Ensaios

Renault Clio 1.5 dci 90cv

Estava nervoso, era o meu primeiro ensaio e não ia ter o Renault Clio muito tempo. Fui ao parque de imprensa da Renault sem saber como iria ensaiar um carro, mas embarquei na aventura.

Assim que cheguei ao parque de imprensa da Renault Portugal, brindaram-me com um Renault Clio Vermelho Flame com jantes de 17 polegadas, escusado será dizer que fiquei automaticamente apaixonado por aquele design. Tudo estava correcto no novo Clio, uma frente nova e mais esguia, um design renovado, que transpira dinâmica, elegância e que não deixa ninguém indiferente à sua passagem. «Ainda para mais com a pintura especial Vermelho Flame e jantes de 17 polegadas.»

Ensaio: Renault Clio 1.5dci
Ensaio: Renault Clio 1.5dci

Deixando o design exterior e passando ao seu interior o que posso dizer, é que quando entramos dentro do novo Renault Clio não queremos sair mais, isto claro se formos no banco do condutor ou no banco do passageiro. O interior está bastante desportivo. O novo Renault Clio cresceu por dentro, o volante está mais pequeno de forma a conseguir privilegiar a experiência de condução, os bancos apesar de rijos tem apoio quanto baste e o design condiz com o exterior. As aplicações a cinza no volante e o preto brilhante no habitáculo combinam excepcionalmente bem! No entanto, tem um aspecto algo frágil no que toca à qualidade de construção. Mas dá para esquecer esses pequenos detalhes ao conduzir o novo Renault Clio. Os passageiros têm espaço para as pernas mas não podem ser muito altos, pois a altura dos bancos face ao tejadilho é algo baixa o que faz com que uma pessoa de estatura um pouco mais alta se sinta desconfortável com a cabeça muito perto ou mesmo a tocar no tejadilho. A bagageira cresceu 12 litros face ao Renault Clio anterior e tem agora 300 Litros de capacidade.

O motor 1.5dci é uma alternativa bastante económica. A Renault concebeu este novo motor 1.5 dci de 90cv a pensar nos consumos, que rondaram os 4,9 litros no nosso ensaio. «Quando andámos com pezinho de lã é claro!» A caixa de velocidades está também melhor no novo Renault Clio e o chassi está irrepreensível tornando-o um utilitário extremamente divertido. Mesmo com um motor a diesel de 90cv. Este novo Renault Clio consegue fazer o tradicional sprint dos 0 aos 100km/h em 12 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180km/h.

10003848_305074376311025_849939825_oO novo Renault Clio é um utilitário para quem gosta de emoções fortes, as suspensões rígidas permitem um feeling de condução muito divertido. É estável, dinâmico, desportivo e económico! «Tudo o que se gosta! Não?»

O Renault Clio está disponível em 3 versões (Confort, Dynamic e Luxe)e nós estivemos com a versão LUXE, que vinha equipada com o sistema R-Link, um ecrã táctil de 7 polegadas muito intuitivo. No ecrã táctil contamos com várias informações: rádio com entrada USB, AUX e Bluetooth. Podemos ainda descarregar aplicações através do R-Link Store e conseguimos toda uma junção de um automóvel à tecnologia e à multimédia de uma forma extremamente simples. Neste novo Clio temos ainda um Botão Eco que nos permite reduzir os consumos, classificando a nossa condução consoante a nossa antecipação, trocas de caixa e arranque. Todas essas informações aparecem no ecrã táctil e ajudam-nos a conseguir uma condução mais económica.
Como é habitual na Renault, este novo Renault Clio obteve 5 estrelas nos testes Euro N CAP e Clio colocou à nossa disposição um ABS com sistema de assistência à travagem de urgência, auxilio ao arranque em subida, ESP e ainda airbags de cabeça e tórax para o condutor e passageiro.

1961762_305074096311053_1699266636_o

A Renault tem apostado na fiabilidade e demonstra confiança no seu trabalho, oferecendo 5 anos de garantia ou 150.000km.

O novo Renault Clio é uma referência no seu segmento, cresceu face ao seu antecessor e foi premiado com Volante de Ouro. Promete divertimento, dinâmica e um comportamento desportivo com consumos baixos que se podem encontrar tanto na versão a gasolina como na versão diesel ensaiada.

Motor: 1.5 DCI 90cv
Transmissão: Manual 5 velocidades
Tracção: Dianteira
Peso: 1075kg
Potência: 90cv/4000rpm
Binário: 220Nm/ 1750rpm
0 aos 100km/h: 12 Segundos
Velocidade Máxima: 180 km/h
Consumo:
– Anunciado: 3,9
– Ensaio: 4,8
Preço: 21,520€

Descrição da Versão Ensaiada:
– Versão Luxe
– Vermelho Flame
– Jante 17´
– Sistema R-Link

Preço da versão ensaiada: 21.520€

Tiago Neves

Artigo anterior

A nova Renault Espace: Um monovolume divertido!?!?

Artigo seguinte

A pureza especial de um clássico

4 Comentários

  1. Carlos
    20 Janeiro, 2016 a 18:34 — Responder

    Já tenho um

  2. Miguel
    9 Julho, 2017 a 05:45 — Responder

    Tenho um Clio IV dCI 90cv e os consumos são de 4,4L aos 100Km. Isto pode ser devido ao combustível que meto (passe a publicidade, Galp Evologic), e devo salientar que a minha condução não é de privilegiar a poupança de combustível, e que é um uma condução mista de cidade e estradas secundárias.
    De forma geral, estou muito satisfeito com este Clio.

    • 25 Julho, 2017 a 07:24 — Responder

      Bom dia Caro Miguel,

      Está previsto um novo ensaio ao Renault Clio 1.5 dCi para breve!

      Cumprimentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *