim que o furto for confirmado por um agente da autoridade, um call center específico providenciará apoio para encontrar a viatura.

O Novo 500 é, portanto, conectado desde a nascença: fala com o cliente quer este esteja dentro ou fora do veículo para que possa estabelecer a rota antecipadamente e para que encontre o ambiente desejado à entrada na viatura. Assim que a porta for aberta, o smartphone será conectado em menos de 5 segundos e também será carregado sem necessidade de fios.

O sistema UConnect 5 com ecrã de 10,25” e navegador integrado também dispõe de sistema de interface de Linguagem Natural com reconhecimento de voz avançado, para que seja possível “falar” com a viatura a fim de controlar as respetivas configurações, programar o ar condicionado e escolher a música favorita.

Maior acessibilidade para uma base de clientes mais ampla

Tal como a versão cabrio, também o Novo 500 “la Prima” berlina se revelará a solução ideal para uma mais ampla base de clientes, que abrange os que desejam conduzir o carro do futuro com o sabor e a elegância italianos. A edição de lançamento é um verdadeiro concentrado de estilo e tecnologia, diretamente dirigida aos fãs da criatividade e inovação “Made by Fiat” e também aos clientes para quem a sustentabilidade é algo que realmente importa.

O novo sistema de pré-reserva*, para conduzir o carro do futuro com sabor e estilo italianos

Dirigida aos clientes que desejam ser dos primeiros a descobrir o Novo 500 “la Prima”, um genuíno ícone italiano, a Fiat lançou uma iniciativa de pré-reserva. Agora é possível manifestar interesse na viatura sem ter de pagar depósito, tanto para a nova berlina como para a versão cabrio.

Esta nova iniciativa online dá continuidade ao sucesso da primeira fase, lançada em março para coincidir com a apresentação oficial da Launch Edition Cabrio. Quando as pré-reservas abriram, os clientes podiam pagar um depósito para garantir uma das primeiras unidades numeradas do Novo 500 “la Prima” Cabrio, agora já esgotadas. O esquema foi um sucesso retumbante, com milhares de manifestações de interesse em toda a Europa.

Considerando o sucesso da pré-reserva, o interesse no Novo 500 e o desejo de ser um dos primeiros a descobrir este ícone “elétrico”, a Fiat lançou agora a fase 2. Mais uma vez, com apenas alguns cliques no website www.fiat.com, mas sem pagamento de depósito, os potenciais clientes podem escolher entre os dois tipos de carroçaria – berlina ou cabrio –, escolher uma cor, registar-se e indicar o concessionário preferido. Uma vez abertas as encomendas para o Novo Fiat 500, os utilizadores serão os primeiros a ser contactados pelo concessionário selecionado, para prosseguirem a encomenda se assim o desejarem. De salientar que uma manifestação de interesse não é vinculativa, pois não representa uma encomenda ou venda seja de que modo for e, portanto, não constitui um processo de compra de ativos, serviços ou outros bens, incluindo online.

*Serviço só disponível em alguns mercados.

No 3.º episódio de “Chatting with Fiat”, o Novo 500 Berlina é apresentado por Luca NapolitanoResponsável da Fiat e da Abarth para a região EMEA.

 

  • º Episódio: a série especial numerada “la Prima” cabrio dá vez à estreia do Novo 500 “la Prima” berlina e ao lançamento da fase 2 da pré-reserva.
  • O vídeo está disponível nos canais sociais oficiais da Fiat e no YouTube neste link.

Num mundo em mudança, onde o que as pessoas se identificam com um canal de comunicação “sem filtros”, prossegue a estratégia de comunicação “mais pessoal e mais direta” entre a Fiat e os seus fãs.

O inovador formato de vídeo “Chatting with Fiat” – onde Luca Napolitano, Responsável da Fiat e da Abarth para a região EMEA, respondeu de forma informal, a partir da própria casa, a perguntas de admiradores do Novo 500 – entra agora na segunda fase. No 3.º episódio, o Responsável da Fiat volta para conversar com os fãs da marca a partir do seu escritório, na Sede da Fiat em Mirafiori, nas proximidades de Turim.

“Quis aproveitar esta oportunidade – agora uma fixação para os entusiastas do Fiat 500 – para agradecer a todos a simpatia, a curiosidade e o desejo de serem dos primeiros a descobrir o novo modelo “totalmente elétrico” da Fiat. É com satisfação que anuncio que a pré-reserva, iniciativa que lançámos na apresentação da série numerada do Novo 500 “la Prima” cabrio, foi um sucesso retumbante na Europa. Na realidade, a versão numerada já não está disponível!”, disse Luca Napolitano. “Bem-vindos à estreia do Novo 500 “la Prima” Berlina. Gostaria agora de falar sobre a fase 2 da pré-reserva”, continuou. “Há agora uma escolha mais vasta de versões do Novo 500, com configuração berlina ou cabrio. Se usarem o nosso sistema de reserva online, ainda podem ser dos primeiros a descobri-las, agora sem qualquer depósito.”

Disponíveis mais informações sobre o Novo 500 “la Prima” Berlina neste link.

Artigo anterior

Volvo reforça o seu Departamento de Design

Artigo seguinte

Especialistas da Crosscamp transformam o Opel Zafira Life numa autocaravana

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.