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Renault, Nissan e Mitsubishi anunciam plano comum Aliança 2030: O melhor dos 3 mundos para um novo futuro

  • O plano Aliança 2030 centra-se em automóveis puramente elétricos e mobilidade conectada;
  • Pretende aumentar o uso de plataformas comuns para chegar aos 80% em 2026;
  • A Mitsubishi Motors reforça a presença na Europa com dois novos modelos baseados em best-sellers da Renault;
  • Investimento de 23 mil milhões de euros nos próximos cinco anos para apoiar a sua estratégia na eletrificação;
  • Com 35 novos automóveis VE em 2030, propõe a maior oferta global de VE, baseada em cinco plataformas comuns de automóveis elétricos;
  • A Nissan revela um novo VE baseado na plataforma CMF-BEV para substituir o Micra na Europa e previsto para ser fabricado na Renault ElectriCity, o centro industrial elétrico no norte de França;
  • Reforça a estratégia comum de baterias para assegurar uma capacidade de produção global de 220 GWh até 2030;
  • A Nissan vai liderar o desenvolvimento de tecnologia inovadora de baterias de estado sólido para benefício de todos os membros;
  • A Renault vai liderar o desenvolvimento de uma arquitetura comum centralizada elétrica e eletrónica e vai lançar o primeiro automóvel completamente definido por software até 2025.

O Renault Group, a Nissan Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation, membros de um dos principais grupos automóveis do mundo, anunciaram hoje projetos e ações comuns para acelerar e moldar o seu futuro comum até 2030, com foco na cadeia de valor da mobilidade.

Um ano e meio depois de ter anunciado o seu novo modelo de negócio de cooperação para apoiar a competitividade e a rentabilidade das empresas membros, a Aliança baseia-se agora em alicerces sólidos, beneficia de uma organização de governação operacional eficiente e de uma cooperação intensificada e flexível.

Continuando o esquema Leader-Follower definido em maio de 2020, cada tecnologia selecionada é desenvolvida por uma equipa líder com o apoio dos seguidores, permitindo assim a cada membro da Aliança aceder a todas as tecnologias-chave.

A Aliança definiu um plano comum até 2030, assente numa mobilidade por VE puros, Inteligente & Conectada, partilhando investimentos para beneficiar as três empresas membro e os seus clientes.

“Entre os líderes mundiais de automóveis, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi é um modelo comprovado e único.  22 anos que temos vindo a tirar partido das respetivas culturas e forças para o benefício comum”, disse Jean-Dominique Senard, Presidente da Aliança. “Hoje, a Aliança está a acelerar para liderar a revolução da mobilidade e entregar mais valor aos clientes, às nossas pessoas, aos nossos acionistas e a todos os nossos stakeholders. As três empresas-membro definiram um plano comum para 2030, partilhando investimentos em futuros projetos de eletrificação e conectividade. Trata-se de investimentos massivos que nenhuma das três companhias poderia fazer sozinha. Juntos, estamos a fazer a diferença para um futuro global novo e sustentável; a Aliança tornar-se-á neutra, em carbono, até 2050.”

Avançando juntos em benefício de cada um – processo Leader-Follower

Os membros da Aliança desenvolveram uma metodologia de “diferenciação inteligente” que define o nível de comunhão desejado para cada automóvel, integrando vários parâmetros de agrupamento possível, como plataformas, centros de produção, motorizações ou segmento. Isto é complementado e melhorado por uma abordagem mais rigorosa ao design e à diferenciação da carroçaria. Por exemplo, a plataforma comum para o segmento C e D vai ser a base de cinco modelos de três marcas da Aliança (Nissan Qashqai e X-Trail, Mitsubishi Outlander, Renault Austral e um próximo SUV de sete lugares).

Reforçando este processo, os membros da Aliança vão aumentar o uso de plataformas comuns nos próximos anos; de 60% hoje, para mais de 80% dos seus 90 modelos combinados em 2026. Isto permitirá a cada empresa aprofundar o seu foco nas necessidades dos seus clientes, nos seus melhores modelos e nos seus mercados centrais, enquanto potencia as inovações em toda a Aliança, a um custo mais baixo.

Como exemplo, a Mitsubishi Motors reforçará a sua presença na Europa com dois novos modelos, entre eles o novo ASX, baseados em modelos de sucesso da Renault.

Cinco plataformas VE comuns: a maior oferta global da indústria

A Renault, a Nissan e a Mitsubishi foram pioneiras no mercado VE, com mais de 10 mil milhões de euros já investidos na área da eletrificação. Nos principais mercados (Europa, Japão, EUA, China), 15 fábricas da Aliança já produzem peças, motores e baterias para 10 modelos VE em circulação, com mais de um milhão de automóveis VE vendidos até agora e 30 mil milhões de e-quilómetros conduzidos.

Com base nesta experiência única, a Aliança está a acelerar com um total de mais 23 mil milhões de euros de investimento nos próximos cinco anos, em eletrificação, lançando 35 novos modelos VE até 2030.

90% destes modelos basear-se-ão em cinco plataformas VE comuns, abrangendo a maioria dos mercados, em todas as principais regiões:

  • A CMF-AEV, a plataforma mais acessível do mundo, é a base para o novo Dacia Spring.
  • KEI-EV (mini automóvel), a plataforma para a família de VEs ultracompactos.
  • LCV-EV, plataforma para automóveis destinados a clientes profissionais, a base para o Renault Kangoo e Nissan Townstar.
  • CMF-EV, a plataforma global, flexível, VE. Estará nas estradas dentro de algumas semanas, como base para o crossover elétrico Nissan ARIYA e o Renault Mégane E-TECH Electric. A plataforma CMF-EV, com as suas inovações tecnológicas e o potencial oferecido pela sua modularidade, é uma plataforma de referência para uma nova geração de automóveis elétricos dos parceiros da Aliança. A plataforma foi criada para integrar e otimizar todos os elementos específicos para uma motorização 100% elétrica, hospedando um novo motor de alto desempenho e uma bateria ultrafina. Até 2030, mais de 15 modelos serão baseados na plataforma CMF-EV, com até 1,5 milhões de automóveis produzidos nesta plataforma por ano.
  • CMF-BEV, a plataforma elétrica compacta mais competitiva do mundo, a ser lançada em 2024. Fornece até 400km de autonomia, os seus desempenhos aerodinâmicos são excelentes, ajudando a reduzir o custo em 33% e o consumo de energia em mais de 10%, em comparação com o atual Renault ZOE. Será a base para 250,000 automóveis, por ano, sob as marcas Renault, Alpine e Nissan. Entre os automóveis encontram-se o Renault R5 e o novo VE compacto que vai substituir o Nissan Micra. Projetado pela Nissan e com engenharia pela Renault, o novo modelo está previsto ser fabricado na Renault ElectriCity, o centro industrial elétrico no norte de França.

Estratégia comum de baterias, inovações em baterias e uma capacidadede produção planeada de 220GWh, para permitir uma oferta altamente competitiva e atraente para todos os clientes

Competitividade é um fator chave, o que levou as empresas-membro a uma estratégia comum de baterias da Aliança, tendo como resultado, entre outros, a escolha de um fornecedor comum de baterias para a Renault e a Nissan nos mercados centrais.

A Aliança está a trabalhar com parceiros comuns para alcançar uma escala real e acessibilidade, permitindo reduzir os custos de baterias em 50%, até 2026 e 65% até 2028.

Com esta abordagem, até 2030, a Aliança terá um total de 220GWh de capacidade de produção de baterias para VEs em todas as suas principais instalações de produção do mundo.

Além disso, a Aliança partilha uma visão comum para a tecnologia de baterias de estado sólido (ASSB). Com base na sua profunda e única experiência como pioneira na tecnologia de baterias, a Nissan liderará as inovações nesta área, que beneficiarão todos os membros da Aliança.

As ASSB terão o dobro da densidade energética, face às baterias líquidas de iões de lítio atuais. O tempo de carregamento também será muito reduzido, para um terço, permitindo que os clientes façam viagens mais longas, com maior conveniência, confiança e prazer.

O objetivo é produzir as ASSB, em massa, em meados de 2028 e nos anos seguintes, para alcançar a paridade de custos com os automóveis ICE, reduzindo os custos para 65 dólares por kWh e acelerando a mudança global para VEs.

O sistema de gestão de baterias da Aliança também é uma referência. Ao contrário de outros do setor, a Aliança optou por controlar 100% do seu hardware e software, beneficiando de dados preditivos muito valiosos, permitindo monitorizar o estado de saúde da bateria e melhorar a tecnologia.

A Aliança está a trabalhar com parceiros estratégicos para oferecer a melhor proposta aos clientes na estrada. A Mobilize Power Solutions fornece aos clientes B2B um serviço completo de ponta-a-ponta, incluindo projeto, instalação, manutenção e gestão de infraestruturas de recarga otimizadas e todos os serviços relacionados, para atender às suas necessidades de negócio.

Um acordo recente com a Ionity, através do fornecedor de serviços de e-mobilidade da Aliança, a Plug Surfing, permitirá aos clientes aceder a preços preferenciais na rede de carregamento ultrarrápido da Ionity, na Europa.

Com mais de 10 anos de experiência no negócio de VE, os membros da Aliança têm um conhecimento profundo que lhes permite estar à frente da concorrência na otimização da reutilização de baterias – nomeadamente com aplicações de baterias de segunda vida – na reciclagem e em alcançar soluções eficientes e sustentáveis, ao longo de todo o ciclo de vida da bateria.

25 milhões de automóveis ligados à Alliance Cloud até 2026: a melhor experiência digital para clientes

A mobilidade inteligente e conectada são áreas críticas para uma maior inovação partilhada em toda a Aliança.

Com 20 anos de experiência em ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems, Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) e condução autónoma, a Aliança continua a melhorar a segurança, comodidade e fruição da condução no mundo real, oferecendo inovações em tecnologias inteligentes de assistência ao automóvel e, ao condutor, sendo um exemplo o premiado sistema ProPILOT da Nissan.

Com plataformas partilhadas e eletrónica, até 2026 os membros da Aliança esperam ter mais de 10 milhões de automóveis na estrada equipados com sistemas de condução autónoma, através de 45 modelos da Aliança.

Atualmente, 3 milhões de automóveis já estão ligados à Cloud da Aliança, com trocas permanentes de dados.

Até 2026, mais de 5 milhões de sistemas de nuvem da Aliança serão entregues por ano, com 25 milhões de automóveis totais na estrada. A Aliança será também o primeiro construtor, de larga escala global, introduzir o ecossistema da Google nos seus automóveis.

Sob a liderança da Renault, a Aliança está a desenvolver uma arquitetura elétrica e eletrónica centralizada comum, convergindo aplicações de hardware e software eletrónicos para oferecer o máximo de benefícios e um nível de desempenho ideal.

A Aliança lançará o seu primeiro automóvel definido completamente por software até 2025. Com este automóvel, a Aliança vai melhorar o desempenho dos seus automóveis “Over The Air”, ao longo do seu ciclo de vida. Isto significa valor para os clientes, com a integração do seu automóvel no seu ecossistema digital, para oferecer uma experiência personalizada, novos serviços melhorados e reduzir os custos de manutenção. Isto também permitirá que os membros da Aliança aumentem o valor de revenda dos seus automóveis. Além disso, os automóveis definidos por software poderão comunicar com objetos conectados, utilizadores e infraestruturas, abrindo novos campos de valor para as empresas da Aliança.

A melhor experiência digital da Aliança será a porta de entrada para uma quantidade sem precedentes de dados, abrindo caminho para a próxima fronteira da indústria automóvel, com o Grupo Renault, Nissan Motor Co., Ltd e Mitsubishi Motors posicionados na vanguarda desta revolução.

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