NoticiasComunicados de Imprensa

Rua de Turim recebe nome Carlo Abarth no 70° aniversário da Abarth!

Em Turim, foi oficialmente atribuído a uma rua o nome Carlo Abarth, que homenageia os primeiros 70 anos da Abarth e a forte ligação existente desde 1949 entre o seu fundador e a capital da região do Piemonte.

Entre os participantes na cerimónia estavam Francesco Sicari, presidente da Câmara Municipal, Sergio Rolando, vereador do Orçamento, Planeamento e Toponímia, Luisa Bernardini, presidente da Circunscrição Eleitoral 2, Luca Napolitano, responsável para a região EMEA das marcas Fiat e Abarth, e Roberto Giolito, responsável da FCA Heritage. Juntos destaparam o sinal para a rua no troço de estrada entre o Corso Orbassano e a Via Plava. É aí que atualmente se situa a Sede do Escorpião, no Heritage HUB, que acolhe alguns dos mais importantes veículos produzidos pela Abarth ao longo da história.

“Este ano, a Abarth celebra o seu 70.º aniversário. Dar a uma rua de Turim o nome do seu fundador, Carlo Abarth, é seguramente o melhor modo de encerrar um ano recordista em comemorações de alto nível”, afirmou Luca Napolitano. “Gostaria de agradecer à cidade de Turim o seu reconhecimento em relação a uma pessoa que revolucionou o mundo dos automóveis de competição com a sua genial intuição e com exclusivas evoluções. A nossa comunidade, que atualmente conta com 110.000 fãs e mais de 70 clubes na Europa, também quis participar neste momento histórico, como testemunho da elevada estima pela marca e pela sua história e como forma de prestar homenagem ao seu fundador. Tudo isto deixa-me extremamente orgulhoso.”

“O tributo que o município de Turim hoje presta a Carlo Abarth é particularmente significativo, pois foi precisamente aqui, nesta cidade”, continuou Roberto Giolito, “que Abarth, vindo da Áustria para realizar os seus sonhos, imergiu numa comunidade com uma prolífica e rica experiência na produção de viaturas. E a escolha do troço de estrada a receber o nome do fundador da Abarth não é coincidência. Pelo contrário, é uma prova de que os valores e os ideais do grande legado da produção automóvel em Turim continuam a ser a força motriz da atividade da nossa empresa. Prova suplementar disso é o Heritage Hub, localizado apenas a alguns metros da nova Via Abarth, sendo não só a sede da Abarth & C. mas também do Centro de Estilo EMEA da FCA.”

Carlo Abarth (1908-1979) nasceu na Áustria, mas decidiu viver em Itália, mais concretamente em Turim, onde, em 1949, começou a sua carreira na Cisitalia, abrindo depois, com o piloto Guido Scagliarini, a primeira filial da empresa, a Abarth & C., na Via Trecate. Desde então, a história da marca do Escorpião nunca mais olhou para trás, realizando muitos progressos desportivos e industriais, lançando revolucionários kits de preparação e conquistando nas pistas vitórias lendárias. Durante esses anos, a empresa estabeleceu também uma indissolúvel parceria com a Fiat, a histórica marca de automóveis de Turim fundada há 120 anos. De facto, a primeira viatura do Escorpião foi o 204 A, um sucessor do Fiat 1100, que entrou para a história do mundo automóvel quando, em 10 de abril de 1950, Tazio Nuvolari, de forma memorável, levou o seu carro à vitória na última prova, a Palermo-Monte Pellegrino.

Foi também em Turim, a 4 de julho de 1957, que o lendário Fiat 500 foi lançado. Carlo Abarth apaixonou-se pelo modelo e tinha a certeza de que, com apenas uma ligeira afinação, teria todo o potencial de um veículo de performances extremamente elevadas. Isto levou à criação do primeiro Fiat Abarth 595s, que deu início a uma série de vitórias em todo o tipo de pistas. Ao mesmo tempo, a marca lançou ainda os famosos “Kits de preparação Abarth” para desenvolver o “500”, já então objeto de desejo do público em geral. Na década de 1960, a marca do Escorpião estava no apogeu. Para satisfazer a crescente procura, a Abarth decidiu deslocar a produção para uma nova fábrica localizada no Corso Marche, sempre em Turim. E agora, precisamente 40 anos depois do falecimento de Carlo Abarth, a capital do Piemonte deu a uma rua o nome do génio, a primeira pessoa a reconhecer o potencial existente na preparação e otimização técnica das performances das viaturas de produção em série.

Unidos pelo mesmo desejo de comemorar a grandeza e a história da Abarth, mais de 5000 fãs e mais de 3000 viaturas Abarth juntaram-se há algumas semanas para participar no maior encontro de sempre do Escorpião. E a marca tinha uma surpresa reservada para esses fãs, leais guardiões da filosofia do fundador: a antestreia da edição limitada do Abarth 695 70o Anniversario, caracterizada pelo novo spoiler regulável.

Artigo anterior

Fomos acompanhar o Gil Antunes e o Diogo Correia no Rali do Vidreiro!

Artigo seguinte

Mazda 6 SW Special Edition 2.2 SKYACTIV-D: O verdadeiro automóvel de segmento "D"!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.