NoticiasComunicados de Imprensa

Rampa Histórica Michelin com 80 automóveis!

A mítica Rampa Histórica Michelin, uma das principais atracções do Caramulo Motorfestival, vai alinhar cerca de 80 automóveis históricos, clássicos e de competição nas categorias de Velocidade e de Regularidade, superando o número de concorrentes da edição de 2018 e tornando expectável o encerramento das inscrições antes da data prevista.

O traçado da Rampa Histórica Michelin tem um desenho ímpar, sinuoso e bem asfaltado, que se estende ao longo de 2,8 Km. Sem curvas lentas, assume-se como uma rampa rápida, com duas rectas onde os automóveis podem atingir elevadas velocidades, terminando depois a prova no sopé da Serra.

O Caramulo Motorfestival conta também com um leque de pilotos de luxo. Entre estes encontram-se Markku Alén, piloto que detém o título de maior número de estágios no Campeonato Mundial de Rali, que se estreia no evento e que irá fazer as delícias dos amantes de rali e da velocidade. Juntam-se a ele, ainda, Filipe Albuquerque, o piloto português que compete em provas de resistência dos campeonatos IMSA, ELMS e FIA WEC.

André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos, tendo já participado em provas como a Baja Portalegre 500 de 2016 ou o mítico Rally Dakar, como pela sua carreira como treinador.

Para assinalar os 40 anos da Rampa Histórica Michelin, o Caramulo Motorfestival vai ainda contar com a presença de vários pilotos que correram na prova nos 70 e 80 como Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros, Veloso Amaral ou Alcides Petiz.

Os 40 anos também serão celebrados com o regresso de alguns automóveis que participaram na primeira edição, entre os quais se destaca o Bugatti Type 35B “Grand Prix”, o automóvel mais icónico da colecção do Museu do Caramulo e que por várias vezes marcou presença na Rampa a que o Caramulo empresta o nome, fará a abertura da prova.

Além do exemplar da casa de Molsheim, irá assistir-se ao reencontro de Veloso Amaral com o Hillman Imp, automóvel com que o piloto português disputou a primeira edição da referida rampa assim como ao regresso de um dos 25 Citroën Visa Chrono construídos para disputar o Troféu Citroën Visa de velocidade e cujo lançamento se deu na Rampa do Caramulo em 1984.

A lista de pilotos convidados, tanto em quatro como em duas rodas, inclui ainda nomes como Ninni Russo, Pedro Salvador, Francisco Sande e Castro, Rosário Sottomayor, Tiago Magalhães, Alex Laranjeira, Filipe Lourenço ou João Diogo Silva.

Como é apanágio a prova irá contar com equipas de várias nacionalidades e cinco equipas femininas.

Na lista de inscritos da Rampa Histórica Michelin destaca-se a forte presença de automóveis italianos, representados pelo Ferrari 166 MM Barchetta Touring de 1950, Ferrari 500 Mondial de 1955, Lancia 037 de 1982 e Lamborghini Miura de 1970.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Bentley, Castrol, Sagres 0.0%, Porsche, Alfa Romeo, Martin Miller’s, Michelin, Strong Charon, Prio, Fidelidade, Ascendum, Alpine, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Artigo anterior

Estudo da Volvo revela porque não se deve ter animais soltos no carro!

Artigo seguinte

Peugeot 208 com apresentação em terras Lusitanas!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.